Como economizar com iogurte de chocolate caseiro!

Publicada em: 20/01/2022 16:49

Tempo é dinheiro e a pressa é inimiga da perfeição, então o segredo é fazer uma sobremesa rápida, fácil e cuja parte do modo de preparo mais demorada é deixar na geladeira! Tudo isso porque as pessoas tem pouco tempo para cozinhar, mas muita fome de comida boa, e organizar o tempo da sua receita da melhor maneira também é economizar!

O iogurte de chocolate caseiro é uma dessas que saem muito mais baratas quando feitas em casa, costumam render mais do que os potinhos do supermercado e muitas vezes são ainda mais saborosas. A receita protagonista deste texto é tudo isso e fica pronta em apenas 10 minutos. Então vamos direto à ela:

Danete Caseiro

Receita de Iogurte de chocolate caseiro

Ingredientes

  • Leite 1 litro
  • Leite condensado 1 lata
  • Gema de ovo 1 unidade
  • Chocolate em Pó 70% Dr. Oetker 7 colheres (sopa)
  • Amido de Milho Dr. Oetker 3 1/2 colheres (sopa)
  • Creme de Leite 1 lata

Modo de preparo

  1. Bata os 5 primeiros ingredientes no liquidificador e leve ao fogo para engrossar sempre mexendo.
  2. A seguir, acrescente o creme de leite com soro e mexa bem.
  3. Coloque num refratário e se preferir polvilhe granulado por cima antes de servir gelado.

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa.

É muito fácil fazer iogurte em casa, dá uma olhada em outras receitas:

  1. Iogurte com whey protein
  2. Iogurte grego caseiro
  3. Panquecas de iogurte

Iogurte para economizar

Uma das melhores dicas de economia é fazer o seu iogurte render mais. Antes disso, vale lembrar que o iogurte é base para várias culinárias super tradicionais do mundo todo, como a indiana e a síria (libanesa também), que nos apresentou a coalhada seca, uma das pastas mais consumidas no milhares de restaurantes árabes espalhados pelo Brasil.

Fazer iogurte a partir do leite é muito simples, mas requer um pouco de espaço e controle de temperatura, nada demais. Dá uma olhada aqui como fazer iogurte caseiro para esquecer de vez os industrializados.

Vamos, então, à dica: seja um iogurte comprado ou feito aí na sua casa, você pode fazê-lo render mais apenas com mais leite! Como o iogurte é um produto fermentado, quando você gela ele depois de pronto, você inativa as leveduras do fermento, mas elas continuam ali! Então se você colocar mais leite na temperatura certa (uma que não mate as leveduras), que é de mais ou menos 45ºC, você as reativa e volta com o processo de fermentação. Aí é só dar um tempo para elas trabalharem e você dobra seu iogurte! Para o nosso iogurte de chocolate caseiro, você faz esse processo antes de acrescentar os chocolates e leite condensado, para que eles não atrapalhem o trabalho da levedura.

  • Vale a pena ferver, ou pasteurizar, o leite antes de baixar sua temperatura. As leveduras são muito sensíveis e podem acrescentar algum aroma indesejado ou até estragar seu iogurte caso o leite tenha algo que não devia estar ali.
  • Você deve esperar por volta de 8 horas para que o trabalho seja feito, então tenha certeza que o recipiente do iogurte não esteja em ambiente aberto ou exposto, já que isso também pode estragar.

Infelizmente o leite é um ingrediente perecível, então se você quiser criar uma cultura de bactérias para fermentação e ter sua própria produção de iogurte, você deve congelar o “iogurte-mãe”, mas é tão simples fazer um novo que não tem porquê!

Aproveite as dicas, economize com seu iogurte caseiro e use em inúmeras receitas!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: