Como crianças podem ajudar na cozinha? 3 dicas para o seu dia a dia

Publicada em: 09/04/2020 15:38

Devido às medidas de distanciamento social e quarentena, as aulas estão suspensas e as crianças estão passando mais tempo em casa. Cuidar da cozinha pode ser mais um desafio neste momento para os adultos, já ocupados com home office ou afazeres domésticos. Que tal envolver as crianças nesse processo?

Para você conseguir aproveitar ao máximo a versatilidade da cozinha e a companhia dos pequenos em casa, o CyberCook separou 5 dicas para construir uma cozinha confortável e segura para as crianças.

1. Estabeleça regras

A segurança vem em primeiro lugar. Estabeleça regras de segurança, como só permitir as crianças perto do fogão se estiverem supervisionadas por um adulto, só manusear objetos quentes com um pano ou alertá-las sobre o perigo de mexer com fogo e objetos cortantes. Cultive os hábitos de higiene, como lavar sempre as mãos, lavar frutas e vegetais e limpar a cozinha depois de fazer a comida. Cultivar e incentivar esses hábitos em vez de "dar ordens" desenvolve o senso de disciplina da criança.

criançacozinhando/cybercook

2. Encontre a função certa na cozinha para a criança

Cozinhar com as crianças não significa colocá-las para administrar uma panela quente ou um prato elaborado. Existem tarefas simples e prazerosas para os pequenos. Você pode ensiná-los a lavar frutas e vegetais, amassar ingredientes (como feijão, batata e banana), misturar ou espalhar ingredientes, descascar alguns alimentos simples, arrumar a mesa ou te dar uma mãozinha na hora de alcançar um ingrediente.

3. Cozinhe com eles e para eles

As crianças se envolvem mais quando preparam uma comida que elas vão gostar de comer depois. Prepare pratos coloridos, doces ou massas que eles gostam, para ajudar a cultivar o hábito de cozinhar. O CyberCook tem uma matéria especial com receitas fáceis e divertidas para fazer com crianças.

criançascozinhando/cybercook

Gostou das dicas? Confira também nossa matéria sobre como planejar a alimentação das crianças durante a quarentena.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: