Categorias
Dicas

Comidas juninas low carb: versões saudáveis dos pratos de São João

O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes só aparecem em certas épocas do ano e nos deixam com aquela vontade enorme. A Festa Junina é um dos melhores exemplos disso. Junto com muita música e danças típicas, a comida não poderia ser menos importante para essa festa caipira pela qual todo brasileiro espera ansiosamente.

Essa euforia se faz justa quando lembramos de todos os pratos típicos dessa comemoração, como paçoca, doce de leite, arroz doce e muitos outros bolos, doces, pratos salgados e por aí vai. Porém, a maior parte dos pratos da Festa Junina deixam de lado a parte mais saudável, ou menos calórica, o que para algumas pessoas pode ser um problema.

Mas não para o CyberCook, que tem várias receitas low-carb e light para sua Festa Junina!

Você sabia que é possível fazer a sua própria versão dos pratos juninos de uma forma que combina com a sua alimentação? Qualquer receita do nosso especial de Festa Junina pode ser transformada em uma “versão mais saudável” se você fizer a substituição certa, como por exemplo trocar o açúcar refinado por açúcares mais naturais. A culinária típica de Festa Junina costuma levar ingredientes que eram cultivados no campo, o que significa que é possível fazer essa substituição mais “natural” para vários ingredientes e receitas.

Dicas para substituir ingredientes

Alguns ingredientes substitutos podem fazer bastante diferença, tanto em sabor quanto em saudabilidade:

  • Açúcar mascavo ou demerara: para a maior parte dos bolos e alguns doces, você pode substituir o açúcar branco por essas duas versões mais saudáveis.
  • Farinha integral ou de castanha: para as farinhas vale o mesmo, mas aqui você ainda diminui o consumo de carboidratos e pode até acrescentar novos sabores.

A gente te ajuda com muito mais dicas de substituição com essas matérias aqui

Pratos low-carb e light para a sua Festa Junina

Além das dicas, o CyberCook separou algumas receitas low carb de pratos juninos, para todo mundo poder curtir o “arraiá” juntos.

Caldo verde light

Caldo verde light

No frio de junho e julho nada é melhor do que um belíssimo caldo verde bem quentinho. Porém, uma receita que tem bastante batata e linguiça às vezes não é a opção mais leve que você encontra, então que tal fazer sua versão light?

Veja a receita

Bolo de fubá light

Bolo de fubá light
Bolo de fubá light

Como falamos ali em cima, os bolos te oferecem um monte de substituições mais saudáveis e como ninguém pode ficar sem comer um fofinho (ou se preferir cremoso) bolo de fubá, que tenha uma opção mais leve!

Veja a receita

Paçoca zero açúcar com aveia

Paçoca zero açúcar com aveia
Paçoca zero açúcar com aveia

Um dos doces mais “doces” que é protagonista da Festa Junina é a paçoca (que, por sinal, vai em várias outras receitas), feita basicamente de amendoim e açúcar. Você pode tentar trocar o açúcar como na nossa dica, mas essa receita aqui vai além e tira de vez esse ingrediente!

Veja a receita

Doce de abóbora sem açúcar

Doce de abóbora sem açúcar
Doce de abóbora sem açúcar

Será que é de abóbora ou de batata? Aqueles docinhos que são a cara da Festa Junina sempre geram confusão, mas ambos ficam uma delícia sem açúcar, então porque não experimentar?

Veja a receita

Curau light

Curau light
Curau light

Esse cremoso que é o preferido de muita gente e também ajuda a espantar o frio leva leite e margarina, ambos gordurosos, mas que tem versões light! Com isso você já consegue democratizar, mas se quiser ir além, você pode fazer uma versão vegana com leite vegetal!

Veja a receita

Canjica light

Canjica light
Canjica light

Canjica ou munguzá? A receita é a mesa, é uma delícia e também tem uma versão menos gordurosa e doce se você usar adoçante, leite desnatado e margarina light. Vale a pena para não deixar de comer esse clássico!

Veja a receita

Arroz doce sem açúcar

Arroz doce sem açúcar
Arroz doce sem açúcar

Para fechar com mais uma receita cremosa que não pode faltar e é muito fácil de fazer: o arroz doce. Além do açúcar que você pode tirar, dá também para fazê-lo com arroz integral e baixar os carboidratos, mas aí vale uma dica: pingue algumas gotinhas de essência de baunilha para equilibrar o sabor mais forte do arroz integral!

Veja a receita

Confira também nosso Especial de Festa Junina, com comidas juninas para todos os gostos.