Faltou algum ingrediente? Dicas de substituição em receitas

Publicada em: 26/03/2020 17:16

Algumas vezes, quando estamos cozinhando, só percebemos que um ingrediente está faltando na hora em que vamos adicioná-lo à receita. E como atualmente as idas ao supermercado estão menos frequentes, devido às medidas preventivas de distanciamento social, não é recomendável sair na rua para buscar um simples item. Mas nem por isso você precisa desistir da receita.

O CyberCook separou algumas dicas para você substituir um ingrediente por outro em algumas receitas e aproveitar o que tem na despensa. Vale lembrar que essas dicas servem para a hora de misturar os ingredientes em uma receita e não para o consumo direto (não tente passar um "substituto da maionese" no pão, por exemplo). As dicas levam em consideração as propriedades, a consistência e a versatilidade dos ingredientes.

- Farinha de rosca pode ser substituída por pão amanhecido ralado, bolacha água e sal triturada ou farinha de milho peneirada.

- Em receitas como bolos e pães, você pode substituir um ovo por uma mistura de 1 colher (sopa) de vinagre e 1 colher (sopa) de fermento em pó.

- O creme de leite pode ser substituído na mesma medida por iogurte natural light ou iogurte grego. Você também pode fazer uma mistura de 1/3 de xícara (chá) de manteiga com 3/4 de xícara (chá) de leite. Existe também a opção de levar leite de coco para a geladeira em uma tigela destampada por duas horas e depois usar a parte mais grossa que sobrar.

- A manteiga pode ser substituída pela margarina, na mesma quantidade. Você pode ainda usar óleo de coco na mesma medida (evite em receitas geladas ou massas firmes) ou uma medida de 1/2 xícara (chá) de óleo de soja ou de milho para 100 gramas de manteiga.

- Para frituras, você pode substituir o óleo de soja pelo azeite de oliva. Essa dica já é famosa para quem faz dieta ou tenta ter uma alimentação mais saudável.

Açúcares/CyberCook

- Uma xícara de açúcar branco pode ser substituída por 3/4 de xícara de mel.

- Para substituir o mel, você pode fazer o sentido contrário: misture 1 1/4 copo de açúcar refinado com 1/4 de um copo d'água.

- Iogurte pode ser substituído por leitelho (leite de manteiga), creme azedo ou queijo cottage batido. A medida é a mesma, ou seja, um copo de leitelho por copo de iogurte e por aí vai.

- Uma xícara de maionese também pode ser substituída por creme azedo ou iogurte.

- A farinha de trigo pode ser substituída pelo amido de milho, especialmente para engrossar caldos.

- Leite de vaca pode ser substituído por leite de coco ou de amêndoas.

- O tofu é um substituto delicioso (e vegano!) para outros tipos de queijo.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: