Com esse Bolo de fubá é São João o ano todo

Publicada em: 30/03/2021 17:55

Prepare um café bem encorpado para acompanhar essa maravilhosa receita de bolo de fubá. Cremoso e com massa fofinha, ainda é prático, pois é feito inteiramente no liquidificador. 

E no fim do texto tem aquelas dicas especiais que só o CyberCook tem para turbinar sua receita, fique ligado.

Boa leitura.

Milho em abundância

O surgimento de novas receitas está muito ligado aos ingredientes de cada região, como na Bahia por exemplo, onde havia muito coco e as receitas tradicionais de lá usam muito o leite de coco. 

Com o fubá a história foi muito parecida, pois no Brasil colônia, antes do trigo se tornar popular por aqui, haviam muitas plantações de milho, no nordeste e sudeste do país, onde viviam a grande maioria dos colonos. Por isso as receitas usavam muito o ingrediente, seja como adaptação de outros pratos ou na criação de novos.

Um outro detalhe interessante é que antigamente a safra do milho era próxima ao mês de junho, o que explica a quantidade de receitas de festa junina com esse grão. Foi nessa época também que surgiram várias receitas como a pamonha, a broa, o cural e claro, o bolo de fubá, que é nossa receita de hoje.

Com esse Bolo de fubá é São João o ano todo

Aproveite para preparar essa receita simples, que vai ao liquidificador, ou mesmo, se tiver paciência e o tempo para isso, pode bater na mão com um fouet, nem precisa sujar o equipamento. 

Chega de papo, e vamos aos ingredientes desse bolo de fubá.

Ingredientes

  • 2 copos de fubá
  • 1 copo de farinha de trigo
  • 1 copo de Óleo de milho
  • 2 copos de leite
  • 1 1/2 copos de açúcar
  • 3 unidades de ovo
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Como Fazer

  1. Bata tudo no liquidificador ou com um fouet até atingir uma massa homogênea.
  2. Acrescente a colher de fermento por último e nem precisa bater, só misturar. É importante colocar nessa etapa, pois o fermento químico reage em contato com líquidos e calor, se você coloca antes a reação começa adiantada e por isso muitos bolos desandam.
  3. Unte uma assadeira grande, daquelas com buraco no meio que favorecem o bolo a assar de maneira uniforme.
  4. Use farinha de trigo para polvilhar e não grudar na forma.
  5. Coloque em forno pré-aquecido 180º
  6. Mantenha o fogo médio para um cozimento ideal.
  7. Cerca de 20 minutinhos, que é o tempo de passar um café, o seu bolo de fubá estará bem assado. Contudo esse tempo pode variar de forno para forno, por isso não tire o olho e faça o teste do palito para certificar-se que está no ponto certo.

Hora de turbinar

  1. A primeira dica para turbinar seu bolo de fubá é acrescentar uma colher generosa de semente erva doce, pois isso traz aquele aroma e sabor de bolo de fazenda.
  2. Outra coisa que combina bem demais é a goiabada, você pode adicionar pedacinhos na massa antes de levar ao forno, que vão derreter levemente e incorporar ao bolo, trazendo sabor e textura inigualáveis.
  3. A dica final é a cobertura, que nesse caso é totalmente opcional, mas muito indicada. Prepare essa calda simples, com uma xícara de açúcar de confeiteiro, 2 colheres de água e 2 colheres de suco de limão, e terá uma cobertura cremosa, com aquele toque de cítrico que vai harmonizar bem com os sabores do seu bolo de fubá.

Por fim, você agora tem os caminhos para fazer um bolo de fubá fofinho e muito gostoso, para festas juninas ou para um café da tarde que remete a fazenda.

Também pode aproveitar que está nas receitas de milho e conferir outras opções que temos aqui no CyberCook, como:

Com essas três receitas tradicionais, mais o bolo de fubá, você tem praticamente uma festa de São João completa na sua casa em qualquer mês do ano. Portanto experimente essa e outras receitas e depois mande para gente os resultados.

Prepare este bolo de fubá fofinho, passe aquele cafezinho bem forte, se delicie na varanda de casa e sinta-se como se estivesse numa fazenda do interior com esses sabores e aromas tão característicos.

Bon Appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: