Ceia Vegetariana para um natal mais inclusivo

Publicada em: 25/11/2021 15:20

Com o movimento Segunda Sem Carne, o vegetarianismo tem se mostrado uma alternativa importante na luta pela preservação do meio ambiente, e ainda tem mostrado que muitos pratos podem ser espetaculares mesmo sem contar com nada de carne.

Por isso que neste momento de fim de ano, quando geralmente os assados dominam as listas de receitas, resolvemos quebrar as tradições e trazer opções vegetarianas para uma ceia inclusiva, saborosíssima e até bem mais em conta.

Boa leitura.

Deixe os vegetais brilharem

A ideia de ter carne necessariamente em toda refeição é algo limitante, pois acaba impedindo que várias receitas vegetarianas deliciosas fiquem em segundo plano e percam a chance de brilhar na alimentação do dia a dia.

Por isso, aproveite a ceia de natal para colocar algumas dessas delícias na mesa caso você não seja vegetariano, e para quem não come carne, com esses pratos você poderá ter um jantar completinho e maravilhoso.

Torta de Cebola Caramelizada

Torta de Cebola Caramelizada

As fatias de cebola caramelizada sozinhas já são deliciosas, imagina agora aplicadas a uma torta de massa folhada fofinha. Vai ficar divino, não é mesmo?

Então aproveite esse prato para servir tanto em fatias como uma entrada, ou mesmo colocar a torta em destaque, entre os principais da ceia.

Para ficar mais prático, pode comprar a massa folhada pronta, e assim focar nesse recheio de cebola caramelizada, ricota e ovos, que é a alma dessa receita.

Veja a receita completa

Lasanha de Berinjela

Lasanha de Berinjela

Todo dia é um bom dia para se comer uma lasanha de berinjela suculenta e bem recheada, então fica ainda mais especial ainda no natal.

O preparo não tem muito segredo, a única ressalva é que nessa versão a carne moída é substituída por carne de soja, ou porque não, uma versão com queijo e molho branco, sem dúvidas vai ficar divina.

Veja a receita completa

Nhoque de Berinjela

Nhoque de Berinjela

Para fechar as opções, temos essa dica para algo mais simples, porém com certo grau de refinamento, que são os nhoques de berinjela.

Se seu natal for mais intimista, pode ser a receita para um jantar bem romântico e gostoso, pois a massa fica super leve e se complementa muito bem com a ricota e o queijo ralado.

Veja a receita completa

Novo ano, novos hábitos

O fim de um ano é sempre considerado o fechamento de alguns ciclos, que abrem espaço para que novos objetivos entrem no nosso horizonte. 

Por isso que para o próximo ano pode ser um objetivo abrir mais espaço no seu cardápio para refeições vegetarianas , assim você colabora para um consumo mais consciente não só de carne mas de recursos ambientais em geral, que tem sido uma preocupação global no momento.

Aderir a movimentos como o Segunda Sem Carne, ou ao menos tentar diminuir seu consumo de carne de maneira geral, já causará um impacto muito positivo considerando o cenário atual. Por exemplo, se uma ceia inteiramente vegetariana parece um passo muito drástico para você, pode tentar ao menos diminuir os assados, assim invés de peru, pernil e tender ao mesmo tempo, pode optar por apenas um deles acompanhados de uma dessas 3 delícias que apresentamos acima.

Essa mentalidade de consumo mais consciente é bem mais impactante do que simplesmente abolir carne das suas refeições, pense nisso e tenha um novo ano com novos objetivos de saúde e conscientização.

Para quem já é vegetariano, aproveite essas delícias.

Bom apetite e boas festas.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: