Chegamos em novembro e isso significa que todos os supermercados já estão abarrotados de panetones, ou seja, o Natal vem aí! E como qualquer outra refeição, a Ceia tem suas etapas e grupos de pratos, como assados, acompanhamentos, sobremesas e etc. Porém, como nenhuma outra refeição, o jantar da véspera de Natal é muito especial, principalmente neste ano de retomada.
Por isso, trouxemos as receitas clássicas para você se preparar de acordo com os grupos, caso você já tenha as receitas de algum dos pratos da sua Ceia de Natal! Se faltar alguma, não deixe de conferir nosso Especial de Natal.
Assados
Os assados são os grandes protagonistas da ceia, e mesmo que não façam o evento sozinhos, são os que chamam a atenção e requerem mais trabalho para serem feitos (até por serem, normalmente, peças grandes).
Aqui trouxemos a receita do lombo de natal com batata, que é uma receita em conta, que rende bastante e fica uma delícia! Confira:
Ingredientes
- Manteiga 100 gramas
- Sal Grosso 1/2 xícara (chá)
- Cebola 2 unidades
- Cebola 1 unidade
- Alho 1 colher (sopa)
- Azeite a gosto
- Batata 1 quilo
- Lombo de Porco 1 1/2 quilos
Modo de preparo
No liquidificador, coloque o azeite, a cebola picada e o alho, batendo até obter uma pasta. Passe essa pasta no lombo. Depois, coloque em uma assadeira, sobre uma camada feita com metade das cebolas cortadas em meia lua e decore ao lado com as batatas.
Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno médio por 1 hora. Enquanto isso, no liquidificador,coloque o sal grosso e bata até obter um sal fino. Misture 2 colheres (sopa) desse sal com 100g de manteiga e reserve na geladeira.
Retire a assadeira do forno e fatie o lombo, mas sem separar as fatias. Entre elas, coloque uma porção de manteiga temperada e entre as fatias de batata também. Salpique sal nas batatas e leve a assadeira de volta ao forno, por mais 1 hora.
Os assados são os que mais levam tempo para ficarem prontos, então é bem importante estar planejado e organizado!
Aqui vão mais algumas sugestões de assados clássicos
Ainda dentro dos assados, outra proteína pode ser uma ótima opção para variar um pouco do clássico: a carne de peixe! Como nosso Natal é no verão, as temperaturas normalmente estão altas e um prato leve como o peixe bem temperado pode ser, muitas vezes, melhor do que os assados mais pesados de sempre.
Por isso trouxemos essa receita de Peixe Assado, feito com tilápia (o peixe fica à sua escolha), que tem um preparo praticamente idêntico ao do lombo que vimos ali em cima. Pode fazer todos os mesmo processos, incluindo as cebolas em baixo, as batatas, pimentões e etc. Um extra que pode fazer muita diferença é espremer um limão para aumentar ainda mais a leveza e refrescância do prato.
A grande diferença de processos é o tempo de forno, que para o peixe é bem menor: 15 minutos na primeira parte e 20 minutos depois de passar a manteiga.
Dá uma olhada em outras receitas de peixes para o Natal
Decidiu a receita e precisa comprar alguns dos ingredientes? É só clicar aqui que o Carrefour te ajuda .
Acompanhamentos
Mesmo menos chamativos que os assados, os acompanhamentos são indispensáveis e fariam falta em qualquer natal brasileiro. A farofa é o melhor exemplo disso, já que com suas diversas variantes combina com quase todos os pratos da ceia e inclusive vai bem demais com a receita de peixe assado que trouxemos.
Dá uma olhada nessa receita de Farofa de Banana Fácil:
Ingredientes
- Banana Prata 3 unidades
- Manteiga 1 colher (sopa)
- Azeite 1 colher (sopa)
- Cebola 1/2 unidade
- Salsinha a gosto
- Sal a gosto
- Farinha de mandioca torrada 1/2 pacote
Modo de preparo
Descasque as bananas e corte-as em pedaços pequenos. Leve a manteiga e o azeite ao fogo, coloque a cebola e deixe-a dourar. Junte os pedacinhos de banana e mexa ligeiramente com um garfo, até que fiquem corados. Tempere com salsa e sal a gosto e vá adicionando a farinha, aos poucos. Sirva em seguida.
Que tal mais algumas opções de farofa?
Outro acompanhamento, mas que é quase um protagonista, é o salpicão, um dos pratos mais tradicionais de todos para o Natal. Porém, é um prato tão simples e prático que deveria ser comum o ano todo! Especialmente, o salpicão tem um valor extra pois além de combinar bem com os pratos da Ceia, ele também pode ser inclusivo e variar entre as versões vegetarianas, veganas e o que mais seus convidados precisarem.
Esse salpicão de natal tem frango, presunto e mussarela, se tornando um prato completo, pronto para ser servido no pão, na fatia de chester ou com a salada!
Aqui vão mais algumas sugestões de acompanhamentos
Não deixe de conferir nosso Especial de Natal que traz essas e muitas outras receitas e ideias para sua Ceia de Natal.
Aproveite!