Os amantes de doce sabem que melhor que um docinho no diminutivo, é quando vem no aumentativo, então porque se contentar com brigadeiro, se podemos fazer um brigadeirão?
Ambas as receitas são brasileiras, isso prova que a criatividade pode ir além e transformar um docinho de festa numa sobremesa tamanho família.
Aprenda a receita e faça essa delícia em casa.
Boa leitura.
Doce clássico em tamanho família
Não se sabe com precisão quando e onde surgiu o brigadeirão, mas podemos assumir que foi ideia de alguém que queria mais que um simples docinho.
Basicamente o que define a receita é pegar os ingredientes de um brigadeiro tradicional e adicionar alguns componentes para fazer a receita render, que no caso é o creme de leite.
O resultado é algo que tem a textura semelhante a de um flan ou um pudim de chocolate, mas com aquele sabor clássico do brigadeiro e a cobertura granulada que faz a gente reconhecer de longe o prato.
É uma simples e ótima opção de sobremesa, pois é econômica, rende bem e a família toda saboreia.
Receita de brigadeirão
A melhor parte do brigadeirão é que normalmente já temos todos os ingredientes em casa para fazer e o preparo é super rápido.
Prepare o caderno e a caneta, (ou bloco de notas do celular) e anote esse passo a passo:
Ingredientes
- Leite Condensado Sem Lactose 1 caixinha
- Creme de Leite sem Lactose 1 caixinha
- Manteiga Zero Lactose 1 colher (sopa)
- Cacau em pó 3/4 xícara (chá)
- Açúcar 4 colheres (sopa)
- Ovo 3 unidades
- Chocolate 70% cacau 200 gramas
Como fazer brigadeirão
- Bata todos os ingredientes (exceto o chocolate amargo) no liquidificador por 5 minutos. Unte uma forma de furo no meio com manteiga e coloque o brigadeirão. Leve ao forno em banho-maria, tampado com papel alumínio. Deixe por cerca de 1 hora e 30 minutos em fogo médio. Deixe na geladeira por 4 horas antes de desenformar. Faça raspinhas com o chocolate amargo e use para finalizar.
Prontinho, brigadeirão no jeito para servir em lindas fatias, e se ainda quiser mais, pode aproveitar essas variações da receita que são ainda mais práticas:
Curiosidades sobre o doce mais brasileiro de todos
O brigadeiro é um doce tão brasileiro que a sua criação tinha por intuito ser o santinho de campanha de um candidato à presidência, e o doce leva o nome da sua patente militar.
Como era fácil de fazer e econômico, as mulheres da campanha de Eduardo Gomes faziam o doce e distribuíam pedindo votos.
No fim das contas a estratégia não elegeu o candidato, porém tornou o doce extremamente popular.
A uma versão que diz já existir um doce semelhante com nome de “negrinho” que já era preparado por escravas ainda na época do Brasil colônia, e que o Eduardo Gaspar apenas se apropriou e deu nome de brigadeiro para fazer a campanha.
Se isso é verdade ou não temos pouquíssimas fontes históricas confiáveis, o fato é que mesmo o doce do candidato já não é feito mais com a receita original e foi adaptado por exemplo para usar o leite condensado, então independente de quem criou, o que temos que se orgulhar é de ser um doce 100% brasileiro.
Uma última curiosidade é que o granulado só foi inventado depois, com intuito unicamente decorativo, o que antes era feito com coco ralado, paçoca entre outros. Porém, hoje, o brigadeiro só é reconhecido justamente pelo seu granulado tradicional.
Por fim, podemos dizer que a adaptação mais interessante que o doce sofreu foi essa da receita de hoje, pois o brigadeirão permitiu que o docinho, que era característico das mesas de bolo em festinhas, pudesse ser servido como uma sobremesa bonita e saborosa.
Faça o brigadeirão em casa e compartilhe com a gente os resultados
Bom apetite.