Essa iguaria de mais de 500 anos agora vai poder ser feita aí na sua casa com a qualidade que você merece.
O bolo de mel com maçã é uma das delícias portuguesas que no Brasil ganhou toques especiais para ficar mais incrível ainda.
Confira a receita e outras curiosidades.
Boa leitura.
Iguaria da Madeira
A Ilha da Madeira é uma fonte de delícias gastronômicas em Portugal. Do molho para carnes ao vinho renomado, essa região sempre nos traz pratos icônicos, um deles é o bolo de mel.
A bem da verdade, há uma diferença semântica no nome, pois por lá é chamado de bolo de mel de cana ou mel de engenho que era uma produção que dava orgulho aos portugueses no século XV onde surgiu essa iguaria.
Chegando no Brasil, esse bolo foi se transformando, pois aqui os ingredientes diferentes propiciam adaptações que servem para melhorar o que já é bom.
Por aqui você pode encontrar esse bolo feito com o mel de cana-de-açúcar como manda a tradição, mas também há versões com mel de abelha, com massa que lembra muito um pão de mel.
Receita de Bolo de Mel com Maçã
Me desculpem nossos patrícios, mas a nossa versão de acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa.
Como fazer Bolo de Mel com Maçã
MASSA
- Misture os ingredientes: o leite, o mel, o açúcar, o chocolate em pó, o cravo em pó, a canela em pó e bata bem.
- Depois acrescente o bicarbonato, o trigo aos poucos e por último acrescente o fermento em pó.
- Depois coloque a massa numa forma retangular média untada com manteiga e trigo.
- Depois leve ao forno pré-aquecido a 180ºc, por aproximadamente 40 min ou até dourar.
- Desenforme, espere esfriar e corte o bolo ao meio com cuidado para não quebrar.
RECHEIO
- Você pode usar doce de leite comprado pronto para o recheio ou leite condensado (nesse caso precisa cozinhar) e misture as ameixas.
COBERTURA
- Derreta o chocolate em banho maria e cubra o bolo.
Mais receitas de bolo de mel
- Bolo de Mel Natalino
- bolo de mel com maçã é de fato uma adaptação inspirada no legítimo bolo português, até porque hoje em dia não é tão comum encontrar mel de cana por aqui.
Essa escassez do ingrediente não impede que surjam versões adulteradas da receita que fazem o bolo com melaço e xarope de cana de qualidade baixíssima, o que fere a tradição desta receita e engana quem compra.
Por isso, quando for comprar esse tipo de doce, certifique-se de estar levando o legítimo, com mel de engenho, e se for adaptar, aproveite a nossa receita, com mel de verdade e de qualidade, com todo sabor que você merece.
Boa leitura.