Seguindo a nossa série de conteúdos focados em reduzir o desperdício de alimentos, hoje vamos trazer uma receita de bolo de laranja que aproveita até as cascas da fruta para deixar a massa fofinha e com aquele gostinho cítrico super refrescante.
Fique até o final para conferir dicas do que fazer com outras cascas para reaproveitar melhor as sobras.
Boa leitura.
Massa que não quebra
Esse preparo de bolo de laranja com casca é ótimo para um lanche pois fica super leve, a massa fica muito fofinha e o sabor cítrico da fruta equilibra muito bem com os demais ingredientes.
Aliás, um ingrediente importante para esse bolo é o iogurte, que muita gente usa em receitas ao invés do leite sem nem entender o motivo.
Por ter um nível de gordura maior, o iogurte natural aplicado ao preparo dessa massa de bolo dá um sabor azedinho que equilibra com o dulçor dos demais ingredientes, além de deixar o bolo mais úmido e a massa mais fofinha.
Por isso que bolos com iogurte natural no lugar do leite crescem mais e ficam mais fofinhos, e se quiser ainda mais leveza, substitua parte da farinha de trigo por amido de milho, funciona perfeitamente.
Para não sobrar nada
A ideia desse bolo levar as cascas da laranja não serve apenas para aproveitar o máximo de um único ingrediente, mas também para mostrar que essa parte da fruta é incrivelmente nutritiva e tem um sabor cítrico espetacular que melhora muito qualquer doce, pois esse elemento de acidez no paladar traz frescor e equilíbrio.
Com isso, o objetivo é mostrar que às vezes jogamos fora muita coisa que poderiam ser bem melhor aproveitadas com um pouco mais de conhecimento.
Receita de bolo de laranja com casca
Para esse preparo é ideal usar as laranjas bem maduras e do tipo mais doce para que o sabor delas possa aparecer na massa.
Escolha as de casca com cor mais vibrante que vão deixar sua massa linda e saborosa.
Vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Iogurte Natural 1 copo
- Ovo 4 unidades
- Açúcar 1 1/2 copos
- Margarina 2 colheres (sopa)
- Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
- Laranja 3 unidades
- Farinha de trigo 2 copos
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer bolo de laranja com casca
- Bata no liquidificador: as laranjas, cortadas e sem a parte branca dos gomos, o iogurte, o açúcar, os ovos e a margarina.
- Coloque a farinha de trigo e o fermento em uma tigela, misture e leve para assar por 35 minutos ou até dourar.
Mais receitas
- Bolo de Laranja de Liquidificador
- Bolo de Laranja com Casca
- Bolo de Laranja Inteira
- Bolo de Laranja Simples
Aproveite até o bagaço
Sempre quando queremos um suco de laranja espremido na hora, sobra muito bagaço e normalmente o destino dele é o lixo, mas não precisa ser assim.
Essa parte é muito rica em nutrientes, e atualmente tem sido desperdiçada, pois no Brasil 80% da produção de laranjas é destinada ao preparo de sucos, sendo assim a gente mais bebe a fruta do que come de fato.
Isso não significa que você precise abrir mão de tomar o seu suco caseiro com laranja espremida na hora, na verdade a nossa ideia é incentivar que você também consuma a fruta como um todo e mesmo quando sobrar o bagaço, que você consiga fazer um melhor uso dele do que o simples descarte.
Por exemplo, a farinha de cítricos é algo que hoje em dia está em alta e é tão simples quanto deixar os bagaços secarem e triturá-los até adquirem um aspecto de farinha. Por ser riquíssimo em fibras, a farinha feita desses bagaços é muito saudável pois mantém os níveis de glicose e colesterol dentro da normalidade e ainda ajuda reduzir a sensação de fome.
Uma ótima dica é fazer essa farinha de cítrico e comer pela manhã junto com uma salada de frutas bem colorida.
Cascas na compostagem
Além do delicioso e prático uso das cascas de laranja para fazer esse bolo de hoje, existe uma outra opção muito interessante para destinar a essas partes que não a ida para o lixo comum.
A compostagem é um processo que tem crescido bastante, pois as pessoas vem compreendendo a necessidade de reduzir o desperdício e por ser um processo muito simples, pode ser feito em casa e nem é necessário muito espaço.
Hoje em dia já é possível comprar pela internet o kit completo, já com a composteira e as minhocas e aí é só montar e alimentar com as sobras orgânicas de comida para obter o adubo. É importante salientar que nem todo resíduo orgânico deve ser colocado na composteira, por isso consulte sempre um especialista antes de iniciar o processo aí na sua casa.
Agora, sabemos que as cascas de laranja podem e devem ir na composteira, não apenas para a decomposição sustentável, mas também por ser um artifício contra moscas que podem vir a aparecer, pois trata-se de um repelente natural.
Aliás, se a compostagem ainda não está nos seus planos de curto prazo, as cascas de laranja tem outros usos domésticos ótimos que você pode colocar em prática já. Por exemplo, misturadas com vinagre branco podem se tornar um ótimo líquido para limpar pisos e janelas.
Se deixar as cascas secarem, você pode usar para acender churrasqueira pois são bem inflamáveis, ou pode simplesmente colocar as cascas em bueiros, ralos, portas e jardins, para ter um repelente de insetos natural muito eficiente e com um aroma cítrico delicioso.
Por fim, todas essas dicas têm o único objetivo de despertar em você um novo olhar sobre os alimentos em geral.
Hoje foi a laranja que pode ser aproveitada por completo no preparo de um bolo e ainda pode servir para outras utilidades domésticas, mas imagine quantos outros alimentos estão indo para o lixo quando poderiam ser melhor aproveitados?