Bolo de cenoura vulcão: as melhores dicas para fazer um bolo de impressionar

Publicada em: 05/07/2022 16:26

Fazer bolo é coisa do dia a dia para muita gente. Em 40 minutos você bateu a massa, untou a forma, preaqueceu o forno e assou um bolo simples, mas sempre delicioso para comer com um café. 

Aqui a gente não quer falar de bolinho. A gente quer falar de bolão, de espetáculo! Ou melhor, de dicas e ideias para transformar bolos do dia a dia em verdadeiras delícias para todos os tipos de momentos: desde o sozinho com vontade de doce até o especial com a família toda. Para isso, nada melhor do que um bolo de cenoura vulcão cheio de brigadeiro, certo?

Dá uma olhada em algumas dicas e matérias antes de chegar na receita do bolo de cenoura vulcão:

O que você encontra nessa matéria:

  • Como fazer um bolo vulcão de cenoura 
  • O que fazer para o bolo vulcão não rachar?
  • Quanto custa um bolo vulcão de cenoura
  • Dicas para um bolo perfeito

Bolo Vulcão de Cenoura com Brigadeiro

Como fazer um bolo vulcão de cenoura?

A ideia é simples: um bolo de cenoura, perfeito e delicioso, com tanta, mas tanta calda que quando você fizer o primeiro corte, o meio de chocolate vai escorrer como se fosse lava. Para isso duas coisas são essenciais: 

  • Forma de buraco: a estética desse bolo pede pela forma de buraco, então veja se você tem uma aí na sua casa e certifique-se de que ela tem o tamanho certo para essa receita.
  • Capriche na calda: você tem várias opções de receitas que podem ser a calda do seu bolo, então independentemente de qual seja, faça ela da melhor maneira possível!

O que fazer para o bolo vulcão não rachar?

Em uma receita de doce, tudo é acertado, por isso é muito importante ficar de olho na temperatura do seu forno. Como sabemos que varia muito de forno para forno, essa dica vai depender da sua experiência com seu forno.

Dito isso, o principal motivo para seu bolo rachar em cima é a temperatura muito alta na hora de assar, o que faz o bolo crescer muito rápido e rachar. Para isso, lembre-se sempre de pré aquecer e manter na temperatura correta!

Quanto custa um bolo de cenoura vulcão?

Os preços para comprar pronto podem ser bem altos, dependendo da loja e dos ingredientes utilizados, mas como aqui estamos falando de fazer em casa, nossa dica é a partir dessa receita de bolo de cenoura vulcão, que custa R$24*.

Tudo depende dos ingredientes que você usa e da cobertura que você quer para o seu bolo. Por exemplo:

  • Calda de chocolate: a clássica calda de chocolate também é válida para essa receita aqui e é a mais barata das opções. Você só precisa de achocolatado, leite, manteiga e açúcar.
  • Brigadeiro: um nível acima em termos de preço, o brigadeiro coloca o leite condensado na lista do mercado. Um acréscimo pequeno de custo, mas enorme de sabor!
  • Ganache: a mais requintada das opções é comprar o chocolate em barra e derreter em banho-maria com creme de leite. A receita fica mais cara, mas se eleva à um nível sensacional!

Dicas para um bolo perfeito

Receita de bolo vulcão de cenoura

Ingredientes

Massa

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 unidades de cenoura em tiras
  • 4 unidades de ovo
  • 1 xícara (chá) de óleo de soja
  • 1 1/2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • Manteiga para untar a gosto
  • Farinha de trigo para polvilhar a gosto

Recheio

  • 2 latas de leite condensado
  • 100 gr de chocolate ao leite picado
  • 150 gr de creme de leite
  • 1 1/2 colheres (sopa) de manteiga

Montagem

Granulado de chocolate a gosto

Como fazer

Massa

  1. Unte uma fôrma redonda com furo no meio com manteiga e farinha de trigo. Preaqueça o forno a 180 ºC, temperatura média.
  2. Peneire a farinha com o fermento em uma tigela. Descasque e rale a cenoura no ralo grosso, transfira para o liquidificador. Adicione os ovos, o óleo e o açúcar. Bata até ficar liso.
  3. Coloque a mistura em uma tigela grande. Junte, aos poucos, a farinha peneirada com o fermento, mexendo bem com um batedor de arame até obter uma massa lisa e uniforme.
  4. Transfira para a fôrma preparada e leve para assar por cerca de 40 minutos, ou até estar completamente assado. Retire do forno e deixe esfriar para desenformar. Enquanto isso, prepare o recheio.

Recheio

  1. Leve todos os ingredientes, menos o creme de leite, em uma panela média ao fogo médio. Mexa constantemente, quando o chocolate derreter, abaixe o fogo e cozinhe até o ponto de brigadeiro mole, quando começa a desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo e misture o creme de leite até incorporar e ficar um brigadeiro liso. Deixe amornar para rechear o bolo.

Montagem

  1. Depois de frio, desenforme o bolo e coloque num prato de servir. Preencha toda a cavidade central com o brigadeiro preparado. O brigadeiro deve preencher e transbordar para que cubra todo o bolo. Polvilhe granulado e sirva a seguir.

Compre aqui essa receita Comprar os ingredientes

O bolo de cenoura vulcão é uma das muitas ideias que você pode ter para transformar um bolo do cotidiano em uma sobremesa espetacular, então utilize essas dicas para acertar a mão no bolo e use a criatividade para continuar criando e experimentando novas receitas!

Aproveite mais algumas matérias para turbinar seu bolo de cenoura!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: