Biscoito tamanho família, conheça a Rosca de Polvilho

Publicada em: 23/09/2021 11:10

O seu lanche da tarde perfeito está na nossa receita de hoje.

A rosca de polvilho, com toda sua simplicidade, chega para roubar a cena como um preparo versátil, ideal para o lanche e principalmente para a criançada levar na mochila da escola.

Venha aprender essa receita icônica.

Boa leitura.

Rosca de polvilho

Mais de 60 anos de sucesso nas praias do Rio

Nas praias mais famosas e movimentadas do Rio de Janeiro, tem um alimento que é adorado pelos cariocas e cai rapidamente no gosto dos turistas. 

Estamos falando do biscoito Globo, que nada mais é que um simples biscoito salgado feito de polvilho, que é vendido por ambulantes nas areias cariocas.

Apesar de ser uma iguaria que já está há mais de 60 anos no Rio de Janeiro, reza a lenda que sua origem foi no estado de São Paulo e só foi chegar às praias cariocas através do 36º Congresso Eucarístico Internacional, onde os criadores aproveitaram para testar a sua receita de biscoito de polvilho com os participantes de várias partes do Brasil.

O sucesso foi tamanho que todos os biscoitos foram vendidos e, além disso, os criadores da delícia, os irmãos Jaime, Milton e João Ponce, foram convidados para levar a receita para uma padaria no Rio de Janeiro, e a partir dali se iniciava essa história que até hoje rende biscoitos deliciosos para comer em família enquanto curte uma praia em Copacabana.

É incrível como uma receita simples, porém bem executada, pode se tornar um símbolo de uma cidade tão icônica como o Rio de Janeiro.

Receita de Rosca de Polvilho

O princípio e os ingredientes por trás da nossa rosca de polvilho são semelhantes ao do icônico biscoito Globo, porém o resultado é um lanche bem maior para a família toda comer junta.

Separe os ingredientes e venha conferir o passo a passo:

Ingredientes

  • Leite 1/2 copo
  • Sal 1 colher (chá)
  • Ovo 2 unidades
  • Polvilho Azedo 500 gramas
  • Azeite 100 mililitros
  • Água 1 copo

Como fazer Rosca de Polvilho

  1. Primeiro ligue o forno a temperatura alta.
  2. Coloque o polvilho em uma tigela, acrescente o azeite, leite, sal e ovos, misture bem até formar uma farofa, por último coloque a água fervendo.
  3. Misture bem unte uma forma redonda e as colheradas, preenchendo as bordas da forma, deixe o meio sem massa.
  4. Coloque assar por 1:00 hs forno alto 300ºC (desligue o dourador)

Agora que você domina a arte de fazer biscoitos de polvilho, confira algumas variações dessa delícia.

Polvilho, uma maravilha vinda da mandioca

Talvez o que pouca gente sabe é que o polvilho é um subproduto da mandioca. Tanto o doce quanto o azedo, são obtidos da fécula dessa raiz que é um dos alimentos nativos brasileiros mais importantes da nossa culinária.

Com a mandioca em si sabemos que dá para fazer receitas espetaculares, como uma bela vaca atolada, mas o polvilho não fica muito atrás não, pois além dessa rosca que você acabou de aprender, é possível fazer muitas outras iguarias com essa belezinha.

Para te inspirar, trouxemos 3 receitas nas quais o polvilho rouba a cena e entrega pratos incríveis.

Chipa

Chipa

A grosso modo, podemos dizer que a chipa é uma versão paraguaia do nosso pão de queijo mineiro, porém com algumas particularidades.

Primeiramente que o preparo da chipa não leva queijo, apenas o polvilho, leite, ovos e margarina, por isso a sua textura é mais durinha e crocante, porém é tão saborosa quanto o pão de queijo.

O ideal é servir a chipa com alguma geleia doce pois combina perfeitamente.

Consulte a receita completa

Pão de Queijo Mineiro

Pão de Queijo Mineiro

Talvez o filho mais bonito do polvilho seja o nosso querido pão de queijo mineiro.

Essa delicia dispensa qualquer comentário, mas para não ficar sem deixar uma dica, na hora de preparar o seu pão de queijo, use tanto o polvilho doce quanto o azedo, pois isso vai deixar a massa mais macia e ainda manterá a crostinha deliciosa e sequinha.

Consulte a receita completa

Bolo de Goma de Polvilho Doce

Bolo de Goma de Polvilho Doce

Fechando com mais uma receita tamanho família onde o polvilho é fundamental.

Esse bolo de goma é muito popular no nordeste do Brasil e é uma maravilha da confeitaria.

Após pronto, esse bolo fica semelhante a um pão de queijo gigante, porém mais cremoso por dentro e crocante por fora.

Utilize o queijo coalho pois esse derrete mais lentamente e deixa a textura do recheio mais agradável.

Consulte a receita completa

Enfim, esperamos que isso te inspire a ter sempre polvilho na dispensa, pois com tantas possibilidades deliciosas é imprescindível ter esse ingrediente sempre à mão.

Não se esqueça de ao fazer a rosca de polvilho ou qualquer outro desses preparos, marcar a gente nas redes sociais para vermos os resultados.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: