Aprenda como fazer Uramaki Filadélfia em casa

Publicada em: 04/02/2021 15:45

A culinária japonesa ainda divide opiniões aqui no Brasil, tem muita gente que não curte, porém quem experimenta e gosta, vira um pregador da palavra do sushi. E convenhamos, uma vez que você consegue apreciar os sabores e texturas de um bom sashimi, hot roll ou mesmo de um Uramaki Filadélfia, você embarca numa nova jornada gastronômica repleta de nuances para o seu paladar.

E se você puder fazer um pouco disso em casa?

Acompanhe até o final e aprenda a fazer um delicioso Uramaki Filadélfia aí no conforto de sua casa.

Boa leitura.

Tudo é sushi

O principiante no mundo culinário japonês normalmente não sabe diferenciar os itens que vem naquelas barcas, e chama tudo de sushi. 

Tudo é sushi

E isso não está errado, uma vez que a nomenclatura sushi se refere às combinações de arroz, alga e peixe, montados em pequenas porções com a finalidade de serem consumidos em uma única bocada.

Isso mesmo, na tradição japonesa não tem essa coisa de morder um sushi, a ideia é pegá-lo, normalmente com a mão mesmo sem necessidade dos hashis, mergulhar no shoyo e engolir de uma vez, pois essa é a forma de apreciar a harmonização de todos os sabores ali envolvidos.

Então, de uma vez por todas vamos conhecer alguns tipos que estão na categoria de sushi:

  • Nigiri: é um bolinho de arroz com uma camada fina de peixe por cima, normalmente salmão.
  • Kappamaki/tekamaki/shakemaki: é o mais tradicional, que é o rolinho de arroz envolto em água com recheio de peixes variados.
  • Hot roll: é semelhante ao kappamaki, porém é empanado, frito e servido quente com um molho agridoce (tarê) em cima.
  • Uramaki: também chamado de rolinho ao contrário, pois nesse item o arroz vem por fora e a alga envolve o recheio. Tem dois tipos mais consumidos no Brasil, o Califórnia e o Filadélfia que foram receitas criadas nos Estados Unidos, nos respectivos estados, sendo o primeiro com recheio de pepino e kani (massa de peixe em forma de palito) e o segundo recheado com salmão e cream cheese.

Agora que você pegou as diferenças, vamos a receita do nosso escolhido do dia, o Uramaki Filadélfia.

Depois, confira também algumas outras receitas de peixes e frutos do mar aqui do CyberCook:

Só 6 ingredientes e muito sabor

Optamos por trazer a receita do Uramaki Filadélfia pois é bem simples e muito gostosa. A combinação de salmão com cream cheese é incrível, e o arroz junto com a alga trazem uma textura diferenciada.

Os ingredientes são:

  • 1/2 folha de nori (alga marinha)
  • 1/2 xícara (chá) de arroz japonês para sushi cozido
  • 10 gr de gergelim torrado (misto branco e preto)
  • 1 1/2 colheres (sopa) de salmão cru, em cubinhos
  • 1 colher (sopa) de cream cheese
  • 1 colher (chá) de cebolinha verde picada

Não se preocupe quando ver ali nori (alga marinha) e o arroz japonês pensando que é difícil de encontrar, hoje em dia a grande maioria dos mercados já tem para vender, afinal restaurantes de culinária japonesa estão cada vez mais populares no país, então é possível encontrar esses ingredientes bem mais facilmente. Quanto ao preço, tem várias marcas disponíveis, com valores parecidos, e a maioria é bem em conta.

Antes do modo de fazer, vale ressaltar que quanto melhor for a qualidade dos ingredientes, mais saborosa a receita, portanto escolha com carinho os componentes do seu Uramaki Filadélfia.

Ah, é ideal que você use uma esteirinha de madeira para facilitar na hora de fazer o rolinho. Elas são bem baratinhas e dá para encontrar na internet mesmo, mas se você não tiver ou não encontrar, dá para improvisar com plástico filme, só é preciso um pouco mais de cautela ao enrolar.

Modo de preparo

  1. Sobre a esteirinha, coloque a folha de nori com o lado áspero para cima e espalhe o arroz por toda a superfície.
  2. Distribua o gergelim por cima do arroz.
  3. Vire o nori, para que o arroz fique por baixo.
  4. Coloque o salmão, o cream cheese e a cebolinha no meio.
  5. Enrole o sushi fazendo com que a parte mais próxima a você cubra o recheio e caia em cima do arroz para selar o rolo.
  6. Vire mais uma vez e molde o sushi em forma quadrada.
  7. Corte o rolo no meio, junte e corte em quatro formando oito pedaços.

Muito simples, não é?

Os primeiros podem não sair perfeitos esteticamente, mas vão te animar a continuar fazendo e aprimorando e logo você verá que preparar o Uramaki Filadélfia, além de uma delícia vai ser também uma satisfação.

Não precisamos nem dizer que é bom ter um molho shoyo para mergulhar seu Uramaki Filadélfia né?

Enfim, libere seu lado nipônico e faça o seu e depois conte para nós como foi a experiência.

Bom Apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: