Aprenda a desossar frango para receita de salpicão perfeito

Publicada em: 20/09/2021 09:44

 O salpicão de frango é uma entidade dos almoços de família, ainda mais agora que vem chegando o fim de ano, passa ser uma receita indispensável para refrescar o calor do verão.

Por isso, separamos algumas dicas para melhorar o seu salpicão de frango, dando ainda mais sabor para o prato.

Boa leitura.

Salpicão de Frango

Desossando e desfiando o seu frango

Na receita de salpicão, costuma-se usar peito de frango muito mais por conta da praticidade do que sabor em si, até porque há outros cortes que podem funcionar nesse preparo, desde que desossados e desfiados corretamente.

Para desossar o frango há várias técnicas, mas se você não sabe nem por onde começar, vamos te trazer uma simples mas bastante eficiente.

Primeiro vamos falar da desossa do frango inteiro, que é bom principalmente para economizar ou para quem cozinha para fora conseguir aproveitar o máximo do animal. 

Na verdade, temos uma ideia ainda melhor, vamos deixar um chef de cozinha renomado te ensinar o passo a passo ideal para desossar o frango. 

Isso mesmo que você leu, recentemente o chef francês Laurent Suaudeau deu uma série de aulas no nosso canal do Youtube, e uma delas é sobre a técnica de desossar o frango, que é simplesmente incrível. 

Então vá lá ver a aula do chef Laurent e volte aqui com o frango pronto para fazer o salpicão tradicional

Receita de salpicão de frango

Na receita recomendamos o uso do peito de frango, mas após aprender a técnica de desossa, você pode desfiar qualquer parte que vai funcionar perfeitamente.

Utilize a técnica de cozinhar na pressão e chacoalhar a panela, pois assim a carne sai praticamente toda desfiada, é muito mais prático.

Enfim, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Peito de Frango 250 gramas
  • Milho em conserva 1/2 lata
  • Ervilha 1/2 lata
  • Azeitona verde 1/4 xícara (chá)
  • Cenoura 1 unidade
  • Palmito 200 gramas
  • Batata palha 1/2 pacote

Molho

  • Catchup 2 colheres (sopa)
  • Azeite 1 colher (sopa)
  • Maionese 4 colheres (sopa)
  • Creme de Leite 1 caixinha
  • Iogurte Natural 1/2 pote
  • Shoyu 1 colher (chá)
  • Mostarda 1 colher (sopa)
  • Sal a gosto

Como fazer salpicão de frango

  1. Monte a salada por camadas: azeitonas, frango, ervilha, milho, palmito e cenoura.
  2. Cubra tudo com o molho que vai penetrar a salada.
  3. Salpique a batata palha.
  4. Leve à geladeira por mais de uma hora e está pronto para servir.

Molho

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar um creme homogêneo.

Salpicão de frango

Esse molho é muito importante ao preparo, pois o frango tende a ficar um pouco seco após cozido, então precisa dessa suculência.

Conheça algumas variações abaixo para turbinar seu salpicão de frango:

A receita que dominou o verão brasileiro

Claro que um prato cheio de ingredientes coloridos e refrescância que é a cara do verão, tinha de ser uma criação brasileira, então não surpreende o salpicão de frango ser coisa nossa.

Apesar do salpicão aos moldes atuais serem de fato uma criação originada no Brasil, as suas influências são da culinária mexicana e francesa, tanto que o nome vem da palavra salpicón que se refere a preparos de guarnições. 

O quê de México na receita brasileira, bem desse mix de legumes coloridos que compõem um bom salpicão, sem falar nos temperos que tem esse sabor mais latino do que europeu.

A versão tradicional nos moldes que conhecemos hoje, teve seus primeiros registros na década de 1950, e de lá para cá, foi passando por ajustes e ganhando regionalismos, sendo assim, praticamente cada família tem a sua versão de salpicão de frango.

Contudo, se você ainda não tem a sua versão, pode seguir tranquilamente o passo a passo desse nosso salpicão de frango que o resultado será maravilhoso.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: