O salpicão de frango é uma entidade dos almoços de família, ainda mais agora que vem chegando o fim de ano, passa ser uma receita indispensável para refrescar o calor do verão.
Por isso, separamos algumas dicas para melhorar o seu salpicão de frango, dando ainda mais sabor para o prato.
Boa leitura.
Desossando e desfiando o seu frango
Na receita de salpicão, costuma-se usar peito de frango muito mais por conta da praticidade do que sabor em si, até porque há outros cortes que podem funcionar nesse preparo, desde que desossados e desfiados corretamente.
Para desossar o frango há várias técnicas, mas se você não sabe nem por onde começar, vamos te trazer uma simples mas bastante eficiente.
Primeiro vamos falar da desossa do frango inteiro, que é bom principalmente para economizar ou para quem cozinha para fora conseguir aproveitar o máximo do animal.
Na verdade, temos uma ideia ainda melhor, vamos deixar um chef de cozinha renomado te ensinar o passo a passo ideal para desossar o frango.
Isso mesmo que você leu, recentemente o chef francês Laurent Suaudeau deu uma série de aulas no nosso canal do Youtube, e uma delas é sobre a técnica de desossar o frango, que é simplesmente incrível.
Então vá lá ver a aula do chef Laurent e volte aqui com o frango pronto para fazer o salpicão tradicional
Receita de salpicão de frango
Na receita recomendamos o uso do peito de frango, mas após aprender a técnica de desossa, você pode desfiar qualquer parte que vai funcionar perfeitamente.
Utilize a técnica de cozinhar na pressão e chacoalhar a panela, pois assim a carne sai praticamente toda desfiada, é muito mais prático.
Enfim, vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Peito de Frango 250 gramas
- Milho em conserva 1/2 lata
- Ervilha 1/2 lata
- Azeitona verde 1/4 xícara (chá)
- Cenoura 1 unidade
- Palmito 200 gramas
- Batata palha 1/2 pacote
Molho
- Catchup 2 colheres (sopa)
- Azeite 1 colher (sopa)
- Maionese 4 colheres (sopa)
- Creme de Leite 1 caixinha
- Iogurte Natural 1/2 pote
- Shoyu 1 colher (chá)
- Mostarda 1 colher (sopa)
- Sal a gosto
Como fazer salpicão de frango
- Monte a salada por camadas: azeitonas, frango, ervilha, milho, palmito e cenoura.
- Cubra tudo com o molho que vai penetrar a salada.
- Salpique a batata palha.
- Leve à geladeira por mais de uma hora e está pronto para servir.
Molho
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar um creme homogêneo.
Esse molho é muito importante ao preparo, pois o frango tende a ficar um pouco seco após cozido, então precisa dessa suculência.
Conheça algumas variações abaixo para turbinar seu salpicão de frango:
- Salpicão de Frango Defumado
- Salpicão de Frango com Batata Palha
- Fatia de Melão com Salpicão
- Salpicão de Frango Fácil
A receita que dominou o verão brasileiro
Claro que um prato cheio de ingredientes coloridos e refrescância que é a cara do verão, tinha de ser uma criação brasileira, então não surpreende o salpicão de frango ser coisa nossa.
Apesar do salpicão aos moldes atuais serem de fato uma criação originada no Brasil, as suas influências são da culinária mexicana e francesa, tanto que o nome vem da palavra salpicón que se refere a preparos de guarnições.
O quê de México na receita brasileira, bem desse mix de legumes coloridos que compõem um bom salpicão, sem falar nos temperos que tem esse sabor mais latino do que europeu.
A versão tradicional nos moldes que conhecemos hoje, teve seus primeiros registros na década de 1950, e de lá para cá, foi passando por ajustes e ganhando regionalismos, sendo assim, praticamente cada família tem a sua versão de salpicão de frango.
Contudo, se você ainda não tem a sua versão, pode seguir tranquilamente o passo a passo desse nosso salpicão de frango que o resultado será maravilhoso.
Bom apetite.