A tradicional Moqueca Capixaba sem erro

Publicada em: 14/07/2021 18:03

A moqueca é um patrimônio gastronômico nacional, e de todas as versões a capixaba se sobressai como uma das mais icônicas.

Hoje vamos entender as características desse prato e também como preparar a Moqueca capixaba definitiva ai na sua casa, com todo o toque de aromas e temperos oriundos do Espírito Santo.

Boa leitura.

Moqueca capixaba

Peixe fresco faz molho perfeito

Normalmente o peixe mais utilizado para o preparo da moqueca capixaba é o robalo, mas não deixe que isso seja um empecilho para você, pois funciona também com outras espécies como dourado, garoupa, e até cação, o único pré requisito é que sejam de cor clara, pois estes têm um sabor mais neutro e textura suave que incorpora bem os aromas do molho da moqueca.

Também é importante ter em mente que o sucesso da receita passa pela escolha de um peixe fresco, de qualidade certificada, portanto vá em um peixeiro de confiança ou em supermercados que tenham produtos com certificado de qualidade e procedência, como é o caso dos alimentos da iniciativa Sabor e Qualidade.

Peixe fresco, da espécie que for, é meio caminho andado para o sucesso da receita.

Receita de moqueca capixaba

A ideia de uma boa moqueca capixaba é caprichar nos temperos, então se seu peixe fresco está no jeito, é hora de garantir que os complementos e ervas também estejam prontos para abrilhantar o prato:

Ingredientes

  • Robalo 1 quilo
  • Anéis de Lula 200 gramas
  • Tomate 4 unidades
  • Cebola 2 unidades
  • Limão 1 unidade
  • Sal a gosto
  • Alho 5 dentes
  • Azeite 1 colher (sopa)
  • Colorau 1 colher (café)
  • Coentro 1/4 maço
  • Cheiro-verde 1/4 maço
  • Pimentão Verde 2 unidades

Como fazer moqueca

  1. Tempere as postas do peixe com limão e sal a gosto no mínimo 2 horas antes do preparo.
  2. Pique a cebola e o cheiro-verde e reserve.
  3. Leve ao fogo uma panela de barro (pode ser outra, mas essa é a ideal e mais charmosa!) e frite o alho no azeite.
  4. Junte uma parte da cebola picada, refogue, e uma parte do tomate, um pouco de colorau, uma parte do coentro picado (junto com cheiro-verde se quiser) e uma parte pimentões, arrume por cima metade das postas do peixe e regue com um pouco mais de azeite.
  5. Repita as camadas nessa ordem intercalando temperos, anéis de lula e peixe. Salpique sal entre as camadas para corrigir o tempero.
  6. Feche a panela e deixe cozinhar por uns 15 minutos ou até que o peixe esteja cozido.
  7. Dica: o peixe pode ser substituído por camarão, siri, lagosta, marisco (sururu), etc.
  8. Pode ser feito também uma moqueca mista com todos frutos do mar juntos, enfim, use da criatividade, a base será sempre a mesma e o sabor maravilhoso!
  9. A moqueca capixaba tem a vantagem de ser light por não levar leite de coco ou azeite de dendê.

Sirva a moqueca na própria panela de barro (se tiver) acompanhada com arroz branco e o pirão feito com a cabeça e pedaços do peixe cozidos nos mesmos temperos, coado e engrossado com uma xícara de farinha de mandioca colocada aos poucos no caldo. Também é muito importante conhecer seu fornecedor de peixe e saber a origem dos produtos, usar ingredientes orgânicos sempre deixa o prato mais saboroso e saudável.

Experimente também fazer Moqueca capixaba usando o cação invés do robalo, fica deliciosa. 

Moqueca Capixaba

As delícias da cozinha capixaba

Sempre que pensamos na culinária da região sudeste, talvez Minas Gerais seja o estado que se destaca, com seu delicioso pão de queijo, feijão tropeiro e queijos variados. São Paulo também tem suas iguarias e o Rio de Janeiro, que está sempre repleto de turistas, tem seus pontos gastronômicos marcantes.

Já o Espírito Santo, muitas vezes esquecido, é lembrado apenas pela sua Moqueca capixaba, quando na verdade é um estado repleto de pratos culturais deliciosos.

As principais influências da cozinha capixaba vem da forte cultura índigena da região e também da herança africana, que incrementaram pratos vindos dos portugueses colonos. 

Receitas como risoto de polenta, anholini e sopa pavese tem forte influência italiana, e dos vizinhos de Minas tem o péla-égua ou canjiquinha com costeleta de porco.

Ou seja, o estado do Espírito Santo é um encontro incrível de várias vertentes gastronômicas e por isso traz pratos que são uma explosão de sabor. Isso nos ajuda a entender porque a Moqueca capixaba é tão incrível, já que é um prato que tem influências africanas, indígenas, mineiras e europeias, equilibradas na forma perfeita de sabor e textura.

Isto tudo posto, só nos resta te recomendar a levar a culinária capixaba para sua cozinha, preparando esse passo a passo de Moqueca.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: