Uma delícia natalina: Como fazer doce de figo!

Publicada em: 08/12/2020 23:41

O doce de figo é uma das sobremesas natalinas mais consumidas no mundo e tem fortes influências da cultura árabe no seu preparo.

Por isso, vamos trazer hoje uma receita com calda saborosa e figos na textura perfeita para o seu natal ter essa delícia na mesa.

Boa leitura.

Doce de figo

Removendo o amargor da calda

Ao preparar essa calda de figo tradicional, muitas vezes nos deparamos com o amargor da calda, o que é normal, porém até certo ponto.

Para combater esse amargor e deixar apenas o sabor intenso dos figos é preciso paciência, pois para o sucesso do doce são ideais 3 fervuras.

Ou seja, ferva os figos sem os caules uma vez, deixe esfriar e vai notar que o verde da casca começa ficar amarelado e isso é normal mesmo.

Repita a fervura mais uma vez e deixe esfriar, então na terceira vez cubra com 800 ml de água, junto com o açúcar e o cravo da índia, essa etapa é a final para tirar o amargor e dar o sabor ao doce.

Esse processo é importante, pois o leite do figo é onde está o amargor, e quanto mais dele for removido, mais saboroso fica a calda.

Se preferir nem precisa ferver todas as vezes no mesmo dia, desde que armazenados na geladeira, você pode fazer o processo em vários dias distintos sem problemas.

Receita de doce de figo

Essa delícia de doce de figo é simples Comprar os ingredientes, mas requer bastante atenção e paciência para chegar no sabor perfeito da iguaria.

Lembrando que quanto mais fresco e gelado for servido, melhor é.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Figo 1 1/2 quilos
  • Bicarbonato de sódio 1 1/2 colheres (café)
  • Açúcar 800 gramas
  • Água 800 mililitros
  • Canela-da-China em pó 1 colher (café)

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer doce de figo

  1. Limpe os figos e deixe numa bacia com água até terminar a limpeza.
  2. Escorra e coloque para ferver com o bicarbonato por cerca de 15 minutos.
  3. Escorra e depois lave bem com água corrente para retirar o bicarbonato.
  4. Enquanto os figos escorrem novamente, faça uma calda com os 800 ml de água, o açúcar e a canela, deixando ferver por cerca de 20 minutos, para reduzir o volume.
  5. Coloque os figos e deixe ferver por 15 minutos.
  6. Depois de frio levar a geladeira e consumir em pouco dias.
  7. Sirva com creme de leite.

Doce de figo

Natalino e cristalizado

Os figos não precisam estar presentes só nessa doce com calda cremosa não, afinal uma fruta tão incrível pode ser parte de outros preparos ainda mais incríveis.

Combinando os figos com outra tradição natalina, que são as frutas cristalizadas, aquelas mesmas que vão no panetone, você pode preparar esse docinho simples e saboroso que são os figos cristalizados.

Basicamente você vai precisar de figos, água, açúcar e alguns dias para o processo ser consolidado, pois queremos um resultado perfeito.

A cristalização é feita em duas etapas, sendo a primeira o preparo dos figos e a segunda já de fato o uso do xarope feito de água e açúcar que vai concluir o processo e como resultado entregar um doce incrível que dura por muito tempo, por isso é uma ótima lembrancinha para oferecer aos convidados da sua ceia de natal.

Portanto, agora é sua vez de agregar essas tradições do mediterrâneo à sua celebração natalina, com duas opções de doces de figos para ninguém botar defeito.

Bom apetite e boas festas.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: