Tipos de massa de Pizza: de liquidificador a pizza pan

Publicada em: 20/09/2021 09:33

A pizza perfeita é aquela que você mais gosta, e cada um tem sua preferência. Massa mais grossa, mais fina, com borda ou sem borda, não importa, pois hoje vamos te dar os caminhos para fazer do seu jeito e com toda praticidade que seu liquidificador oferece.

Boa leitura.

Pizza de Liquidificador

A altura da massa importa?

Depende de qual seu objetivo, pois a altura da massa vai interferir diretamente na textura da pizza.

Para entender melhor, precisamos falar dos tipos de massa de pizza que são mais utilizadas, e para começar, vamos com a tradicional italiana.

Essa é aquela massa mais fininha, de Nápoles, e tem o objetivo de ser mais crocante e com borda para acolher os recheios que costumam ser bem mais leves e equilibrados.

A pizza romana é semelhante a de Nápoles, mas não possuem bordas e normalmente são servidas em fatias quadradas, mais próximo de uma torta. Por ser mais fina é ainda mais crocante.

E por fim, temos o tipo de massa pan, que é bastante comum nos Estados Unidos, principalmente nas grandes redes de pizzarias. 

A característica é ser mais alta e mais aerada, com bordas bem grossas e crocantes, mais próxima de um pão do que de uma pizza tradicional italiana.

Essa massa é ideal para receber as maravilhosas bordas recheadas que são sucesso aqui no Brasil.

Receita de pizza de liquidificador

Essa nossa versão de liquidificador é uma simplificação da massa italiana, então o ideal é que fique mais fininha para que possa ter a crocância perfeita ao servir.

O objetivo é você ter uma opção caseira rápida e prática para saborear uma pizza, sem ter que passar pelas etapas de fermentação mais complexas de uma massa tradicional.

Então, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

Massa

  • Óleo de soja 1/2 xícara (chá)
  • Ovo 3 unidades
  • Farinha de trigo 1 xícara (chá)
  • Leite 1 xícara (chá)
  • Fermento químico em pó 2 colheres (sopa)
  • Queijo Ralado 2 colheres (sopa)

Sugestão de Recheio

  • Provolone 100 gramas
  • Mussarela 100 gramas
  • Queijo Prato 100 gramas

Como fazer pizza de liquidificador

Massa

  1. Bata todos os ingredientes da massa no liqüidificador.
  2. Deixe descansar por aproximadamente 40 minutos.
  3. Despeje a massa numa forma de pizza.
  4. Leve ao forno para pré-assar.
  5. Depois cubra com a cobertura de sua preferência e asse.

Massa de Pizza de Liquidificador

Agora que você conhece uma versão rápida e prática de massa de pizza, aproveite para ir além com essas variações

O molho caseiro perfeito para pizza

Existem grandes pizzarias que são famosas pela sua massa perfeita, mas a grande verdade é que o molho de tomate faz toda diferença em uma pizza de respeito.

Por isso que, independente do tipo de massa que você escolher para fazer sua pizza, o molho é quem vai transformar o preparo em algo realmente incrível, então vamos te ajudar a fazer um molho de tomate caseiro para pizzaiolo nenhum botar defeito.

Primeiramente esqueça os extratos e molhos industriais, aqui queremos o sabor de feito em casa mesmo, comida de verdade e feita com suas próprias mãos.

Em segundo lugar, bons ingredientes fazem toda a diferença, por isso busque tomates de procedência, que estejam em ótimo estado, de preferência de produções sustentáveis e orgânicas, no selo Sabor & Qualidade do Carrefour você encontra esse e outros produtos certificados para não ter erro.

Agora sim, com ingredientes de qualidade à mão, vamos ao preparo e aqui já adiantamos que é importante ter paciência, pois precisa cozinhar bem para ficar na textura certa.

Corte os tomates em 4, como pétalas de rosa e retire qualquer parte escura ou danificada. Em seguida, coloque os tomates em uma panela e leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos, para apenas amolecer. Tampe a panela e mexa de vez em quando. Reserve. 

Na outra panela, coloque o azeite extravirgem pois ele ajuda a conservar o molho por mais tempo, depois de pronto. Depois descasque os dentes de alho e faça cortes verticais, sem parti-los ao meio pois eles é quem vão tirar a acidez do molho, esqueça aquele negócio de colocar açúcar. 

Por fim, coloque-os na panela e deixe dourar,  lave bem e seque com papel toalha as folhas frescas de manjericão, junte tudo na mesma panela já com o azeite e o alho, mexa e desligue o fogo.  

Antes de usar, peneire a mistura para tirar só a polpa do tomate, sem peles e sementes, mantendo apenas o sabor e aroma do manjericão.

E agora é só espalhar esse molho maravilhoso sobre sua massa de pizza de liquidificador e rechear com o que mais gostar. Nossa dica é peperone com cebolas em rodelas, simples porém infalível.

 

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: