Rocambole: mais uma das maravilhas da massa de pão de ló

Publicada em: 19/10/2021 15:44

Opção para o lanche ou para sobremesa, o rocambole é uma das delícias que une sabor e praticidade em um único prato, por isso hoje trouxemos uma receita infalível para você mandar ver nesse preparo.

Aproveite também para descobrir a diferença entre o rocambole e o ícone nordestino bolo de rolo.

Boa leitura.

Rocambole

É bolo de rolo?

Talvez a semelhança mais destacada é visual, afinal estamos falando de dois bolos cilíndricos e recheados, porém quando analisamos de perto a estrutura das massas e as variações de recheio, começam a ficar mais claras as diferenças.

Em essência, o rocambole não leva nenhum tipo de gordura na massa, é simplesmente um pão de ló bem aerado, portanto muito macia. O bolo de rolo nordestino normalmente leva manteiga de garrafa ou outra gordura na estrutura da massa que a deixa bem mais cremosa, consequentemente um pouco mais pesada.

Além disso, por ser um prato muito icônico da cultura local pernambucana, o bolo de rolo precisa obedecer algumas regrinhas, como a de que a espessura da massa deve ser a mesma do recheio e deve ter no mínimo 4 camadas para ser considerado um legítimo exemplar da iguaria.

O rocambole já não tem tantas regras assim, e por usar a base da massa de pão de ló, tem um sabor mais neutro, o que permite o uso de mais recheios, doces e salgados.

Receita de rocambole

O passo a passo do rocambole é bem simples, pois se você já tem ideia de como fazer massa de pão de ló, não vai ter problemas com esse preparo.

Ingredientes

  • Clara de ovo 3 unidades
  • Açúcar 3 colheres (sopa)
  • Farinha de trigo 3 colheres (sopa)
  • Fermento químico em pó 1/2 colher (sopa)
  • Leite condensado 1 lata
  • Coco ralado 2 colheres (sopa)
  • Essência de baunilha 1 colher (chá)
  • Margarina a gosto

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer rocambole

  1. Bata as claras em neve e reserve.
  2. Acrescente as gemas e o açúcar e bata até dobrar de volume.
  3. Desligue a batedeira e vá peneirando sobre a mistura a farinha, o fermento e a essência de baunilha, mexendo delicadamente com um fouet.
  4. Unte, com bastante margarina gelada, uma forma retangular 25 x 35.
  5. Espalhe o leite condensado por todo o fundo.
  6. Salpique o coco ralado e em seguida deite a massa sobre o leite condensado.
  7. Espalhe a massa com ajuda de uma colher.
  8. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por 20 min ou até que o palito saia limpo.
  9. Assim que estiver pronto (ainda bem quente), forre papel toalha sobre a superfície da massa já assada e desenforme o rocambole, dê pequenas batidinhas para sair facilmente.
  10. Vá tirando o papel toalha e enrolando ainda quente até o final.
  11. A parte final deverá ficar para baixo para não desenrolar.

Rocambole

Para obter um doce clarinho ponha uma forma com a massa dentro de outra maior e leve ao forno e o uso do papel toalha fará com que a casca mais grossa da massa saia e o rocambole ficará clarinho.

Use uma caldinha bem suave enquanto enrolar o rocambole, isso vai facilitar muito o trabalho. 

Por fim, se quiser usar coberturas, fique a vontade, assim seu rocambole fica ainda melhor.

Mais receitas de rocamboles doces e salgados:

Massa que não quebra

A massa do rocambole de fato não tem muito segredo, deixando bem fofinha e aerada já é o caminho para o sucesso. O truque talvez seja na hora de enrolar, que aí muita gente se atrapalha e a massa acaba quebrando.

Para evitar esse percalço, algumas técnicas ajudam bastante, como por exemplo o fato de não usar fermento químico e sim bicarbonato, pois dessa forma você mantém a textura aerada da massa sem que fique quebradiça.

Tempo de forno também é importante, pois se a massa ficar de mais ou de menos, complica na hora de enrolar, e ainda nesse tópico, enrole com a massa ainda quente e use recheios de consistência mais firme, senão vai ficar esparramando e dificultando chegar no formato clássico de rocambole.

No mais é a prática que vai levar a perfeição, então bora por a mão na massa e faça um rocambole perfeito.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: