Categorias
Dicas

Páscoa com toque baiano: Bacalhau com Batatas e Leite de Coco

Para quem quer fazer uma receita diferenciada para essa Páscoa, esse bacalhau com batatas e leite de coco é uma explosão de sabor com um toque típico da Bahia.

Confira a receita e também as dicas CyberCook que dão uma boa incrementada no sabor do seu prato.

Boa leitura.

Bacalhau com batatas
Bacalhau com batatas

Sabor e suculência invejáveis

A combinação do leite de coco com o azeite de dendê traz um gostinho da Bahia para esse prato, deixando essa bacalhoada com um “quê” de moqueca.

Pode caprichar bem nos temperos e especiarias para aromatizar essa receita e varie bem nos legumes para encorpar mais e dar um colorido para este preparo. Salsinha, cebolinha e manjericão vão muito bem neste prato e você ainda pode usar algumas lascas de bacalhau, ainda com pele, e colocar na panela para dourar junto com a cebola e o azeite. Assim, vai começar a soltar o sabor do peixe antes de você colocar as postas e o leite de coco.

Dois cuidados, um para mais e um para menos: capriche no azeite pois ele é o melhor amigo do bacalhau e vai agregar muito em sabor, e por outro lado, vá com calma no dendê, pois é um ingrediente bem forte que pode acabar roubando os outros sabores da receita. É fundamental ir experimentando durante o preparo para sentir e corrigir os temperos e o sal.

Lembrando que para essa bacalhoada o peixe tem que estar dessalgado, então será necessário temperá-lo bem.

As quantidades e medidas você pode pegar aqui na receita completa deste bacalhau com batatas e leite de coco, e não deixe de conferir esses outros pratos que separamos especialmente para você preparar na sua Páscoa ou quaisquer outras datas:

Acompanhamentos e sobremesas

Uma panelada suculenta, aromática e saborosa de bacalhau com batatas e leite de coco merece alguns acompanhamentos à altura, não é mesmo?

Por isso, pensamos em algumas combinações que você pode agregar ao seu almoço de Páscoa que irão harmonizar muito bem com esse prato:

  • Arroz branco: Sim, é o óbvio, mas é certeiro. A bacalhoada é bem cremosa e bem temperada, então um simples arroz feito na hora, bem soltinho, já vai ser companhia perfeita para esse prato. Aposte no simples e bem feito que não tem erro.
  • Vegetais grelhados: outra ideia é colocar alguns vegetais grelhados e crocantes, como abobrinha, couve-flor e afins, e você ainda pode aproveitar para prepará-los na airfryer seguindo as dicas que já falamos aqui no blog.
  • Saladas geladas: o bacalhau é um prato que sacia bem, então para uma boa entrada, as saladas são a melhor pedida, principalmente as geladas, que são leves e refrescantes para amenizar os dias de calor, vale a pena ter no cardápio até para o dia a dia. Fizemos um post com 5 receitinhas práticas e gostosas de saladas, confira.

Seguindo essas dicas, você tem o almoço de Páscoa completo para passar um tempo de qualidade com sua família com comida boa e gostosa feita por você.

Concluindo, aproveite essa data especial de Páscoa e de sobremesa faça um ovo de Páscoa trufado para fechar com chave de ouro.

Não se esqueça de mandar para gente as fotos desse prato incrível de bacalhau com batatas e leite de coco que vamos adorar receber.

Bon Appetit.