O espetacularmente simples Pão de leite em pó

Publicada em: 15/04/2021 17:21

Muitas vezes é nas coisas simples que encontramos as sensações mais surpreendentes. Esse pão de leite em pó é um ótimo exemplo dessa máxima, pois com poucos ingredientes você sai com uma massa fofinha e muito gostosa, que nem precisa de recheio para ser saboreado.

Descubra a facilidade de fazer esse pão de leite em pó e sinta-se o melhor padeiro do mundo aí mesmo na sua casa.

Boa leitura!

O espetacularmente simples Pão de leite em pó

Sovar é importante, descansar é fundamental

A boa massa de pão precisa ser bem sovada, não dá para fugir disso. Apesar de simples de fazer, a atenção à sova é fundamental para um resultado satisfatório.

Com movimentos de vai e vem em uma bancada lisa, você vai soltando a massa, incorpora mais os ingredientes secos e molhados e deixa-a lisinha e uniforme.

Nesse ponto não tem segredo, mas é preciso paciência para sovar por pelo menos 10 minutos, para desenvolver o glúten (isso para as massas de fermentação biológica).

Para quem tem restrição alimentar a essa proteína, uma boa notícia: esse pão de leite em pó não precisa sovar então não desenvolve o glúten.

Também utilizaremos o fermento químico, que é mais fácil de se trabalhar por não precisar deixar a massa descansar para crescer. Porém acreditamos ser importante você ter uma noção de como funcionam os preparos tradicionais de pão.

Há várias formas de se preparar pães, até versões low carb estão em alta hoje em dia, essa versão de pão de leite em pó é apenas uma variação super simples e prática para que você possa fazer em casa sem dificuldades.

Então, sem mais enrolação, vamos a receita:

Ingredientes

  • 2 unidades de ovo
  • 12 colheres (sopa) de leite em pó
  • 2 colheres (chá) de fermento químico em pó

Como Fazer

  1. Em um recipiente, coloque os ovos e bata bem com um fouet até desfazer totalmente a clara. Com garfo também é possível, só dá um pouquinho mais de trabalho.
  2. Em seguida, adicione o fermento e torne a misturar bem até dissolvê-lo por completo. É importante ir antes, pois o fermento químico já começa a reagir em contato com os líquidos.
  3. Agora, vá adicionando o leite em pó aos poucos, misturando bem até obter uma massa homogênea e que esteja com uma consistência grudenta.
  4. Com a massa pronta, pegue pequenas porções com o auxílio de uma colher (sopa) e vá colocando sobre uma forma previamente untada.
  5. Leve ao forno preaquecido a 180º C e deixe por cerca de 10 minutos ou até os pães estarem crescidos, fofos e douradinhos!
  6. Assim que estiverem prontos, basta retirar do forno e servir.

Se quiser ter aquela crosta bem dourada, pode pincelar ovos por cima antes de levar ao forno.

É uma receita farta que rende uns 10 pães de tamanho mediano, ideal para o café da manhã ou mesmo para fazer um belo sanduíche.

Como mencionamos, há várias maneiras de se fazer pão, e aqui embaixo separamos mais 4 para te inspirar, confira:

Sanduíches com pão de leite

Esse pão de leite em pó é simples mas muito gostoso, dá para comê-lo puro com apenas um copo de café, porém vale a pena aproveitá-lo e fazer alguns sanduíches que vão ficar fora de série. 

O pão de leite em pó tem esse componente agridoce no sabor, que contrasta bem com os recheios salgados, então pensamos em três receitas fáceis para se deliciar com um belo sanduba:

Cachorro quente

Um clássico brasileiro, esse prato vai ficar muito bom se você utilizar esse pão. Faça esse molho simples de salsicha com ervas e mostardas, coloque nos pães de leite em pó e sirva esse lanche que sem dúvidas será um baita sucesso.

Cachorro quente

Misto quente de sanduicheira ou tostex

Misto quente é uma receita maravilhosa em sua simplicidade, e se já fica uma delícia com pão de forma simples, imagina então com esse saboroso pão de leite em pó.

A ideia é ser prático, então pode usar a sanduicheira, ou se tiver um clássico tostex, também fica perfeito.

Uma dica valiosa para seu misto quente é misturar mais de um tipo de queijo, por exemplo: queijo prato e minas padrão com o presunto vão elevar seu sanduíche a um novo patamar de sabor. Experimente.

Misto quente de sanduicheira ou tostex

Mortadela com maionese

Por último e não menos importante, temos essa receita simples com sabor de infância. 

O sanduíche de mortadela é simples e gostoso e com alguns acréscimos fica ainda melhor. Use este pão de leite em pó ao invés do francês e acrescente maionese, assim o contraste dos sabores agridoce vai se sobressair . Capriche na mortadela para ficar bem recheado.

Mortadela com maionese

Pronto, você tem uma opção simples de pão caseiro, com três dicas maravilhosas de sanduíche que nunca mais serão as mesmas.

Prepare esse pão de leite em pó aí na sua casa e depois conte para gente o que achou. Quem sabe criar seu próprio sanduíche, usando todo o potencial da sua criatividade para descobrir novas combinações de sabores

Bon appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: