A moda dos bolos naked em que só de olhar vemos uma explosão de cores e frutas chegou também aos picolés, gerando uma combinação de refrescância e sabor muito diferenciados.
Vem entender mais dessa tendência culinária e aprenda a fazer um naked picolé delicioso em casa.
Boa leitura.
Todo mundo nu
O rústico que chegou para mudar os paradigmas estéticos da confeitaria. Isso é o que podemos dizer do conceito naked, que primeiro chegou aos bolos e agora se expande para outras sobremesas.
São bolos muito práticos de fazer e a decoração é para ser mais solta mesmo, pois isso dá o charme no doce.
A ideia é ao bater o olho poder ver ali o colorido de várias frutas, coberturas e até confeitos, sobre uma massa bem básica, então é um jeito prático de fazer bolo e ainda assim ter um resultado incrível.
O conceito mais tradicional do bolo naked é ter no mínimo 3 camadas de massa unidas por algum recheio. A massa de pão de ló é a mais indicada, pela praticidade e por ser super aerada, além do seu sabor neutro que permite que a cobertura de frutas tenha o destaque.
Glacê, doce de leite, chantilly, esculturas em pasta americana, entre outras coberturas podem ser utilizadas em um bolo naked, mas não esqueça de deixar um tanto bom da massa à mostra que é de fato a alma desse preparo.
Sabor e visual das frutas
O conceito naked, assim como a ideia de pratos mais rústicos onde os ingredientes que antes seriam do recheio agora ficam a mostra, começaram a se espalhar por outros preparos, criando visuais incríveis para receitas simples.
Um dos usos mais eficientes e bonitos desse conceito é na hora de fazer um naked picolé com frutas variadas que geram um dos sorvetes mais lindos do seu congelador.
A sugestão para o naked picolé é utilizar frutas que tenham cores bem vivas e destacadas, como mirtilos, uvas, morangos, kiwis e afins, e para agregar tudo isso, água de coco é o líquido perfeito, pois como é transparente vai te permitir ver as frutas dentro do picolé.
É importante também cortar os pedaços das frutas de um jeito bem rústico, deixando partes grandes para que possam aparecer bem depois que o picolé congelar.
É possível atingir resultados parecidos com outros líquidos além da água de coco, porém precisam ter um grau de transparência grande porque o legal é ver claramente dentro do picolé.
Suco de limão e de abacaxi são duas opções que funcionam super bem, e para o recheio fatias de manga bem madura, cerejas, pitangas e outras frutas de cor bem forte podem trazer resultados lindos.
Por fim, pegue esse conceito do naked picolé e experimente combinações variadas, tanto de frutas quanto de sucos, pois no fim das contas o que você terá são várias opções para dar uma boa refrescada no calor desse verão brasileiro.
Experimente essas delícias naked e nos conte o que achou.