Mais uma forma deliciosa de tomar café, gelado

Publicada em: 17/01/2022 10:58

Depois da água, duas bebidas reinam absolutas no consumo mundial: o chá e o café. Mas esse número é complicado porque sabemos que os países consumidores de chá são assíduos e muitas vezes substituem totalmente o consumo de café. Isso sem falar na China, que, assim como boa parte da ásia tem o chá como um dos produtos culturais mais importantes e ele é consumido potencialmente por bilhões de pessoas.

Mesmo com números desfavoráveis, o café tem sua popularidade em muito mais países do mundo e isso se dá há muito tempo! Desde aproximadamente 575 d.c o café é consumido e mesmo que essa informação não seja precisa, sabemos que esse produto se desenvolveu muito e virou commodity de muitos países, incluindo o Brasil. Com isso, era de se esperar que muitas variações de receitas e jeitos de tomar café surgissem por conta dos inúmeros fãs assíduos dessa bebida que além de tudo ainda faz muito bem! Um deles é o café gelado que engloba muitas outras receitas, confira:

Café Gelado

Café gelado de propósito

O café gelado é uma bebida, mas tem uma perninha ali no grupo das sobremesas, já que a receita oficial é feita com gelo, mas muitas variações deliciosas usam sorvetes de sabores variados para se complementar. Diferentemente do cold brew, do qual falaremos mais abaixo, as receitas de café gelado começam com o café tradicional coado e só então são resfriadas.

Algumas receitas bem tradicionais como o Afogatto,  Frappuccino e o Frapê  são variações do café gelado, alguns com mais ou menos sorvete, chantilly e etc.

  1. Receita de frappuccino caseiro
  2. Frapê de laranja e café
  3. Afogatto

Ou você pode conferir outras 14 receitas deliciosas com café

A receita de café gelado

Ingredientes

  • Leite condensado 2 colheres (sopa)
  • Chocolate em pó 1 colher (sobremesa)
  • Café solúvel em pó 1 colher (sobremesa)
  • Gelo 2 unidades
  • Leite 150 mililitros
  • Chantilly 2 colheres (sopa)
  • Cobertura pronta sabor caramelo 1 colher (chá)

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador os cubos de gelo, o leite, o café solúvel, o chocolate em pó e o leite condensado.
  2. Enfeite uma taça ou copo com a cobertura para sorvete e coloque a mistura na taça, finalizando com chantilly a gosto.
  3. Dica 1: O café solúvel, o chocolate em pó e o leite condensado podem ser substituídos por 2 colheres (sopa) de mistura para capuccino.
  4. Dica 2: Você pode fazer camadas com o chantilly, para incrementar mais ainda.

Café Gelado

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes,

Combinações espetaculares para o seu café

O café divide várias características com o chocolate quando falamos de combinações possíveis. Como ambos vêm de grãos torrados (café e cacau), eles tem muitos aromas parecidos e é por isso que muitas dessas receitas de café gelado levam chocolate em vários formatos diferentes, ou então é comum ver um sendo servio com o outro.

Porém, é nas combinações que eles ficam espetaculares, então seguem algumas dicas de ingredientes que sempre vão cair bem, seja no seu café gelado ou para acompanhar seu café da tarde:

Laranja: O cafezinho tradicional de vez em quando vem com a casca cristalizada da laranja junto, mas incluir nas receitas geladas também é uma ótima decisão. O cítrico da laranja traz um contraponto direto ao amargo da torra, e combina ainda melhor com alguns grãos mais cítricos. (sim, o café também é cítrico!) Que tal uma receita de casca de laranja cristalizada?

Menta: Mais uma combinação que vira-e-mexe nós vemos em barras de chocolate e sorvetes. Assim como para o nosso amigo de cacau, o café vai muito bem com o frescor da menta, principalmente nas receitas geladas. Um menthol iced coffee no capricho?

Coco: Aqui dá até para abrir uma regra:sempre que algo puder ser torrado, ele tem uma boa chance de harmonizar com café. Para o coco a combinação é sobre doce contra amargo, mas pode fazer par com o doce do cold brew (do qual falaremos abaixo) também!

Quente? Não mais! A História do cold brew

Mesmo que o cold brew seja uma tendência recente valorizada principalmente pela farta pesquisa em cima desse grão, foi em meados do século XVII, época das grandes navegações, que ele passou a ser feito e apreciado (algumas fontes indicam que inicialmente pelos holandeses).

As grandes navegações, por sinal, foram um momento muito importante de desenvolvimento de vários ingredientes, insumos e métodos de armazenamento. A cerveja, também milenar, evoluiu muito nessa época, assim como o vinho, queijos, temperos e muito mais. No nosso caso, o café era armazenado em formato de extrato para não estragar e como as fontes de calor tinham outros objetivos, era inevitável tomar café frio. Porém, como sabemos bem, se você jogar o café na água fria ele vai demorar para pegar sabor, diferente da água fervente.

No momento em que passaram a deixar mais tempo, perceberam que a bebida passava a fazer sentido. Esse aprendizado foi absorvido pelos franceses e pelos japoneses, que criaram o Kyoto-style na época e que foram o principal expoente do cold brew na década de 60.

Café gelado no Brasil

A história do café no Brasil é importantíssima e definiu a nossa economia por muito tempo, sendo até hoje importante como produto de exportação, ainda que tenha sido superada por outros commodities. Mas e o café gelado? Por quê não é uma tradição brasileira, já que, diferentemente de Holanda, Japão e França, aqui faz calor o ano todo?

Os motivos para isso podem ser muitos, mas provavelmente ficam na conta dos nossos colonizadores. Tanto Portugal quanto a Espanha são países que tem na sua tradição o café tradicional e a Holanda, quando teve impacto na nossa economia, veio pelo açúcar, então mesmo que tenha trazido a cultura do café gelado, não foi suficiente para definir como uma tradição brasileira.

Como fazer cold brew

Muito cuidado! Sabemos o quão ruim é aquele café de fim de térmica, frio e velho e não é dele que estamos falando. Aqui a ideia é extrair as características do café à frio, o que dura muito mais tempo, mas traz uma bebida completamente diferente.

Para isso, você precisa

  • Moer ou comprar café moído médio a grosso
  • Jogar o pó na água mineral ou filtrada
  • Manter a mistura na geladeira de 12h a 24h
  • No dia seguinte, você coa o café

Esse processo traz uma bebida bem diferente do que estamos acostumados, mas que pode entrar em várias ocasiões diferentes:

  • Ele fica muito menos ácido
  • Mais doce
  • Muito mais aromático e leve

Ainda que seja uma criação interessante, esse método tem seus poréns: ele libera mais cafeína também. Por isso o consumo de cold brew deve ser bem mais equilibrado e esporádico do que o do café normal (que já não é para ser consumido em grandes quantidades).

Se for cafezinho, bote a água para ferver. Se for gelado, dá-lhe sorvete ou gelo e se for cold brew, já prepara que só daqui 12 horas!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: