Farofa para o Natal: Aprenda a fazer 3 tipos de farofa!

Publicada em: 21/12/2020 10:46

Todo natal a gente busca preparar o banquete mais tradicional possível, então alguns pratos nunca faltam na mesa da ceia.

Contudo, mesmo no tradicional tem espaço para inovação, e um dos itens que pode ser aprimorado é a clássica farofa de natal.

Para servir de inspiração, separamos 3 receitas de farofas turbinadas para abrilhantar sua ceia de natal,

Boa leitura.

Acompanhamento cheio de crocância

A principal função da farofa na ceia de natal é trazer aquela textura única para os pratos principais, afinal vai bem com uma fatia suculenta de peru ou com aquele pernil marinado fatiadinho.

Mas, a farofa por si só tem que ter bastante sabor para se sustentar sozinha, e foi com essa ideia que escolhemos as 3 versões de hoje, para termos o equilíbrio perfeito de crocância e sabor, confira:

Farofa de Cebola e Frutas Secas

Farofa de Cebola e Frutas Secas

Começamos com uma opção cheia do sabor ácido da cebola em contraste com as frutas secas, comuns dessa época do ano.

Use a farinha de mandioca que tem sabor mais neutro e use a manteiga para caramelizar bem a cebola sem deixar queimar.

As frutas vêm ao final, à gosto.

Veja a receita

Farofa de Cenoura com Paio

Farofa de Cenoura com Paio

A segunda opção é mais incrementada, com cenoura e paio.

Também é ideal usar a farinha de milho em flocos, para ter mais crocância e também pegar mais o sabor dos demais ingredientes.

O paio solta um pouco de gordura, por isso coloque a manteiga aos pouquinhos, assim vai conseguir dourar bem todos os ingredientes e ter o máximo de sabor na sua farofa.

Veja a receita

Farofa de Ovo com Castanhas e Ervas Secas

Farofa de Ovo com Castanhas e Ervas Secas

O último e não menos importante tipo de farofa é essa que é bem mais completa que as outras.

Aqui é hora de pôr o que há de melhor, com ovos, nozes, castanha de caju e ervas frescas para aromatizar bem a receita.

Se encontrar ovos caipiras ou de criações sustentáveis e orgânicas, vale a pena usar na receita, pois o sabor fica ainda mais intenso.

Veja a receita

Complete a mesa com as tradições 

Inovar nas receitas de natal é ótimo, pois acaba criando novas experiências para o paladar e novas memórias desse momento de união em família, mas mesmo assim é bom deixar um espacinho para o tradicional, pois assim mantém viva a cultura culinária intrínseca a essa data.

Então, com 3 tipos de farofas para você escolher, é hora de completar a mesa com outros preparos que não podem faltar na ceia de Natal.

Salpicão

Salpicão

O salpicão é uma receita para o ano todo, mas no natal ela acaba ganhando cores e sabores muito especiais.

Por isso, essa versão de salpicão é bem mais incrementada, com legumes variados, frango suculento e com aquela decoração cheia de passas que reflete o espírito natalino.

Veja a receita

Pernil

Pernil

O pernil de natal tem aquele gosto específico que vem cheio de memórias de bons momentos atrelados, e com essa preparação, você vai ter motivos para renovar as lembranças.

A marinada de 12 horas com ervas frescas e limão é o que deixa a carne suculenta para que depois de assada, esteja desmanchando, prontinha para ir ao seu prato do lado da farofa.

Veja a receita

Panetone

Panetone

A gente sabe que o natal está chegando quando vemos no mercado as caixas do tradicional panetone, mas esse ano que tal fazer uma versão caseira dessa delícia?

Para isso temos a receita infalível, onde você pode usar as frutas cristalizadas de sua preferência, e se colocar gotas de chocolate, pode transformar num chocotone caseiro, simples assim.

Veja a receita

Portanto, da farofa de acompanhamento até o panetone de sobremesa, você tem receitas para começar a desenhar sua ceia de natal e nossa recomendação é buscar fazer essa mescla do tradicional, para manter as raízes, com algumas inovações para surpreender os convidados à mesa.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: