Categorias
Dicas

Farofa de Banana da terra, a crocância que seu prato merece

Comida não é apenas sabor, pois nosso paladar consegue se beneficiar também das texturas variadas dos alimentos. A crocância é talvez uma das mais importantes, fornecendo um equilíbrio para pratos de consistência mais líquida.

É por isso que quando comemos uma bela feijoada por exemplo, tem que ter uma farofinha acompanhando, e para isso temos a receita perfeita: uma farofa de banana da terra crocante, nutritiva e muito saborosa.

Boa leitura.

Farofa de banana
Farofa de banana

Uma receita dos nativos

Antes mesmo do desembarque de Cabral aqui em terras tupiniquins, a farofa já era algo presente na alimentação dos nativos, fazendo deste tipo de preparo um dos mais antigos da nossa culinária nacional.

Reza a lenda que foi criada pelos índios para substituir os temperos para que não sentissem o gosto cru dos outros alimentos presentes na refeição, mas outro uso prático da farofa era dar liga, pois na época se comia usando as mãos, o que dificultava o consumo de caldos.

Até hoje a farofa tem servido a esse propósito de equilibrar as texturas de uma boa refeição e acaba sendo um alimento muito popular pois não custa muito e pode acompanhar praticamente todos os tipos de carne.

Na receita de hoje vamos agregar um componente a mais de sabor com essa farofa de banana da terra crocante e saborosa.

Ingredientes

  • Banana Prata 3 unidades
  • Manteiga 1 colher (sopa)
  • Azeite 1 colher (sopa)
  • Cebola 1/2 unidade
  • Salsinha a gosto
  • Sal a gosto
  • Farinha de mandioca torrada 1/2 pacote

Como fazer farofa de banana

  1. Descasque as bananas e corte-as em pedaços pequenos.
  2. Leve a manteiga e o azeite ao fogo, coloque a cebola e deixe-a dourar.
  3. Junte os pedacinhos de banana e mexa ligeiramente com um garfo, até que fiquem corados.
  4. Tempere com salsa e sal a gosto e, vá adicionando a farinha, aos poucos.
  5. Sirva em seguida.

O truque para essa receita é mexer com cuidado e observar para não queimar a banana antes de dar o ponto desejado, seguindo isso, sua farofa ficará perfeita.

A banana da terra é um ótimo ingrediente para farofas e além dessa que acabamos de mostrar, dá para incrementar ainda mais, por isso separamos mais 4 ideias para você experimentar:

A poderosa banana da terra

A banana é a fruta mais consumida no Brasil pela sua praticidade e pelo seu sabor. No entanto, dos vários tipos que temos por aqui, a da terra acaba sendo menos aproveitada para comer in natura.

Porém, essa banana é um espetáculo em sabor e valores nutricionais, tornando-a um ingrediente maravilhoso que pode figurar em inúmeras receitas.

Esta farofa de banana da terra é apenas um dos vários exemplos, pois essa fruta pode ser preparada no formato de chips bem crocantes, empanada e frita ou até numa torta como sobremesa.

Se não bastasse toda essa versatilidade, a banana da terra é a mais nutritiva dentre todas as espécies, contendo os maiores níveis de potássio, ferro e magnésio, além de vitaminas A, C, D, K e E.

Ou seja, coloque mais banana da terra no seu dia-a-dia, principalmente nas receitas, pois mesmo com esses benefícios todos ela custa bem menos que a nanica.

A crocância que sua refeição merece

Há mais de 500 anos os índios brasileiros já sabiam da importância de ter um componente crocante nas refeições, então tinham na farofa um acompanhamento perfeito.

Porém, dá para ter crocância em todos os estágios da refeição, incluindo na sobremesa, por isso, vamos trazer 3 exemplos de entradas super crocantes e bem simples para você servir.

Uma vantagem dessas receitas é que todas podem ser feitas usando a Airfryer, ou seja, dispensam o fogão e são ainda mais práticas, confira:

Chips de Abobrinha

Chips de Abobrinha
Chips de Abobrinha

Iniciando os trabalhos com esses chips de abobrinhas crocantes e nutritivos.

É uma entrada bem leve e totalmente vegana, pois é basicamente constituída de lâminas de abobrinha com sal e azeite, então é o aperitivo perfeito para um happy hour.

Consultar a receita

Chips de Couve

Chips de Couve
Chips de Couve

Esta segunda opção é ótima para quem não é fã de salada, pois a couve nesse preparo fica super crocante e saborosa.

Você pode servir esse prato como entrada, acompanhamento, ou mesmo deixá-lo numa mise en place para preparar um poke por exemplo.

É uma forma criativa e gostosa de consumir mais salada, experimente.

Consultar a receita

Croutons

Croutons
Croutons

Por fim uma receita de entrada crocante para quem é do time zero desperdício.

Os croutons normalmente são servidos como aperitivos nos restaurantes e é um prato super fácil de preparar, você vai precisar basicamente de pão e temperos de seu gosto.

Recomendamos usar aquele pão dormido ou já de alguns dias para não precisar jogar fora, e nessa receita você nem precisa de forno, no micro-ondas ou na airfryer já vai conseguir um ótimo resultado.

Com tantas dicas boas assim, não vai faltar crocância nas suas refeições de agora em diante.

Consultar a receita

Comece por essa farofa de banana da terra que depois disso o céu é o limite.

Mande as fotos das receitas para gente ou marque o CyberCook nas redes sociais, vamos adorar ver suas criações deliciosas.

Bom apetite.