Doces simples e gostosos são aqueles que melhor combinam com as mesas de festinha de aniversário, e além dos brigadeiros e beijinhos, o novo sucesso para você será o doce de caju.
Basta 4 ingredientes e você tem à disposição um docinho delicioso com o gostinho ácido do caju.
Boa leitura.
Delícia oriunda do engenho
A colonização do Brasil foi marcada pela exportação de madeira do pau-brasil e pelas plantações de cana de açúcar que deram origem aos engenhos espalhados por todo país.
Esses locais forneciam açúcar e melaço em abundância, somado a quantidade expressiva de pés de caju, combinar tudo isso foi algo natural e foi o que originou o docinho que consumimos até hoje.
Também era uma forma de preservar o caju por mais tempo, pois também já se fazia compota, pasta e até em barra, por ser prático de se levar nas viagens, o que provavelmente serviu para espalhar o doce de caju por todo país.
Receita de doce de caju
A receita mais tradicional leva apenas 3 ingredientes, mas acredite, o cravo-da-índia dá um sabor todo especial, pois harmoniza tanto com o dulçor do açúcar quanto com a acidez do caju, experimente.
Ingredientes
- Cravo-da-Índia 10 unidades
- Água 1 1/2 litros
- Açúcar 500 gramas
- Caju 20 unidades
Como fazer doce de caju
- Primeiro, lave bem os cajus. Depois, tire a castanha, descasque e reserve.
- A calda é feita com a água e o açúcar até borbulhar e ficar mais grossinha tipo de pudim.
- Faça furos no caju com um palito e, delicadamente, esprema a fruta levemente, retirando o excesso do suco. Esse passo é importante para que o caju absorva bem a calda do doce.
- Depois de espremer, coloque os cajus um a um dentro da calda, que não deve ser retirada do fogo.
- Acrescente o cravo e cozinhe em fogo baixo por cerca de 1 hora, até que o doce fique bem dourado.
- Se necessário vá adicionando água bem aos pouquinhos.
Para uma versão mais saudável do doce, escolha um açúcar mais natural como demerara ou até equilibre com parte de açúcar e outra de mel. Opte por ingredientes orgânicos, sazonais e de produtores locais para ter cajus carnudos, livre de agrotóxicos pós colheita e com bastante caldo.
Aproveite para fazer outros docinhos de frutas ácidas, pois são uma ótima combinação:
Polpa gostosa e castanha nutritiva
O caju é riquíssimo em nutrientes como a vitamina C, A, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina) e vitamina B3 (niacina). Não só isso, ainda podemos destacar as vitaminas B6, folato, vitamina E (alfa-tocoferol) e vitamina K (filoquinona).
Todas essas vitaminas auxiliam a saúde neurológica e potencializam as defesas do nosso organismo.
Isso para falar só da polpa, pois se considerarmos também a deliciosa castanha, você tem uma fonte de ácido oleico, que é uma gordura bem mais saudável. Por isso, as castanhas de caju são um ótimo snack para consumir no meio do dia.
Aliás, as vitaminas do complexo B auxiliam a saúde neurológica. Enquanto as outras vitaminas potencializam as defesas do corpo contra agentes externos.
Aproveite mais do caju
Além de rico em nutrientes, o caju também é incrível em sabor e podemos extrair dele desde um suco até uma receita completa.
Venha ver algumas opções ótimas para usar o caju no seu dia além desse doce incrível.
Frapê de Caju
O suco de caju como você conhece, só que ainda mais gostoso e cremoso.
O leite condensado combina muito com a acidez do caju e isso equilibra o sabor desse frapê, deixando cremoso e muito refrescante
Leite de castanha de caju
Pegue as castanhas que não usou no doce nem no frapê e faça um leite 100% vegano mas muito gostoso.
Não só os veganos, mas também para quem possui alguma restrição alérgica contra a proteína do leite, essa opção é perfeita.
Basicamente é castanha de caju e água, pronto, tenha um leite vegano para beber e usar em outras receitas que precisem do ingrediente.
Mousse de Caju
Sobremesa rebuscada cremosa com toque crocante da castanha, essa mousse de caju é uma explosão de sabor.
Use o suco de caju, de preferência extraído na hora, para ter um sabor bem intenso na sua mousse e capriche nas castanhas para dar toda a crocância que este prato merece.
Enfim, o caju é um ingrediente que tem muita identificação com o Brasil, por isso tantas receitas envolvendo a fruta surgiram aqui.
É o caso do doce de caju que está entre nós há séculos e ainda continua simples de preparar e incrivelmente delicioso.
Experimente fazer em casa para servir nas festinhas e nos conte o que achou.
Bom apetite.