Faça um filé à parmegiana digno de chef

Publicada em: 29/03/2021 16:38

Um bom filé à parmegiana é aquela receita para surpreender a todos e que dá para fazer de uma forma prática, sempre focando em bons ingredientes (pois é isso que faz diferença no preparo).

Essa receita ainda é muito versátil, você pode adaptá-la e fazer parmegiana de contra filé, frango, peixe ou até berinjela.

Boa leitura.

Filé a parmegiana

Origem italiana

Assim como várias outras receitas maravilhosas, a origem do filé à parmegiana vem da Itália, mas muito diferente do que temos hoje.

Originalmente era feita com berinjela, ou seja, já temos uma versão vegetariana que você também deve experimentar. 

A princípio, o preparo era o seguinte: Camadas de finas fatias de berinjela, fritas em azeite, depois cobertas com delicioso molho de tomates frescos e muito queijo parmesão, temperos e ervas, então levavam ao forno a lenha com mais queijo por cima, e assim tinham a chamada “Parmigiana di melanzane” ou berinjela à parmegiana, em bom português.

Ah, e apesar do que o nome sugere, esse preparo não veio de Parma, mas sim das províncias ao sul da Itália, mais precisamente da Sicília e Campagna, e foi se espalhando pelo país. Quando começou a imigração dos italianos, a receita enfim ganhou o mundo.

Aqui no Brasil, foi rapidamente adaptada para o uso de filé bovino, suíno e peixes além da berinjela.

E para receita de hoje, vamos com a receita de filé mignon a parmegiana, deliciosa e prática, digna dos melhores restaurantes.

Ingredientes

  • 10 filés de filé mignon
  • 2 unidades de ovo
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de açúcar
  • 10 fatias de mussarela
  • 1 caixa de extrato de tomates
  • farinha de rosca a gosto
  • farinha de trigo a gosto

Como Fazer 

  1. Primeiro vamos empanar  os filés no ovo e farinha de rosca. Não precisa cortar em bifes muito finos, pense que eles vão para o forno e não podem ficar tão secos.
  2. Tempere a farinha com sal e pimenta (ou que mais preferir) e passe os bifes nessa farinha de trigo.
  3. Bata ligeiramente os ovos (dois ou mais) com uma pitadinha de sal e passe os bifes nessa mistura. Pode usar um pouquinho de água também.
  4. Depois passe os bifes na farinha de rosca, uma dica para turbinar é usar a farinha panko que fica ainda mais crocante.
  5. Faça com que a massa fique bem aderida aos bifes, se precisar empane mais de uma vez.
  6. Frite os bifes, deixe-os em papel toalha ou em uma grade para que sequem bem e coloque-os em uma fôrma refratária.
  7. Faça um molho com extrato de tomate com uma pitadinha de açúcar, ou se quiser faça um molho caseiro também, e coloque sobre os filés. O melhor sempre será o seu próprio molho de tomates.
  8. Cubra-os com as fatias de mussarela e coloque no forno por aproximadamente 10 minutos.
  9. Pode ser queijo prato e recomendo polvilhar queijo parmesão ralado antes de gratinar.

Batata acompanha?

Tem coisa melhor do que parmegiana com batata frita? 

Então para acompanhar seu filé à parmegiana, vamos deixar algumas dicas de receitas para você.

Batatas fritas palito, bem sequinhas e crocantes combinam bem e você pode fazer ambas na airfryer, sobre a qual já demos dicas ótimas por aqui.

Pode fazer também no formato de chips, bem sequinhas e também pode usar batata doce tão deliciosas quanto e menos calóricas.

Recomendamos que você use a airfryer para mais praticidade e mais crocância nas batatas.

Enfim, você tem agora a receita completa para preparar um belo filé a parmegiana digno dos melhores restaurantes e ainda uma batatinha frita de acompanhamento. 

Ainda pode preparar um arroz branco bem soltinho, que estará pronto a sua refeição simples e completa, com todo espaço para esse filé a parmegiana brilhar muito,

Depois de pronto, mande para gente publicar aqui.

Bon appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: