Um bom filé à parmegiana é aquela receita para surpreender a todos e que dá para fazer de uma forma prática, sempre focando em bons ingredientes (pois é isso que faz diferença no preparo).
Essa receita ainda é muito versátil, você pode adaptá-la e fazer parmegiana de contra filé, frango, peixe ou até berinjela.
Boa leitura.
Origem italiana
Assim como várias outras receitas maravilhosas, a origem do filé à parmegiana vem da Itália, mas muito diferente do que temos hoje.
Originalmente era feita com berinjela, ou seja, já temos uma versão vegetariana que você também deve experimentar.
A princípio, o preparo era o seguinte: Camadas de finas fatias de berinjela, fritas em azeite, depois cobertas com delicioso molho de tomates frescos e muito queijo parmesão, temperos e ervas, então levavam ao forno a lenha com mais queijo por cima, e assim tinham a chamada “Parmigiana di melanzane” ou berinjela à parmegiana, em bom português.
Ah, e apesar do que o nome sugere, esse preparo não veio de Parma, mas sim das províncias ao sul da Itália, mais precisamente da Sicília e Campagna, e foi se espalhando pelo país. Quando começou a imigração dos italianos, a receita enfim ganhou o mundo.
Aqui no Brasil, foi rapidamente adaptada para o uso de filé bovino, suíno e peixes além da berinjela.
E para receita de hoje, vamos com a receita de filé mignon a parmegiana, deliciosa e prática, digna dos melhores restaurantes.
Ingredientes
- 10 filés de filé mignon
- 2 unidades de ovo
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de açúcar
- 10 fatias de mussarela
- 1 caixa de extrato de tomates
- farinha de rosca a gosto
- farinha de trigo a gosto
Como Fazer
- Primeiro vamos empanar os filés no ovo e farinha de rosca. Não precisa cortar em bifes muito finos, pense que eles vão para o forno e não podem ficar tão secos.
- Tempere a farinha com sal e pimenta (ou que mais preferir) e passe os bifes nessa farinha de trigo.
- Bata ligeiramente os ovos (dois ou mais) com uma pitadinha de sal e passe os bifes nessa mistura. Pode usar um pouquinho de água também.
- Depois passe os bifes na farinha de rosca, uma dica para turbinar é usar a farinha panko que fica ainda mais crocante.
- Faça com que a massa fique bem aderida aos bifes, se precisar empane mais de uma vez.
- Frite os bifes, deixe-os em papel toalha ou em uma grade para que sequem bem e coloque-os em uma fôrma refratária.
- Faça um molho com extrato de tomate com uma pitadinha de açúcar, ou se quiser faça um molho caseiro também, e coloque sobre os filés. O melhor sempre será o seu próprio molho de tomates.
- Cubra-os com as fatias de mussarela e coloque no forno por aproximadamente 10 minutos.
- Pode ser queijo prato e recomendo polvilhar queijo parmesão ralado antes de gratinar.
Batata acompanha?
Tem coisa melhor do que parmegiana com batata frita?
Então para acompanhar seu filé à parmegiana, vamos deixar algumas dicas de receitas para você.
Batatas fritas palito, bem sequinhas e crocantes combinam bem e você pode fazer ambas na airfryer, sobre a qual já demos dicas ótimas por aqui.
Pode fazer também no formato de chips, bem sequinhas e também pode usar batata doce tão deliciosas quanto e menos calóricas.
Recomendamos que você use a airfryer para mais praticidade e mais crocância nas batatas.
Enfim, você tem agora a receita completa para preparar um belo filé a parmegiana digno dos melhores restaurantes e ainda uma batatinha frita de acompanhamento.
Ainda pode preparar um arroz branco bem soltinho, que estará pronto a sua refeição simples e completa, com todo espaço para esse filé a parmegiana brilhar muito,
Depois de pronto, mande para gente publicar aqui.
Bon appetit!