Estrogonofe: o jeito mais brasileiro de ser russo!

Publicada em: 27/03/2021 10:30

Estrogonofe, strogonoff ou stroganov é um prato típico russo. Se você parar para prestar atenção na palavra, vai ver o quão estranha ela é, assim como boa parte da cultura russa é desconhecida pelo brasileiro. Mas diferente dos hábitos do pessoal de Moscou, o estrogonofe é um prato não só muito conhecido como amado, no Brasil. Tanto que você encontra em muitos restaurantes, congelado em supermercados e provavelmente é uma das melhores opções para se pedir de almoço no delivery.

Mas para quê comprar um estrogonofe se você pode fazê-lo em casa com muita facilidade?

Não é porque é um prato original do outro lado do mundo que vai ser muito difícil de fazer ou que vai ter ingredientes impossíveis de se comprar. E o estrogonofe é o melhor exemplo disso: carne, creme de leite e extrato de tomate, claro, sem contar os temperos. E mais, quer ver que você consegue fazer mais da culinária russa aí na sua casa?

Estrogonofe: o jeito mais brasileiro de ser russo!

Veja nossas receitas especiais

Shashlyk

O shashlyké basicamente um espetinho de carne de cordeiro com legumes servido com algum molho que pode ser de romã. Como uma boa receita russa, vale flambar com vodca quando o espeto estiver quase pronto. 

Salada de batata ou salada russa

Essa receita foi criada por um chef francês em Moscou, mas é o que chamamos de maionese com batata ou salada de batata. Nada de novo sob o sol.

Sopa Borscht

Se faz frio: sopa. A borscht, no caso, deliciosa de tomate com beterraba e muitos outros legumes que você possa querer colocar. Variada e muito saudável.

Mas vamos à receita russa protagonista, o nosso estrogonofe. Para ele você vai precisar de uma carne macia, como coxão mole e mignon, já que o prato todo tem essa textura quase cremosa. Com a carne cortada em cubinhos, só o que você precisa fazer é refogar cebola e alho como em vários outros pratos, logo depois o cogumelo-paris ou champignon, e então a carne com um pouco mais de óleo para fritar.

Nesse ponto valem duas dicas: quanto mais quente estiver o óleo, menos água a carne vai soltar, deixando sua textura ainda mais gostosa. A segunda (mais uma sugestão do que dica), é flambar essa mistura. Pode ser feito com uísque ou vodca, mas o mais utilizado é o conhaque, que vai ter mais presença do que as outras duas bebidas. Como é um processo que levanta bastante a chama da sua frigideira, tome muito cuidado.

Feito isso, só acrescentar o extrato ou molho de tomate (ketchup também, por que não?) e então o creme de leite. Com um pouquinho de sal e pimenta do reino em cada etapa, nesse momento você já deve ter um estrogonofe maravilhoso para ser acompanhado de um arroz bem soltinhoe uma batata palha bem crocante. 

 A carne que não cabe no bolso

Se está ruim de comprar essas carnes macias para fazer seu estrogonofe, você pode sempre variar com o frango (que muitas vezes é até mais comum) ou frutos do mar como o camarão! Se você é vegetariano, pode fazer até com palmitoque vai ficar sensacional.

Coloque esse prato tão simples e delicioso na sua alimentação e aproveite para conhecer ainda mais culinárias de outros países. Vai continuar se surpreendendo e se divertindo na cozinha!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: