Quem é amante de doces sabe que a sobremesa é a melhor hora da refeição, ainda mais quando o prato é um belo pudim.
De pão, chocolate, leite condensado, não importa, a certeza é que esse é um preparo que sempre fica irresistível, e hoje escolhemos uma versão de pudim de capuccino unindo o sabor do café com o a massa lisinha e gostosa dessa sobremesa icônica.
Vem aprender esse passo a passo.
Boa leitura.
Pudim ou flan? Conheça as semelhanças e diferenças
Estamos falando de dois tipos de preparo muito semelhantes em consistência e textura, mas há diferenças básicas a serem observadas.
Primeiro que o flan é mais antigo, sendo preparado na Roma Antiga, no século I antes de Cristo, e era uma mistura de mel, ovos, leite e até uma pitada de pimenta.
A textura do flan também é mais semelhante a da gelatina e não é tão cremosa quanto a do pudim.
O pudim já foi uma criação mais a frente, na Inglaterra do século XVIII, onde se tem relatos da palavra pudding em livros de receitas da época, só que estes eram um preparo salgado, que até hoje pode ser encontrado em bares por Londres pelo nome de black pudding que é um preparo feito com sangue de porco, muito semelhante a morcela espanhola ou o chouriço brasileiro.
A versão doce veio depois, provavelmente em Portugal, que pegou o nome pudding pensando mais na consistência do que no sabor.
Receita de pudim
Foi essa versão portuguesa que chegou ao Brasil, e na época como não existia o leite condensado, era preparado com leite e bastante açúcar para chegar num resultado semelhante.
Essa versão sabor cappuccino é ainda mais distinta e tem um sabor único, sem dúvidas vai ter surpreender.
Vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Leite condensado 1 lata
- Leite 2 latas
- Ovo 4 unidades
- Chocolate em pó 1 xícara (chá)
- Café solúvel em pó 1 colher (sopa)
Como fazer pudim
- Bata bem todos os ingredientes no liquidificador.
- Coloque em uma fôrma caramelizada e leve para assar no microondas, por 15 minutos em potência alta.
Escolhemos uma opção para fazer no microondas para você ter mais praticidade sem abrir mão do sabor.
Falando em sabores, temos outras versões do pudim para você completar o seu repertório, confira:
A tática para deixar lisinhos seus pudins
Há quem não se importe com os furinhos do pudim e ache até que é neles que está o charme da receita, e está tudo bem.
No entanto, a intenção aqui é que você entenda o porquê isso acontece para ter nas próprias mãos a decisão de como você quer seu resultado: lisinho ou com furinhos.
Primeiro vamos entender o que formam os tais furinhos: basicamente é o ar que se incorpora à massa ao bater no liquidificador. Quando o doce vai ao forno em alta temperatura, esse oxigênio sai e deixa um furinho para trás.
Pode acontecer também de gotículas de água ficarem na forma ou caírem na massa e o mesmo princípio ocorre formando bolhas que viram furos.
Para evitar isso há duas técnicas: a primeira é bater a massa na mão, com ajuda de um fouet, observando até notar que não ficaram bolhas e os ingredientes foram bem incorporados. O segundo passo é cozinhar mais lentamente, se possível em banho maria, assim ocorre o cozimento por igual, o que diminui as chances de ter bolhas de ar e furinhos no pudim.
Porém é bom lembrar que alguns furinhos não interferem nem no sabor nem na textura do seu pudim, então não deixe que isso te impeça de pôr a mão na massa e fazer essa versão de cappuccino que é simplesmente incrível.
Faça uma calda de chocolate ou mesmo um brigadeiro que casa perfeitamente com essa receita.
Bom apetite.