Dicas para guardar e salvar seus ingredientes

Publicada em: 21/10/2021 15:33

Quanto mais cresce o gosto pela cozinha, mais queremos experimentar e cozinhar coisas novas e isso significa comprar muitos produtos diferentes! Receitas com frutas, legumes e temperos mostram o quanto podem ser variadas e diferentes. Porém, comprar muitos ingredientes requer organização na cozinha, até porque não queremos desperdiçar nada, né?

Para te ajudar com essa organização e mais dicas para preservar melhor seus alimentos, evitar o desperdício e, com isso, economizar enquanto come bem e se diverte, o CyberCook preparou essa matéria!

Confira

Dicas para guardar, e salvar, seus ingredientes

Primeiro que vence

Nos restaurantes existe uma regra básica para organização de estoque, tanto o seco quanto o das geladeiras e freezers. Essa regra se chama PVPS e significa “primeiro que vence, primeiro que sai”. Ou seja, os produtos com data de validade próxima precisam ser utilizados antes de outros que conseguem sobreviver mais tempo nas prateleiras. Porém, essa técnica não é exclusiva de restaurantes, nem de quem tem um estoque grande de comida em casa. Na verdade, é uma ótima ideia para o nosso dia a dia.

Potes coloridos

Por exemplo, você pode definir o que vai em cada pote de acordo com a cor das tampas, e com isso ter mais controle do que você usou ou precisa usar, como aquela cebola picada de anteontem ou a inteira que já está há algum tempo na geladeira.

Para isso, os produtos da Tupperware® são perfeitos, já que além de muito coloridos, eles também podem ser escuros ou transparentes, o que faz muita diferença: potes transparentes são bons para produtos que não sofrem com a incidência de luz como grãos, massas, bolachas, queijos. Já os potes escuros ajudam as frutas e legumes a sobreviver mais tempo na sua geladeira. 

No programa Minhas Recompensas do Carrefour,, você pode resgatar os produtos Tupperware®. Confira!

Na era do gelo

Sabemos que o freezer é um dos maiores amigos do armazenamento, mas nele mora um perigo escondido!

Se você tem aquele saco de peitos de frango no seu freezer e toda vez descongela todos para comer um, então saiba que você está contribuindo para a proliferação de bactérias no seu frango. Não é legal descongelar e congelar muitas vezes o mesmo ingrediente, então uma boa ideia é, assim que comprar, separar em porções e só descongelar o que for comer. 

A Tupperware® tem uma linha específica para o freezer, com potes de vários tamanhos e cores para te ajudar com o PVPS.

O Carrefour também tem um blog com várias dicas para sua casa e cozinha. Não deixe de conferir!

Dicas para guardar, e salvar seus ingrediente

Dicas rápidas

Se o seu PVPS não está tinindo ainda, aqui algumas dicas para salvar seus alimentos:

Cenoura murcha e enrugada?

É só colocá-la em um pote de água e no dia seguinte ela estará crocante de novo.

Suflê de Cenoura com Parmesão

Aproveite e faça essa receita deliciosa de suflê de cenoura

Não sabe onde colocar as fatias de tomate ou pepino?

Coloque em um pote com papel toalha embaixo, vão durar bem mais.

Salada Grega com Cogumelos

Que tal essa receita de salada grega com cogumelos

Seus ovos estão de cabeça para baixo?

Se você guardar os ovos com as pontas para baixo eles também tendem a durar mais. E lembre-se, não vale a pena lavá-los antes de guardar.

Ovo Pochê

Aí você já aproveita e faz esse ovo poché!

Seu frios estão frios?

Eles recebem esse nome por um motivo: precisam ser armazenados na parte de cima da geladeira, a mais fria! Uma boa ideia é comprar presunto, mussarela e etc em peças, ralar e congelar. Assim você consegue utilizar em partes e eles duram bem mais tempo!

Aproveite o que sobrou

Uma das ferramentas que o CyberCook te oferece com orgulho é o Aproveite o que Sobrou. Em todas as receitas você encontra esse botão que te ajuda a pesquisar outras receitas apenas com os ingredientes que você não usou por completo! É uma mão na roda impressionante!

Aproveite essas dicas, passe a aplicar o PVPS na sua cozinha e veja tudo render mais: dinheiro, tempo e sabor! Não se esqueça de participar do Minhas Recompensas e conferir toda a linha de produtos da Tupperware®!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: