Dicas infalíveis de como fazer vinagrete e outros acompanhamentos para churrasco

Publicada em: 14/04/2021 17:30

Um bom churrasco precisa preencher alguns pré-requisitos: carne no ponto, bebidas geladas e acompanhamentos bem feitos. Desses, queremos destacar muito o molho vinagrete, pois é o mais inclusivo do evento, agrada a todo mundo e é simples de fazer. Mas com nossas dicas vai ficar ainda melhor.

É vinagrete ou à campana?

Realmente existe essa discussão forte, entre os que dizem que o “à campana” é só um vinagrete mais incrementado e outros que dizem que é a mesma coisa só com nomes diferentes, e no fim ninguém está 100% certo e nem inteiramente errado.

Na verdade, o que temos aqui no Brasil é uma mistura de culturas que gerou um prato próprio nosso. O vinagrette original, podemos dizer, é o francês, feito com mostarda dijon, azeite e vinagre, e não leva tomate, é apenas um molho para saladas mesmo. Por aqui, a gente pegou essa ideia de um molho ácido, com azeite e vinagre, acrescentamos o tomate, a cebola e as ervas picadinhas para dar mais sabor, e fizemos a nossa versão. 

Dicas infalíveis de como fazer vinagrete e outros acompanhamentos para churrasco

Em resumo, pegamos o preparo de um molho à campana e o nome do molho chique da França e criamos o nosso brasileiríssimo vinagrete, que inclusive nos Estados Unidos é conhecido como brazilian sauce pois é muito comum nas stakehouses brasileiras que tem por lá.

Chame de à campana, vinagrete ou como quiser, mas faça direito, e para isso, conte com a ajuda da nossa receita:

Ingredientes

  • 2 unidades de tomate
  • Cheiro-verde a gosto
  • 1 unidade de cebola
  • 1/2 xícara (café) de vinagre branco
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 xícara (café) de água
  • Sal a gosto

Como Fazer

  1. Em uma vasilha, misture delicadamente todos os ingredientes.
  2. Sirva a seguir.

Os passos são bem simples mesmo, por isso que o diferencial de um bom vinagrete está na qualidade dos ingredientes utilizados. Escolha bons tomates e um bom azeite extra virgem, dessa forma você já terá meio caminho andado para um molho saborosíssimo que vai roubar a cena no churrasco.

Acompanhamentos para um churrascão completo

O vinagrete é um dos acompanhamentos mais clássicos e gostosos do churrasco, isso ninguém discute. Agora, se quer ter um evento completão mesmo, é importante levar em consideração outros preparos que combinam muito com a carne na brasa.

Separamos três receitas bem tradicionais e simples para você preparar no seu próximo churrasco.

Pão de alho

Essa iguaria é bem brasileira e é bem simples de fazer.

Ainda é uma ótima forma de aproveitar aquele pão francês dormido que tá aí sobrando, rechear com o saboroso creme de alho e levar para brasa.

Capriche no limão e nas especiarias para dar um sabor a mais ao creme de alho com um toque de acidez, recheie generosamente os pães e leve para churrasqueira, no lugar menos quente, para assar sem queimar. 

Sirva quentinho e veja todos se deliciarem com essa maravilha de pão de alho.

Pão de alho

Mandioca frita

Combine a suculência das carnes com a crocância dessa mandioca bem fritinha e desmanchando por dentro.

Para ter mais praticidade no seu churrasco, utilize a airfryer para fritar estas mandiocas, que ficarão super crocantes e prontas rapidamente para você servir com a carne e o vinagrete acompanhando.

Mandioca frita

Farofa caseira

Outro prato indispensável para um bom churrasco é a farofa. 

Essa receita caseira é simples, gostosa e muito prática de fazer.

O preparo é o básico, mas fique livre para incrementar colocando por exemplo calabresa em cubinhos, assim sua farofa vai ficar divina, digna de fazer parte dos melhores eventos.

Farofa caseira

Polenta frita

Para finalizar, queremos deixar uma dica de acompanhamento para churrasco, que no nordeste é muito consumida: a polenta frita.

Prepare uma massa caprichada nos temperos para agregar muito sabor ao fubá, depois que endurecer sua polenta, fatie em palitos e frite em óleo bem quente, dos dois lados para ficar muito crocante por fora, com uma deliciosa crostinha dourada, e por dentro, com toda a maciez e sabor do fubá.

Polenta frita

Enfim, para o seu churrasco de final de semana, aposte no simples e bem feito, assim não tem erro e acaba agradando muito mais. Um vinagrete bem feito vai bem até com um prato simples de arroz branco, imagina então com uma carne na brasa assada ao ponto, super suculenta e ainda com outros acompanhamentos tão gostosos quanto. 

Será uma refeição completa no seu churrasco.

Experimente este vinagrete e os outros acompanhamentos e conte como seu churrasco melhorou depois deles.

Bon appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: