Dicas de limpeza eficiente com ingredientes de cozinha

Publicada em: 04/08/2021 17:16

As receitas de pratos deliciosos são nosso carro chefe, mas não podemos negar que tem aquela parte chata do dia-a-dia que atrapalha bastante:  a limpeza.

A dificuldade não é só com a louça em si, mas também quando a gordura se acumula ali no fogão e faz com que a gente nem queira olhar para ele,pois sabemos o calvário que vai ser se livrar da sujeira.

Por isso, hoje vamos trazer receitas diferentes que vão servir para ser a sua mão amiga na hora das limpezas leves e até as mais pesadas.

Boa leitura.

Bicarbonato de sódio e vinagre, a parceria perfeita para limpeza

Essa combinação do bicarbonato de sódio com a acidez do vinagre causa uma reação química poderosa, daquelas que vemos na época da escola, e pode ser aplicada na limpeza de vários móveis da nossa casa e até mesmo de pisos e azulejos.

Por exemplo, aqueles panos de prato já bem sujos podem ser limpos com uma solução de bicarbonato de sódio, sabão em barra ralado, vinagre e água morna, que vão deixá-los branquinhos, como novos. Essa mesma mistura serve para limpar a gordura dos ralos da pia e do banheiro.

Isso nos mostra que bicarbonato de sódio e vinagre são inimigos naturais da gordura, então para aquelas panelas de fritura pesada, você pode polvilhar em cima das manchas de gordura com um pouquinho de detergente e botar para ferver. Depois é finalizar com a esponja e sua panela vai ficar como nova.

Uma última dica com bicarbonato de sódio é usar para tirar odores, como por exemplo quando algo estraga na geladeira, basta colocar um recipiente aberto com uma boa quantidade do ingrediente e deixar por um tempo, isso vai neutralizar o cheiro ruim.

Limpando com ingredientes inusitados

Alguns ingredientes do dia-a-dia podem ser grandes aliados na hora da limpeza.

O bicarbonato de sódio é algo que muita gente já conhece, mas tem alguns que com certeza vão te surpreender.

Formas de Usar limão na limpeza do dia-a-dia

Formas de Usar limão na limpeza do dia-a-dia

O limão com toda sua acidez é ingrediente que vai bem nas receitas doces e nas salgadas, dando sempre um toque cítrico aos preparos.

Essa mesma acidez também é aliada na hora da limpeza, pois é uma boa forma de amolecer gordura incrustada. 

Uma dica para o churrasco, por exemplo, é com a grelha ainda quente, pegar meio limão e passar por toda superfície, isso solta toda a gordura e facilita a limpeza depois.

Essa mesma dica serve para limpar a pia e o ralo, pois deixando o limão agir você remove facilmente resíduos de gordura.

Outra boa utilidade é eliminar odores, basta deixar metade de um limão na sua geladeira por exemplo para eliminar mau cheiro de alimentos que estragaram lá dentro. 

Isso vale também para o cesto de lixo da cozinha e do banheiro, coloque cascas de limão lá dentro para neutralizar o mau cheiro.

Consulte a receita

Use cerveja na limpeza doméstica

Use cerveja na limpeza doméstica

Esse talvez seja o mais inusitado, mas realmente a cerveja pode ser um bom agente de limpeza em algumas ocasiões.

As propriedades da bebida podem funcionar bem como lustra móveis, pois dão um bom brilho à madeira. A dica é testar numa parte pequena e ver o resultado, mas nos testes que vimos, sempre funciona bem.

Outra função incrível é limpar jóias.

Anéis de prata limpos com um pouquinho de cerveja numa flanela vão ficar brilhando, parecendo novos.

Então, quando sobrar uma cervejinha do churrasco (se é que sobra, rs) reserve para essas pequenas limpezas do dia-a-dia.

Consulte a receita

Bicarbonato de sódio contra tudo

Bicarbonato de sódio contra tudo

Para fechar, vamos voltar ao bicarbonato de sódio mais uma vez, pois realmente este ingrediente é obrigatório ter na sua dispensa. Além de custar pouco, pode ser usado em algumas receitas e vai ser uma mão na roda na hora da limpeza.

De todos os usos que já mencionamos no início, o último que queremos ressaltar é para limpeza do microondas que é uma tarefa bem chata de fazer, mas com auxílio do bicarbonato de sódio, sua vida vai mudar. 

Basta colocar em um recipiente uma colher de bicarbonato de sódio e espremer um limão ou um pouco de vinagre. Ligue o equipamento por alguns minutos (de 3 a 5 dependendo da potência) e depois é esperar esfriar e passar um pano úmido, pois toda gordura vai estar soltinha e vai sair com toda facilidade do mundo.

Consulte a receita

Esperamos que essas dicas ajudem a facilitar sua vida na hora da limpeza e que sobre mais tempo para você usar os ingredientes em preparos deliciosos.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: