Culinária Francesa: técnicas e receita para conhecer!

Publicada em: 22/10/2019 19:10

A culinária francesa além de clássica, é uma das mais tradicionais cozinhas do mundo. Com receitas e técnicas únicas, podemos sempre aprender algo novo quando procuramos conhecer um pouco mais dessa escola gastronomica.

Duas técnicas francesas muito famosas são o Bouquet Garni e o Mirepoix. O nome francês pode assustar, mas são formas de aromatizar e dar sabor aos alimentos. É até possível que você já as conheça por algum outro nome, como “fundo de legumes” ou “ramo de cheiros”, mas caso nada disso seja familiar, o CyberCook vai te explicar melhor!

Bouquet Garni

bouquetgarni/cybercook

Como o nome já sugere, estamos falando de um buquê de ervas! Exatamente como um buquê de noiva, o bouquet garni é uma mistura de ervas amarradas que ao ser colocado nas panelas de sopas, caldos, ensopados etc., dá sabor e aroma.

O tradicional buquê leva apenas tomilho, louro e salsa, mas é possível acrescentar as ervas que quiser e fazer sua própria combinação. A depender do prato, é possível fazer um buquê que fique de acordo com o que prepara, por exemplo: para peixes e aves é indicado usar tomilho, salsinha, sálvia e cebolinha. Para carne bovina, tomilho, alecrim, louro, salsão e alho-poró.

bouquetgarni/cybercook

A quantidade que deve ser usada no seu buquê não precisa ser muita, apenas alguns talos e ramos são o suficiente para dar sabor ao seu prato! Lembre de usar o bouquet garni direto no cozimento ou fazendo uma infusão, como um chá, caso esteja fazendo apenas um caldo. Após o caldo ficar pronto, pode retirá-lo da panela.

Mirepoix

mirepoix/cybercook

Cenoura, cebola e aipo. São esses três ingredientes que formam o fundo de legumes ou Mirepoix. O sabor e o aroma ficam presentes, mesmo quando ao final do cozimento, os vegetais são retirados e o caldo, coado.

A cenoura é a responsável pela sabor doce que fica no caldo, enquanto o aipo e cebola deixam seus cheiros característicos no aroma. Mas, caso essa junção não seja a ideal para você, tudo é conversável! A base do Mirepoix pode ser alterada de acordo com o preparo no qual ele vai ser incorporado, por exemplo, em um arroz caldoso, é possível usar até osso de costela! Esse caldo é versátil e não precisa ser tão cuidadoso ao prepará-lo, cortes rústicos, sem muita uniformidade, são bem-vindos, mas fique atento ao tempo de preparo.

mirepoix/cybercook

Agora que você já conhece essas duas técnicas da culinária da França, que tal experimentar uma receita clássica francesa? O Ratatouille não é só aquele desenho da Disney, mas é um prato tradicional e muito saboroso conhecido em todo o mundo! Esse ensopado de legumes agrada a todos e é considerada uma comfort food. Experimente em casa e conta pra gente o que achou!

Ratatouille

ratatouille/cybercook

 

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: