Conheça a textura aveludada e saborosa do Shimeji

Publicada em: 09/11/2021 11:27

Uma das melhores opções de proteína não animal é o shimeji. Esse tipo de cogumelo carnudo e saboroso, já muito apreciado na cozinha japonesa, pode combinar com alguns preparos clássicos ocidentais.

Confira algumas curiosidades desta delícia e também a receita de preparo ideal.

Boa leitura.

Shimeji Refogado

Maravilhas do shimeji

Altamente nutritivos, os cogumelos do tipo shimeji são também deliciosos, por isso são recomendados para fazer parte da sua dieta no dia a dia, mesmo complementando ou substituindo a proteína animal.

Aliás, diferente do que muitos dizem, o shimeji e os cogumelos em geral não são vegetais, na verdade eles fazem parte da família dos fungos. Por isso, nem todo cogumelo é comestível, sendo algumas espécies alucinógenas e até venenosas, então jamais saia pegando qualquer cogumelo na natureza e comendo, pois pode ser muito perigoso.

No Brasil os mais consumidos e que são 100% seguros são os do tipo champignon, shitaki e shimeji, sendo os dois últimos mais associados à culinária japonesa, porém hoje em dia vem invadindo outros preparos, principalmente versões veganas de pratos icônicos.

Portanto, aprender uma boa receita para preparar shimeji e combinar com outros preparos é uma ótima opção para intercalar com carne ou mesmo complementar seu consumo de proteínas de forma mais variada.

Receita de shimeji

Para a receita de shimeji Comprar os ingredientes de hoje, resolvemos apostar nas origens e trazer um preparo no estilo asiático, com bastante shoyu para saborizar e uma pitada de saquê para trazer ainda mais sabor a esse refogado.

Cebolinha e salsinha são a vontade, porém na manteiga é bom caprichar pois vai dar uma tostada nos shimeji liberando aquele sabor caramelizado incrível.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Shoyu 5 colheres (sopa)
  • Saquê mirin 2 colheres (sopa)
  • Manteiga 50 gramas
  • Shimeji 200 gramas
  • Cebolinha Verde a gosto

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer shimeji

  1. Em uma frigideira, acrescente a manteiga até que esteja bem quente.
  2. Adicione o shimeji e mexa delicadamente até que ele murche.
  3. Em seguida, coloque o saquê e o molho de soja.
  4. Cozinhe por mais alguns minutos para que o álcool evapore e apague o fogo.
  5. Decore com cebolinha picada e sirva.

Shimeji Refogado com Saquê

Mais receitas de shimeji

Diferenças shimeji e shitake

No nosso dia a dia o cogumelo mais presente em pratos brasileiros com certeza é o champignon que vai naquele strogonoff especial, já o shitake e o shimeji, aparecem mais nos restaurantes japoneses, servidos na manteiga como explicamos na receita acima.

Porém, muita gente que gosta dessa iguaria confunde os dois tipos de prato, o que é compreensível, já que shitake e shimeji são partes de uma mesma espécie de cogumelo.

Por convenção, chamamos de shimeji os talos finos e longos do cogumelo, e normalmente ele é utilizado nos preparos que demandam uma textura mais fibrosa e aveludada, por isso é servido em porções na manteiga, podem também servir de recheio para temakis, pastéis e pizzas, pois sua consistência lembra muito a da carne bovina desfiada.

Já o shitake trata-se das cabeças do cogumelo, em geral possui uma textura bem mais firme e tem um tamanho maior, com cerca de 4 a 10 centímetros de circunferência. Ele é mais seco, portanto de sabor mais intenso, funciona bem em caldos pois libera muito sabor ao prato.

Enfim, seja shitake, shimeji ou mesmo nosso champignon tradicional, o fato é que agregar cogumelos a sua alimentação será mais uma fonte nutritiva de proteínas que vão contribuir para o seu bem estar, e quem sabe auxiliar num consumo mais consciente de carne animal.

Experimente essa receita de shimeji para pôr em prática uma Segunda Sem Carne por exemplo.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: