Como fazer pasta de amendoim tradicional e low carb

Publicada em: 28/10/2021 11:16

Cada vez mais a popularidade da pasta de amendoim vem aumentando aqui no Brasil, principalmente por cair nas graças de quem busca uma dieta, pois é uma opção low carb, com poucas calorias e muito gostosa.

Por isso, resolvemos trazer a receita prática para você fazer pasta de amendoim caseira, em duas versões.

Boa leitura.

Pasta de Amendoim

Passo a passo da cremosidade

Essa primeira versão é repleta de sabor e muito cremosa, ideal para passar no pão pela manhã, comer com torradas ou mesmo colocar nas frutas.

Esse é o preparo mais utilizado para fazer pasta de amendoim, e leva mel, açúcar, óleo de canola, uma pitada de sal, e claro bastante amendoim.

O amendoim é uma oleaginosa com bastante gordura, ou seja, ao processá-lo, vai observar que solta bastante óleo naturalmente, porém adicionando os demais ingredientes, a consistência vai ficando mais dura e menos pasta. 

Nessa hora é que você deve ir adicionando aos poucos o óleo de canola até acertar o ponto, e vá experimentando para corrigir o açúcar e deixar no sabor que mais o agradar.

Lembrando que as medidas certinhas e o passo a passo completo, você pode conferir acessando a receita da pasta de amendoim tradicional.

Versão low carb

Como mencionamos lá no início, a pasta de amendoim caiu nas graças do pessoal da academia e da dieta, pelo seu baixo teor calórico, porém a primeira versão com açúcar, mel e óleo, acaba não sendo a mais indicada para quem está buscando uma alimentação low carb.

Mas calma, pois temos sim a versão com baixíssimas calorias e que pode ser feita com um único ingrediente: o amendoim.

De preferência, busque amendoins orgânicos, ainda com casca, pois estes são mais saudáveis e bem mais saborosos para esse preparo.

Uma vez escolhidos e retirados da casca, o ideal é levar esses amendoins ao forno para torrar, e aí aguarde esfriar um pouco para remover toda aquela pele dele. Depois volte ao forno apenas para dar uma aquecida, pois isso facilita na hora de bater, já que ajuda a soltar os óleos.

Coloque metade dos amendoins no liquidificador ou processador e vá batendo e aos poucos adicionando os demais, até que vá se formando uma pasta.

Pasta de Amendoim Low Carb

Essa versão não vai ficar tão cremosa, e possivelmente até mais pedaçuda, porém fica muito saborosa. Caso opte por adoçar um pouco, a sugestão é usar o açúcar demerara ou xilitol pois são mais leves e vão manter a sua receita com baixíssimas calorias.

Outro ponto importantíssimo que vale tanto para o low carb quanto para a pasta de amendoim tradicional, é que estamos falando de preparos caseiros sem conservantes, ou seja, é importante consumir o quanto antes. Pode até ser guardado na geladeira, mas idealmente o consumo tem que ser feito antes de 3 dias, para ainda ter o sabor e frescor deliciosos.

A versão low carb pode ficar um pouco mais firme, por isso tire um pouco antes de usar da geladeira,  espere amolecer a passe no pão, na torrada, na fruta, coma com açaí, bata com whey, coloque na tapioca, enfim, opção de uso é o que não falta, por isso acreditamos que consumir tudo em 3 dias não será uma tarefa difícil.

Agora é contigo, faça a versão low carb e a pasta de amendoim tradicional e veja a que mais te agrada.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: