Voltar para gostinho-de-casa

Como fazer pão: uma receita deliciosa que te ajuda a relaxar

Publicada em: 16/04/2020 17:47

O pão é um dos alimentos mais recorrentes na nossa alimentação. Um queridinho dos cafés da manhã, ele oferece sustento para o dia todo. Durante a quarentena, onde estamos saindo menos vezes para o mercado, pode ser um desafio querer um pão fresquinho toda manhã. Que tal se você aprender como fazer pão caseiro?

Mas o lado bom da receita de pão é que ela não é interessante apenas pelo resultado final: a prática conta muito também. É uma atividade que pode ser uma boa terapia relaxante por envolver vários passos que envolvem disciplina, atenção e trabalho braçal. Por isso, o CyberCook separou o passo a passo do pão, para você ter pão caseiro simples e saboroso em 9 etapas.

Pão caseiro

Como fazer pão em 9 passos simples

A receita simples de pão caseiro leva 500 ml de água, 1 kg de farinha de trigo, 1 ovo, 20 g de fermento biológico fresco, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de sal.

1. Dissolva o fermento no açúcar, metade da água morna, mexa bem e incorpore o sal, a manteiga e o ovo.

2. Despeje a farinha peneirada e o restante da água aos poucos, regulando para a massa chegar ao ponto de desgrudar das mãos.

3. Não é preciso despejar toda a água, apenas se julgar necessário.

4. Trabalhe a massa por aproximadamente 20 minutos. Esta é a parte que exige mais esforço físico, o que pode ser relaxante e até um bom exercício por se tratar de uma atividade cíclica com as mãos.

5. Uma boa dica é colocar o sal nesta etapa da sova da massa, depois que o fermento já está incorporado.

Massa de pão

6. A massa estará meio mole neste momento. Coloque para descansar longe de luz e vento até a massa ter o dobro de volume.

7. Fure a massa para abaixar de tamanho e modele os pães.

8. Acomode os pães em uma assadeira untada e deixe-os dobrarem de tamanho, longe de luz e vento.

9. Em forno pré aquecido a 180 graus, asse até dourar.

Gostou das dicas? O CyberCook tem ainda uma receita de pão caseiro sem lactose e pão caseiro com a massa batida no liquidificador.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: