O clássico molho branco, francês, delicado e delicioso tem como principal ingrediente o leite, cuja proteína e gordura ajudam a dar a textura leve. Porém, mesmo sendo o ingrediente principal, não é ele sozinho que determina o sabor do molho, já que é a pimenta-do-reino e a noz-moscada que dão o aroma e o roux que dá a variação de sabor e corpo do prato.
Por isso, não há problema algum em substituir o leite por uma versão vegetal, como o leite de amêndoas ou de soja, que ainda incluem mais um perfil de aroma e sabor diferente e que pode fazer uma grande diferença no resultado final. Por isso, trouxemos uma receita de molho branco vegano para dar dicas e mostrar que sempre dá para fazer uma versão vegana dos seus pratos ou acompanhamentos preferidos com muito sabor e inclusão!
Confira
Receita de molho branco vegano
Ingredientes
- Alho 4 dentes
- Cebola 1 xícara (chá)
- Couve-flor 1 unidade
- Leite de amêndoas 2 1/2 xícaras (chá)
- Água 1 xícara (chá)
- Sal a gosto
- Pimenta vermelha a gosto
- Cebolinha Verde a gosto
- Macarrão 500 gramas
Modo de preparo
- Em uma panela coloque um fio de óleo e refogue o alho picado e a cebola picada em fogo médio até ficarem levemente dourados.
- Acrescente a couve-flor picada, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e refogue rapidamente.
- Adicione o leite de amêndoas, a água, misture, tampe e deixe cozinhar até que a couve-flor fique bem macia, o que vai levar cerca de 15 minutos.
- Desligue e espere esfriar por cerca de 10 minutos antes de bater.
- Enquanto isso, cozinhe 500g do macarrão de sua preferência sem ovos.
- Passados os 10 minutos, bata a mistura da panela até ficar um creme bem uniforme.
- Dica: Sirva com castanha do pará ralada, com alho frito e cebolinha picada.
Os ingredientes para esse molho branco vegano estão lá no Carrefour, mas podem ser entregues na sua casa!
Esse link te leva direto para a lista de compras com os ingredientes dessa receita!
Roux, o segredo do Bèchamel
Como uma receita francesa clássica, era óbvio que deveria ter algum segredo para ficar elegante e saborosa. O segredo do molho branco, além da pimenta-do-reino e principalmente da noz-moscada, é o roux, uma base de farinha de trigo e manteiga que é o que engrossa o molho e dá uma base de sabor. Essas são algumas dicas para o seu roux:
- Na receita tradicional, feita com manteiga e farinha, você pode torrar de leve a farinha para trazer um pouco mais de cor e presença para o seu roux, que vai refletir diretamente no sabor do molho branco.
- Já na versão vegana, quem dá o corpo para o molho é a couve-flor, que não interfere na cor e, bem macia, contribui para o molho tanto quanto o roux. Esse papel também pode ser feito pelo cogumelo shitake, mas conseguir o ponto certo e não amargar seu molho pode ser mais complicado do que com a couve.
- Outra opção vegana é fazer com tofu, e o preparo é bem semelhante ao que trouxemos aqui, batendo tudo no liquidificador e levando ao fogo para engrossar. Como o tofu é um queijo de sabor neutro, a noz-moscada é ainda mais importante para o sabor dessa versão.
A cozinha oferece combinações infindáveis e por esse motivo é tão divertida e interessante. Aromas, sabores e substâncias podem ser copiadas em versões veganas, vegetarianas, sem lactose ou sem gordura, sem perder potência, assim como o molho branco vegano de hoje. Independentemente se você é vegano ou não, não perca a curiosidade na cozinha e busque sempre modos diferentes de fazer o que você gosta!
Bom apetite!