Como decorar a mesa para a Ceia de Natal

Publicada em: 22/12/2020 13:06

O clima natalino começa a chegar quando tiramos a árvore de natal do armário e já começamos a pensar nas luzes e enfeites que vamos espalhar pela casa.

Isso tudo bem antes da data em si, pois no dia 25 o que dá o tom da celebração é a comida na mesa.

Mas para elevar mesmo o nível da celebração, decorar a sua mesa é uma forma simples e eficiente de deixar o clima o mais natalino possível.

Este ano temos a esperança de um Natal reunidos novamente, então, confira nossas dicas para montar uma mesa de encantar.

Boa leitura.

Ceia de natal

O simples sempre funciona

Não se trata de louças caras, prataria ou toalhas de mesa de tecido chique.. Uma decoração natalina bem feita passa por utilizar corretamente os elementos símbolos do natal para deixar tudo harmônico.

Nessas horas, apostar no simples é diminuir a chances de erros e ainda dar espaço para que o destaque maior esteja nas comidas dispostas a mesa.

Uma mesa com a sua personalidade

O primeiro passo para montar a decoração da sua mesa de natal é levar em conta o seu estilo e personalidade.

Se você é uma pessoa divertida, a mesa tem que refletir isso de alguma forma, com cores vibrantes e peças inusitadas. Já se for uma pessoa discreta e mais elegante, o minimalismo é o ideal, poucos elementos dispostos de forma harmônica é o melhor caminho.

Isso porque, ao receber os entes queridos, a mesa é uma extensão de você, então assim que baterem o olho vão notar a mensagem que ali está sendo passada através da decoração.

Vermelho, verde e dourado, mas cuidado com o tom

Época natalina é uma explosão de itens que combinam principalmente o vermelho e o verde, pois são cores complementares, ou seja, dão um contraste grande ao mesmo tempo que harmônico. 

O dourado entra realçando detalhes, pois representa a estrela que vai no topo da árvore, então seu uso costuma ser bem discreto, complementando os itens.

É interessante ter essas cores à mesa e na decoração em geral, mas uma dica válida é se atentar aos tons dessas cores. Por exemplo, use o verde escuro em grandes partes, mas também coloque itens num tom de verde mais claro. A mesma coisa vale para o vermelho, pois quanto mais saturadas essas cores mais elas roubam a atenção, então equilibrar com tons mais claros funciona para dar essa sensação de bem estar visual.

O dourado mantém, mas sempre com muita atenção, pois ele deve ir apenas em detalhes muito sutis com a função de realçar e não de roubar a cena.

Salpicão de Natal

Personalizados são o diferencial

Se você conseguir para sua mesa itens personalizados, como guardanapos com nome dos convidados bordados, taças feitas especialmente para ocasião ou até um bolo diferenciado, tudo isso vai agregar a mesa e tornar a celebração do evento inesquecível.

E não pense que isso custa muito, pois estamos falando de coisas bastante simples que você pode até fazer em casa, como biscoitos em formatos únicos ou até espelhar fotos com molduras natalinas de toda família, para reavivar lembranças aconchegantes.

O segredo está no carinho por trás dessas peças e não no seu valor monetário, então aposte nos personalizados e deixe a comemoração do seu natal única e inesquecível. 

Dica bônus: Climatizando todos os sentidos

Quando os convidados chegarem no jantar de natal, já vão se deparar com aquele cheiro de comida boa no ar e ao ver a decoração vão se sentir imersos na data.

Porém, a experiência pode ficar ainda mais completa, colocando uma música ambiente temática de Natal. Não precisa nem ir para aquelas clichês tipo “então é natal...”, pois hoje em dia, com internet, tem playlists completas nas plataformas de streaming com músicas variadas que transmitem o clima alegre que a data precisa.

Merluza com Batatas

Enfim, toda a decoração natalina é uma forma externa de invocar o espírito de alegria e união dessa data, e depois de tempos tão difíceis, vai ser bom celebrar juntos e renovar as esperanças nu futuro melhor.

Aplique essas dicas de decoração, de preferência coloque a família toda para participar que aí a experiência fica ainda mais divertida.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: