Como congelar e preservar alimentos para evitar o desperdício

Publicada em: 26/07/2021 17:22

Jogar alimentos no lixo é uma prática cada vez mais minada do nosso cotidiano, e para isso algumas dicas são cruciais para preservar os alimentos.

Num mundo ideal, legumes, verduras e frutas deveriam ser compradas com intervalos de 1 ou 2 dias para estarem sempre fresquinhas, mas nem todos conseguem ir tantas vezes ao mercado ou feira em meio a correria, por isso é na armazenagem que está o segredo.

Então no artigo de hoje traremos dicas para congelar alimentos da melhor maneira para preservar suas características e durar por mais tempo.

Boa leitura.

Congelar para preservar

Congelar os alimentos é uma boa maneira de preservá-los por mais tempo, mas também é uma boa maneira de ganhar praticidade no seu dia-a-dia.

Temperos e legumes já picadinhos duram bastante no congelador para quando você precisar cozinhar  só pegar e fazer. No caso de vegetais, o ponto de atenção é que uma vez descongelados tem que ser consumidos, não podendo mais voltar ao freezer senão estragam.

O conceito básico que você precisa ter em mente antes de congelar os alimentos é saber que o ar é o vilão. Por isso, potes herméticos e sacos a vácuo são ideais, pois estes evitam que as frutas, vegetais e carnes entrem em contato com o ar.

Também é importante não lotar o congelador: deixe espaço entre os alimentos para que o ar gelado circule e congele-os de maneira uniforme.

Como vimos, cada tipo de alimento precisa de um cuidado antes de ser congelado, por exemplo os legumes ficam mais frescos se forem descascados, lavados e picados antes de congelar. Já as frutas  precisam de um tratamento de higienização maior para eliminar as bactérias, além de ser uma boa tirar os caroços e pensar na quantidade para não deixar muito tempo no freezer.

Por fim, o que jamais deve ser congelado são frituras ou alimentos muito temperados, pois estes estragam rapidamente mesmo em baixa temperatura. Ovo, requeijão, creme de leite e afins também não devem ser congelados.

Os alimentos congelados duram sim mais tempo que o normal, contudo é importante dosar bem as quantidades e evitar deixar por muitos dias para que não percam suas características de sabor e textura, então se planeje para o máximo de uma semana de congelados, sempre retirando de um dia para outro, colocando na geladeira para que ganhe temperatura aos poucos.

Reaproveitar para não desperdiçar

A técnica de congelar alimentos para que durem mais não é nada nova e nem depende de um refrigerador elétrico. Na antiguidade, as pessoas já usavam a neve para armazenar carnes, legumes e vegetais, e por vezes até enterravam para evitar que ganhassem temperatura.

Desde que estocar comida passou a ser uma questão de sobrevivência, a humanidade foi criando formas de fazer isso sem perder a qualidade dos preparos, então a técnica de congelar sempre funcionou bem.

No entanto, mesmo fazendo os alimentos durarem mais tempo, isso não impede o desperdício por completo, até porque existem outros problemas, como as sobras.

Cascas, sementes ou até pedaços que não são usados numa receita ficam naquele limbo da geladeira sem uma ideia clara de como podem ser utilizados.  Então, para dar fim nisso de uma forma criativa e deliciosa, trouxemos as receitas que mais se beneficiam desta situação, confira:

Mexidão Baiano

Mexidão Baiano

Esta é uma receita sem preconceitos, então pode pegar tudo que tiver na geladeira e trazer para o preparo desse mexidão baiano delicioso.

Também é uma boa ideia para acabar com o arroz de ontem, pois esse preparo vai trazer vida ao prato, com muitos legumes e temperos.

Consulte a receita

Galinhada

Mexidão Baiano

A galinhada é uma daquelas receitas que não tem erro, e também aceita o que for de legumes e temperos.

Para esse preparo recomendamos o uso da sobrecoxa com osso, isso porque deixa ainda mais saborosa, encorpada e cremosa a sua galinhada.

Consulte a receita

Omelete de Sobras

Omelete de Sobras

E por fim, que tal um omeletão bem recheado feito com as sobras? Esta receita vai te encantar.

Presunto e queijo para o recheio, uma pitada de fubá e fermento na massa e bastante tempero, e pronto, um omelete fofinho e muito saboroso para você se deliciar.

Consulte a receita

No mais, o que você precisa ter para preservar seus alimentos é um pouco de conhecimento de como cada um vai se beneficiar, e também ter a ideia de equilíbrio na mente. Talvez na correria seja difícil ir com frequência à feira ou ao supermercado, mas tentar fazer uma forcinha para ir duas vezes na semana pode fazer uma baita diferença para que você consuma alimentos mais frescos e consiga escapar dos ultraprocessados tão nocivos à saúde.

E receita é o que não falta para você aproveitar seus alimentos não é? Então coloque mais frescor no seu dia-a-dia, com armazenamento correto e pratos saborosos.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: