Brancos e caseiros! Creme de leite, chantilly e marshmallow

Publicada em: 07/04/2021 12:00

Se você pensa que o chantilly foi vencido por outras coberturas como leite em pó ou nutella, pode ficar surpreso se dissermos que além de aparecer mais, ele é o único dos três que você pode fazer em casa facilmente. Essa espuma branca sempre foi requisito essencial para sorvetes, bolos e tortas. Quem não é fã de um belo merengue? E se dissermos que de um bom chantilly você ainda pode fazer marshmallow

Se já estaria bom só ensinarmos a fazer um chantilly gostoso e super fácil, então vamos além. O principal ingrediente da cobertura do seu próximo bolo é o creme de leite e para que você não precise sair de jeito nenhum de casa, essa matéria é dupla, vamos te ensinar a fazer o creme de leite para usar na hora de fazer chantilly! Já é suficiente? Não! tome mais uma receita de marshmallow e sugestões de receitas para usar os três ingredientes!

Brancos e caseiros! Creme de leite, chantilly e marshmallow

Do começo: creme de leite

Creme de leite é um ingrediente muito utilizado em todos os tipos de receita. Você usa desde derretendo chocolate e fazendo ganache até colocando no estrogonofe. Mas normalmente a opção é comprar no mercado os industrializados, poucos sabem o que é fazer creme de leite em casa e experimentar o fresco (que normalmente é bem mais caro no mercado). Como o momento é de ficar por aí mesmo, vamos à receita:

Você vai precisar basicamente de leite, manteiga sem sal um ovo e gordura vegetal. Aqui valem algumas dicas: 

  • A gordura vegetal hidrogenada precisa ser utilizada com bastante parcimônia por ser gordura pura. Por mais fácil e barato que seja fazer o creme de leite fresco com ela, existem opções mais saudáveis como o óleo de palma. Vale pesquisar.
  • A outra é não esquecer de peneirar a gema do ovo. Como o creme de leite é neutro, tirar a pele da gema e outros detritos é importante para não ficar com muito gosto de ovo.

Ao chantilly!

Com seu creme de leite pronto e esperando ser utilizado, agora você pode separar o açúcar e se preparar para bater seu chantilly. Simples assim, só bater os dois juntos. A única dica é que seu creme de leite esteja bem gelado, já que ajuda na hora de pegar o ponto. Com ele pronto, você terá uma validade de 7 dias na geladeira e nesse meio tempo você pode usar seu chantilly caseiro em uma infinidade de receitas:

Merengue: Esse é o auge do chantilly em uma sobremesa, quase como protagonista. Você vai gastar no máximo 15 minutos para preparar tudo, já que é só bater o chantilly e jogar suspiros e morangos.

Capuccino: Se você está cansado do cafézinho da tarde, por mais saboroso que seja, transforme ele em capuccino e exagere no chantilly de cobertura. A cremosidade é explícita!

Torta de abacaxi com chantilly: Outro grande uso do chantilly é em bolos e tortas, principalmente nos de frutas. Nessa aqui a combinação é com abacaxi, mas damasco, pêssego e morango também ficam sensacionais, seja torta ou bolo. 

Mais cremes brancos!

Já que estamos usando a batedeira para receitas simples, existem mais duas que valem a pena e combinam bem com as que a gente viu hoje. E a diferença das duas é basicamente a textura. A primeira é o suspiro, parte do merengue que vimos ali em cima. Como na receita de creme de leite só utilizamos uma gema de ovo, uma boa opção para as claras é essa receita de suspiro.

A outra, que leva basicamente os mesmos ingredientes do suspiro (açúcar e claras em neve), dessa vez precisa de um caramelo feito antes de misturar com as claras em neve.  Em praticamente todas as receitas que você pense em usar o chantilly, você pode substituir por marshmallow, mas tenha em mente que vai ficar consideravelmente mais doce:

Torta de limão com marshmallow: Como dissemos, essa receita fica uma delícia com a cobertura de chantilly, porém se quiser adoçar com o marshmallow, a acidez do limão não deixa ficar excessivamente doce.

S’Mores: Essa receita americana de chocolate derretido, marshmallow e bolacha é espetacular, mas pouco conhecida por aqui. Vale muito a pena.

Banana Split: Essa é um clássico que entrou em esquecimento! A banana cortada no meio e sobreposta com muito sorvete vai bem demais com chantilly, mas também com marshmallow. Fácil de fazer, experimente!

Essas três bases são maravilhosas para doces, mas lembre-se de manter sempre o equilíbrio, principalmente no ovo e nas gorduras utilizadas nos preparos. Do mais, divirta-se, delicie-se e aprenda novos processos sempre. 

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: