O bem arrumadinho é um dos pratos do nordeste que tem a carne seca como um ingrediente importante, e claro que esse nome é literal, pois a versão típica tem que respeitar um empratamento tradicional.
Vem aprender a preparar essa iguaria nordestina e conhecer um pouco mais de sua história.
Boa leitura.
Quando o feijão por baixo está certo
O bem arrumadinho (ou só arrumadinho), é esse delicioso prato nordestino, mais especificamente do estado de Pernambuco e tem esse nome justamente pois ao servir, os ingredientes vão lado a lado bem organizadinhos.
Na hora de empratar o feijão vai por baixo, mas nesse caso é o fradinho, que tem menos caldo e funciona como uma caminha para os demais ingredientes.
Todo esse cuidado é só na hora de servir o arrumadinho, pois para comer, o melhor jeito é misturar tudo para aproveitar o máximo desses sabores maravilhosos juntos.
Receita de bem arrumadinho
O segredo dessa receita de bem arrumadinho são os temperos, por isso capriche bem e seja generoso.
Outra coisa que faz diferença é a manteiga de garrafa, essencial para realçar os sabores dos ingredientes e ainda trazer aquele aroma de cozinha nordestina para sua casa.
Vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Feijão de corda 300 gramas
- Pimentão Amarelo 1/2 unidade
- Pimentão Verde 1/2 unidade
- Cebola 2 unidades
- Alho 4 dentes
- Tomate 2 unidades
- Carne seca dessalgada 400 gramas
- Manteiga de Garrafa a gosto
- Salsinha 1 colher (sopa)
- Linguiça Calabresa Defumada 2 unidades
- Caldo de carne 1 tablete
- Manteiga 1 colher (sopa)
Como fazer bem arrumadinho
- Cozinhe o feijão com uma colher (chá) de sal e reserve.
- Aqueça a panela com a manteiga de garrafa, refogue o alho, em seguida coloque uma das cebolas e refogue até ficar transparente.
- Em seguida, acrescente os cubos de linguiça, depois os pimentões amarelo e verde e por último os tomates.
- Para finalizar, acrescente o feijão de corda e envolva todos os ingredientes.
- Se necessário, vá adicionando manteiga de garrafa aos poucos. Reserve.
- Refogue a outra cebola na manteiga de garrafa, acrescente a carne desfiada, um pouco de pimenta do reino e salsa picada, e o sachê de caldo de carne.
- Faça uma “cama” como o feijão verde refogado (pode ser utilizado um aro de metal para ajudar na montagem). Sobre o feijão coloque a carne de sol desfiada. Sirva o acompanhamento à parte.
Apresentações organizadas
A história do bem arrumadinho nos leva para algo que é muito importante na gastronomia, inclusive muito valorizado nos reality shows televisivos onde cozinheiros competem para ver quem faz o melhor prato.
A apresentação de uma receita é a primeira coisa que vai aguçar seu paladar, pois nada melhor que já começar a comer com os olhos.
Para um empratamento chamativo, tem alguns truques interessantes que você pode usar até no seu dia-a-dia para ter refeições mais bonitas.
A primeira dica é usar pratos grandes e brancos, pois imagine que uma pintura precisa de uma boa tela. Para montar, use a dica de posicionar como um relógio, por exemplo, proteínas as 6 horas, molho ou carbo as 10 e vegetais as duas, isso ajuda a ficar colorido e harmônico proporcionalmente falando.
Padrões e enfeites também funcionam para deixar o prato lindo, então use fatias de carne do mesmo tamanho e formato e use sempre ervas frescas para decorar pouco antes de servir, isso dá uma vida ao prato.
Por fim, tenha em mente que nada supera a criatividade, o bem arrumadinho por exemplo, é uma ideia super criativa e bem simples, que resulta num prato lindo que dá água na boca só de olhar.
Faça esse prato e compartilhe com a gente as fotos.
Bom apetite.