Atum: do simples patê ao sashimi mais caro do mundo

Publicada em: 16/09/2021 16:29

Chegando o final de semana, pensando em receber alguns amigos (com segurança sempre) uma opção para acompanhar os petiscos é um bom patê de atum, e essa da receita de hoje é simples porém maravilhosa.

Aprenda a fazer essa maravilha que é uma explosão de cremosidade e muito bem temperado para servir com torradinhas e outros aperitivos.

Boa leitura.

Patê de atum

Patê pra toda obra

Os patês são um dos preparos mais versáteis da cozinha quando falamos de aperitivos, petiscos e sanduíches. 

São super práticos e rápidos de fazer e ainda podem ter versões para todos os gostos, como vegetarianos, veganos, low carb e até lights.

A grande vantagem das receitas de patês é que a base é bastante simples, muitas vezes podendo ser feitos com ingredientes que todos temos em casa e ainda assim ficarem incríveis, porém, quando a demanda for por um evento mais sofisticado, não precisa de muitas adições para elevar o nível dos patês.

Essa versão de patê de atum é bem simples, pensada para um encontro entre amigos ou mesmo para um sanduíche mais leve para uma refeição mais saudável, porém simplesmente adicionando ricota ao preparo, esse mesmo patê se torna algo que pode facilmente rechear uma bruschetta para servir num evento mais chique.

Enfim, o limite é sua criatividade e sua necessidade, nossa função é te mostrar o passo a passo para fazer a base de um patê ideal.

Receita de patê de atum

Essa receita é a versão mais otimizada para um patê de atum com sabor bem concentrado e cremoso, por isso não economize nos temperos e utilize bons ingredientes para ter certeza de um bom resultado.

Se for usar creme de leite fresco, tome cuidado para não talhar e consuma o patê assim que feito.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Atum sólido em óleo 1 lata
  • Maionese 250 gramas
  • Azeitona verde a gosto
  • Cheiro-verde a gosto
  • Creme de Leite 2 colheres (sopa)

Como fazer pate de atum

  1. Misture bem todos os ingredientes, amassando bem o atum.
  2. A cebolinha e as azeitonas pique bem miudinhos.

Patê de atum

É ideal deixar para colocar o cheiro verde pouco antes de servir, assim eles mantêm todo seu frescor e deixam o patê de atum bem mais aromático.

E como já mencionamos, dá para turbinar essa receita deixando mais sofisticada ou só mais cremosa, escolha a que te agradar das inspirações abaixo:

Conheça o toro, o atum gordo japonês

A maioria de nós só conhece o atum já enlatado e pronto para uso num patezinho sensacional como o de hoje, porém é um tipo de peixe que vai muito além na culinária, com destaque para oriental.

No Japão, existe um tipo de sashimi que é considerado um dos mais saborosos e mais caros do mundo, que é o atum gordo ou toro como é conhecido por lá, também chamado de filé mignon do atum. 

Não queremos te desanimar, mas se ficou interessado, saiba que não é tão fácil e nem tão barato encontrar sashimi de toro (atum gordo) aqui no Brasil, pois essa espécie de atum só é encontrada na região do oceano Pacífico, próximo a costa do Japão, por isso que por lá a iguaria é bastante consumida, mas por aqui, só importando.

Para saber mais sobre esse tipo de atum gordo japonês, tem um documentário incrível chamado Jiro, Sonho de Sushi, que fala sobre o melhor sushi do mundo sendo o sashimi de toro uma das iguarias. Fica aqui a recomendação para quem gosta de conhecer mais da gastronomia mundial e está disponível nos serviços streamings.

Por ora, já que o atum gordo é uma realidade um pouco distante, faça esse patê de atum simples e cheio de sabor para acompanhar aperitivos ou mesmo rechear um belo sanduíche para aproveitar enquanto assiste o documentário.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: