Para enfrentar o inverno o melhor amigo que podemos ter é uma caneca encorpada e cremosa de chocolate quente.
Trouxemos a receita perfeita para uma bebida deliciosa que vai esquentar as suas noites mais frias.
Então fique ligado nas dicas e prepare bebidas deliciosas, quentes e frias.
Boa leitura.
Mergulhe na história do chocolate quente
Além do sabor fascinante, o chocolate quente é também uma receita com uma história incrível e versões interessantíssimas ao redor do mundo.
Os Maias tomam crédito pela invenção do chocolate quente, pois o cacau era um fruto comum no dia-a-dia da civilização antiga e a bebida era bastante consumida, inclusive em celebrações e rituais.
Porém a receita dos Maias era algo bem diferente do que temos hoje, o chocolate quente deles era uma bebida muito apimentada que mais lembrava um caldo agridoce.
Já esse preparo adocicado e mais cremoso semelhante aos de hoje, é herança inca e provavelmente surgiu onde hoje é o Equador. Por lá acrescentavam também o queijo que deixava mais encorpado e ainda ajudava dando a sustança que precisavam para passar por invernos rigorosos.
Ao longo do tempo, tanto o chocolate quanto os cremes foram se modernizando com técnicas e acréscimo de ingredientes que turbinaram ainda mais o chocolate quente, e a receita de hoje é um bom exemplo de cremosidade e sabor incrível.
Ingredientes
- Leite 2 xícaras (chá)
- Amido de Milho 1 colher (sopa)
- Chocolate em Pó 70% 3 colheres (sopa)
- Açúcar 4 colheres (sopa)
- Canela em pau 1 unidade
- Creme de Leite 1 caixinha
Como fazer chocolate quente
- Em um liquidificador, bata o leite, o amido, o chocolate em pó e o açúcar.
- Despeje em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver.
- Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo.
- Retire a canela e sirva quente.
O creme de leite entra só ao final, para não correr o risco de talhar e dar aquele sabor azedo ao seu chocolate quente. Já a canela em pau é opcional, mas faz bastante diferença pois realça bem os sabores equilibrando a bebida.
Há outras formas de turbinar seu chocolate quente, e separamos 4 que acreditamos que serão um sucesso no seu inverno:
- Chocolate Quente Cremoso Fácil
- Chocolate Quente com Canela
- Chocolate Quente Especial
- Chocolate Quente Meio Amargo
Chocolate gelado também tem seu valor
De fato não existe uma receita chamada chocolate gelado, esse foi apenas um pretexto para falarmos do amado milk-shake.
Esse contraste de receitas serve para você ter no seu repertório uma bebida para saborear no aconchego do cobertor e uma outra para ser a sobremesa para um domingo à tarde, ambas com bastante chocolate e cremosidade.
Então se liga nas opções de milk-shakes caseiro que preparamos para você poder fazer ai na sua casa.
Milk Shake de Biscoito
Começando com cremosidade mas também com crocância com esse belo milk shake de chocolate com creme de avelã e biscoito recheado polvilhado por cima para dar aquele croc croc cheio de sabor.
Pode usar sorvete de creme ou baunilha, pois ambos vão combinar bem com o creme de avelã, mas fique a vontade para testar outros sabores e criar seu próprio milk shake.
Coffee Milkshake
A segunda opção é uma bela versão de milk shake de café, com bastante chocolate.
O ideal para esse preparo é fazer um café mais forte que o normal, para que a calda de chocolate não mascare o sabor dele, assim você consiga sentir no paladar ambos os gostos, pois essa mistura que é o trunfo desta bebida.
Milk shake de Nutella
Enfim, uma opção maravilhosa, mas para saborear com moderação.
Nutella com sorvete não tem como ficar ruim, porém adicionando a avelã picada por cima você tem um realce nos sabores com um pouco de textura crocante, fazendo desse milk-shake uma delícia irresistível.
Portanto, seja para os dias de inverno mais severos, ou já antecipando o calor de primavera, você tem no seu repertório receitas de bebidas para enfrentar todas as situações, sempre com o chocolate como carro chefe.
O chocolate quente é bom para começar, pois normalmente temos esses ingredientes sempre disponíveis na nossa dispensa, então é só empregar essas dicas e uma pitada de criatividade para ter uma bebida incrível para saborear vendo um bom filme enrolado no cobertor.