Aprenda desossar frango para fazer essa Torta cremosa

Publicada em: 27/08/2021 17:18

Para fazer uma torta de frango verdadeiramente saborosa e cremosa, precisamos primeiro de carne de qualidade, e segundo de técnica para desossar.

O truque serve para usar partes do frango que são mais saborosas e que vão deixar sua torta muito suculenta.

Vem aprender essas técnicas e também a receita completa para uma torta impecável.

Boa leitura.

Torta de frango cremosa

Desossando o seu frango

As receitas que levam frango desfiado normalmente consideram o peito, muito por conta da praticidade, porém os outros cortes do frango podem trazer bons componentes de sabor e suculência.

Para isso, uma boa técnica de desossa vai ser sua melhor amiga, por isso separamos algumas dicas para facilitar o processo.

Uma vantagem do processo de desossa caseira é que comprar o frango inteiro normalmente é mais em conta do que os cortes separados, então é uma opção bastante econômica.

E para um processo tranquilo, temos o passo a passo ideal, confira:

Pegue uma tábua, coloque o frango inteiro apoiado com a barriga para baixo para ter mais controle e com uma faca bem afiada, corte firmemente, descendo o corte sobre os ossos da coluna do início ao fim.

Aos poucos, vá cortando a carne do frango bem rente aos ossos, fazendo a volta na carcaça e descendo até a barriga, depois solte a carcaça e retire algum pedaço de osso que possa ter sobrado.

Segure uma das coxas e empurre o osso para fora da carne, e com cuidado, corte o osso da coxa, soltando a pele, até que ele saia por completo. 

Repita com a outra coxa e com as asas e terá um frango desossado prontinho para fazer ensopados, guisados ou desfiar para fazer essa torta da receita de hoje.

Agora, se você quer uma técnica de desossa profissional, o chef Laurent Suaudeau deu uma aula completa e em vídeo na nossa série exclusiva Cozinha Sustentável. Vale a pena aprender essa técnica pelas mãos do renomado chef, clique aqui e assista agora.

Receita de Torta de frango cremosa

Essa é a versão mais simplificada da torta de frango, pois a massa você pode fazer no liquidificador, e fica super macia e saborosa.

Confira o passo a passo:

Ingredientes

  • Leite 2 xícaras (chá)
  • Farinha de trigo 3 xícaras (chá)
  • Óleo de soja 1 xícara (chá)
  • Parmesão 100 gramas
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
  • Ovo 2 unidades
  • Creme de Leite 2 caixas
  • Peito de Frango 1 unidade
  • Salsinha a gosto
  • Catupiry 100 gramas
  • Milho em conserva 1 lata

Como fazer Torta de frango cremosa

  1. No liquidificador, bata o leite, a farinha, o óleo, o queijo, o fermento, os ovos e 1 caixinha de creme de leite.
  2. Em uma tigela, misture o frango, a salsa, o Catupiry®, 1 caixinha de creme de leite e o milho.
  3. Em uma forma untada com margarina, coloque metade da massa, o recheio e cubra com o restante da massa.
  4. Asse no forno, preaquecido, a 200 ºC durante 40 minutos, ou até que a superfície fique dourada e crocante.

Uma vez que dominar esse preparo, de uma turbinada na sua torta, e para te inspirar, temos algumas receitas na sequência:

Massa ideal para um empadão

Agora que você sabe desossar um frango inteiro, vai ter carne o bastante não só para fazer a nossa torta simples de frango mas para várias outras receitas tradicionais.

Para não fugir desse mundo de tortas, uma boa opção é fazer esse empadão, com massa podre, e para isso, vamos te ajudar a dar o ponto perfeito dessa massa tão aclamada na cozinha.

A primeira dica que podemos dar, para você atingir aquele ponto em que a massa fica crocante e quebradiça, é utilizar a manteiga bem gelada, pois é isso que impede o desenvolvimento do glúten, que é o responsável por deixar a massa elástica.
Ainda nesse processo, após manipular a massa, deve levar a geladeira para descansar por 30 minutinhos, pois assim você garante que não haverá glúten de jeito nenhum, e isso é o que garante a textura perfeita da sua massa podre.

De resto, o preparo é o tradicional, como você pode ver nessa receita especial aqui do CyberCook.

Então, com o mesmo frango, você poderá fazer dois tipos de tortas deliciosas, uma de liquidificador, prática e sem segredo, e outra mais trabalhada para uma ocasião especial, com uma massa podre que vai encantar a todos.

Agora é sua vez de mandar ver na cozinha e preparar essas maravilhas.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: