Aprenda de uma vez por todas como fazer brigadeiro

Publicada em: 20/04/2021 12:44

Talvez o doce mais brasileiro de todos os tempos seja o brigadeiro. Todo mundo que conheceu um gringo por aqui e que estivesse afim de conhecer coisas tipicamente brasileiras, com certeza ofereceu essa iguaria para eles.

De fato, o brigadeiro é algo enraizado na nossa cultura e temos desde os preparos  mais simples até os mais elaborados, chamados gourmet, ao mesmo tempo que tem muita gente que ainda não domina essa arte simples de preparar um doce tão icônico.

Então, mais do que justo que nós do CyberCook usemos de nossa expertise e te passamos uma receita otimizada para um brigadeiro infalível. 

Na verdade, o que você precisa ter é um pouco de atenção durante o preparo e não inventar de substituir ingredientes, isso já é meio caminho andado para sua receita dar certo.

Vem com a gente aprender como fazer brigadeiro.

Boa leitura.

Aprenda de uma vez por todas como fazer brigadeiro

Impacto cultural do doce

Existe aquela história de que o doce foi inventado por um candidato à presidência cuja patente era de brigadeiro e usava essa iguaria durante a campanha distribuindo aos possíveis eleitores. 

De fato todos gostavam muito doce, porém isso não foi suficiente para que ele vencesse a eleição, no entanto, mesmo não tendo se tornado presidente, deixou um legado muito mais importante.

Como sempre mencionamos aqui, a culinária é viva e as receitas absorvem aspectos culturais por onde passam. Acreditamos que com o brigadeiro não tenha sido diferente: o que o candidato provavelmente fez foi adaptar alguma outra receita, simplificando o preparo e criando o que temos até hoje.

Por isso a gente encoraja muito você leitor a experimentar e fazer testes na cozinha, pois as possibilidades são infinitas e uma hora ou outra você acaba criando sua própria receita.

Em todo caso, primeiramente vamos te ensinar a fazer um brigadeiro maravilhoso para honrar o legado deixado. 

Siga à risca a nossa receita sem erro, elucidando um pouco do porque os processos de temperatura e tempo de cozimento são importantes para o sucesso do preparo.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (medir na lata de leite condensado)
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 pacote de chocolate granulado

Como Fazer 

  1. Cozinhe todos os ingredientes, mexendo sem parar com uma colher de pau, no fogo bem baixo.
  2. O açúcar do leite condensado, sendo cozido no fogo baixo, tem mais tempo para caramelizar e o brigadeiro fica mais puxa-puxa.
  3. Assim que a massa soltar do fundo está pronta.
  4. Coloque-a em um prato grande untado com margarina.
  5. Espere esfriar para enrolar os docinhos.
  6. Enrole as bolinhas com as mãos untadas de margarina.
  7. Passe no chocolate granulado e coloque em forminhas de papel.

O preparo base é esse, sem muito segredo, porém há algumas coisas que ajudam, como por exemplo usar um chocolate em pó de melhor qualidade e no mínimo 70% cacau. Isso porque o leite condensado tem muito açúcar, então é bom equilibrar para ter um doce mais palatável.

Uma pitada de sal também ajuda não só a dar equilíbrio mas também realça os sabores em geral.

Substituir a margarina por manteiga funciona bem, mas substituir o chocolate em pó por achocolatado pode interferir na textura, pois este tem mais açúcar, o que pode fazer o processo de caramelização demorar um pouco mais.

Independente dos ingredientes que usar, faça tudo em fogo baixo e mexa constantemente, pois o ponto sempre será quando estiver desgrudando do fundo.

Uma vez que você dominar essa receita, pode ir além e buscar brigadeiros mais sofisticados, e quem sabe fornecer para festas em geral, conseguindo assim uma grana extra, que é sempre bem-vinda.

Outros docinhos de festas

Apesar de ser estrela na maioria das festas, o brigadeiro não é o único docinho que merece destaque na mesa, principalmente se você tem o intuito de fazer dinheiro com isso, é importante oferecer variedade no seu portfólio.

Então, na missão constante de te inspirar, separamos três receitas de outros docinhos para você preparar para suas festas ou para fornecer aos demais.

Bem casado

Esse é um clássico dos casamentos, pois é até um símbolo da união do casal.

O ideal é oferecer os bem casados junto com as lembrancinhas, ao final das festas, mas é um doce tão gostoso que pode ser consumido a qualquer momento.

É super simples de fazer e a única particularidade é que usa batedeira para que a massa seja bem incorporada. No mais é só juntar tudo e preparar essa maravilha para se deliciar ou mesmo para fornecer para os casamentos de amigos, parentes e até futuros clientes, porque não.

Camafeu de Nozes

Três ingredientes e só. Isso é tudo que precisa para fazer esse camafeu de nozes que é maravilhoso.

Ainda dá pra incrementar e variar nas coberturas, mas o fato é que esse doce é gostoso e visualmente bem bonito para decorar as mesas das mais diversas festas.

Coloque essa receita no portfólio e agregue valor e sabor.

Brigadeiro em copinho

Para finalizar, o bom e velho brigadeiro numa versão chique e turbinada para bombar nas festas.

Nessa receita a dica principal é adicionar o creme de leite para dar mais cremosidade ao brigadeiro, assim ele fica fácil de comer no copinho e você pode decorar com vários confeitos.

Essa receita por conta do creme de leite rende muito mais, então é ótima para que você possa vender e fazer uma grana extra

Por fim, o brigadeiro é um patrimônio da culinária nacional e tanto o tradicional como as variações vão muito bem na decoração de mesa de festa. O bom é que ao dominar o preparo de uma receita, fica fácil transpor os conhecimentos e preparar suas variações.

Manda ver no preparo desse brigadeiro e conte para gente o que achou.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: