Categorias
Dicas Estilo de vida

Variando a tradição com doce de leite de coco vegano

O doce de leite é uma das receitas mais simples e espontâneas das quais se tem notícia hoje. Não só notícia, como é um doce que está em todos os lugares como recheio, cobertura, em barra, cremoso e com uma infinidade de outros ingredientes junto (chocolate, amendoim, coco, ameixa e por aí vai). Assim como qualquer receita muito famosa e comum, o doce de leite também tem a sua versão vegana, principalmente se você considerar que ele é apenas um “leite doce” e que hoje em dia o acesso a todos os tipos de leite vegetal é enorme!

Mas vamos lá, tirando o fato de que é muito gostoso, o que mais você sabe sobre o doce de leite? E sobre receitas clássicas com esse recheio? Aqui a gente traz tudo sobre a origem do doce de leite, suas variações regionais, história de duas receitas super tradicionais com ele e também os benefícios de fazê-lo com leite de coco! Além, é claro, da receita de doce de leite de coco vegano!

Confira:

doce de leite de coco vegano

Como fazer doce de leite de coco vegano

Ingredientes

  • Polpa de coco 600 gramas
  • Água 5 xícaras (chá)
  • Açúcar Demerara 1/2 xícara (chá)
  • Essência de baunilha 1/4 colher (chá)
  • Sal 1 pitada

Modo de preparo

  1. Coloque 300 gramas da polpa de coco no liquidificador, adicione 2,5 xícaras de água quente e bata por 1 minuto. Em seguida coe.
  2. Repita o processo com mais 300g de coco e 2,5 xícaras de água quente. Coe de novo e reserve este leite.
  3. Em uma panela grande e alta, derreta o açúcar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando estiver derretido, o que vai levar cerca de 8 minutos (cuidado para não queimar), adicione 1/2 xícara do leite de coco. Quando esta espuma abaixar você coloca o restante do leite.
  4. O açúcar vai formar uma casca embaixo, mas é normal e com o cozimento ela vai derretendo. Deixe esta mistura cozinhar em fogo médio por cerca de 30 minutos, e mexa de vez em quando.
  5. Vai parecer que algo está errado, mas com o tempo o doce vai encorpando e ficando mais saboroso. Quando ele estiver quase bom, vai formar bastante espuma.
  6. Se você seguiu a receita certinho, quando der os 30 minutos, este doce já estará no ponto.
  7. Desligue, e passe a colher no meio da panela, deve formar um caminho, como em um brigadeiro bem mole.
  8. Acrescente a essência de baunilha e uma pitada de sal, e misture bem. Coloque este doce ainda quente em uma vasilha de vidro e deixe esfriar completamente.
  9. Leve para a geladeira.

Os ingredientes para essa e para todas as outras receitas desse texto você compra lá no Carrefour e recebe em casa.

De onde vem o doce de leite?

doce de leite

Existem muitos argentinos que vão pegar o título de criador do doce de leite para o país, com uma história de que algum político esqueceu o leite no fogão e quando voltou tinha virado o doce, mas não foi lá que ele surgiu.

O doce de leite é basicamente leite e açúcar, o que logo de cara já o relaciona com a produção de cana-de-açúcar nas ilhas ibéricas do atlântico e países da américa do sul. Se tem açúcar de monte, então também tem um monte de receita com açúcar. Como primeiro ingrediente para adoçar com produção em grande escala, o açúcar da cana começou a ser utilizado para conservar alguns produtos orgânicos, inclusive o leite de vaca ou de cabra, e o resto já dá para imaginar, né?

Ou seja, a resposta para essa pergunta é que o doce surgiu em toda a região americana ao mesmo tempo!

Variações regionais do doce de leite

Com isso, várias receitas tradicionais surgiram e o próprio nome do doce de leite varia de país para país, principalmente de acordo com o modo como ele era comercializado:

  • Na Colômbia ele é chamado de arequipe, manjar blanco ou panelitas de leche.
  • Na Argentina, o dulce de leche tem como marcas mais populares a La Serenísima e Sancor
  • Na Venezuela, o doce é tradicionalmente feito na cidade de Coro, onde é vendido puro ou com chocolate (dulce de leche con chocolate).
  • No México, ele é chamado de cajeta (por conta das pequenas caixas nas quais era comercializado) e é feito meio a meio, com leite de vaca e de cabra.

Que tal 20 sobremesas veganas e fáceis para fazer uma grana extra no fim do mês?

Benefícios do leite de coco

leite de coco

Ok, o doce de leite é uma receita muito tradicional, mas estamos aqui para falar da versão dele que não é nada clássica: a vegana. E de todos os leites vegetais que existem, talvez o leite de coco seja o mais saboroso e interessante para fazer doce de leite vegano.

Isso sem contar que o leite de coco (feito com a polpa da fruta e água), então muito mais nutritivo do que o leite animal, que tem ainda um alto teor de gordura, enquanto os óleos do leite de coco são completamente gordura boa!

Dá uma olhada em mais alguns benefícios

O leite de coco contém vitamina C, B1, B3, B5 e B6, cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês e ainda proteína, arginina e ácido láurico e com tudo isso te ajuda com:

Fornece mais energia

  • Controla índices de colesterol
  • Combate infecções no organismo
  • Promove a sensação de saciedade
  • Nutre pele e cabelo
  • Previne processos inflamatórios
  • Pode prevenir anemia

E que tal mais algumas receitas com leite de coco?

Uma receita clássica e vegana com doce de leite: churros!

churros

Como aplicar na prática o seu doce de leite de coco vegano, sem ser comer direto com a colher? Trouxemos aqui uma receita muito tradicional nos países de língua espanhola que tem o doce de leite como recheio e sua massa é totalmente vegana: churros!

Dê uma olhada na história do churros e já comece a preparar seu doce de leite vegano para recheá-lo!

História do churros

O churros é uma iguaria que existe há muitos séculos. Sua origem é incerta. Alguns dizem que foram os portugueses que trouxeram a receita, quando voltavam da China na época da dinastia Ming. Outros dizem que foram os árabes que a trouxeram, quando invadiram a península ibérica. Outros ainda, afirmam que foram os pastores espanhóis que inventaram a receita, porque era fácil de fazer no alto das montanhas onde eles não conseguiam obter pão fresquinho e outros produtos de padaria.

Qualquer que seja sua origem, o churros, agora, é considerado tipicamente espanhol.

Veja uma receita de churros para usar seu doce de leite vegano

Veja mais algumas matérias para ampliar seu leque de opções veganas!