A alimentação fora de casa vem deixando de ser um momento especial, de lazer e passeio, e se tornou cada vez mais rotina no dia a dia dos brasileiros. Atualmente, mais da metade da população faz suas refeições em restaurantes e estabelecimentos alimentícios. Um pesquisa feita pelo Data Popular apontou que 65,3% da população costuma comer fora de casa, sendo o almoço a refeição mais feita em restaurantes, seguido pelo lanche e o jantar.
E com tantos clientes exigentes que fazem suas refeições longe do conforto de suas casas, os restaurantes vem se atualizando e reformulando seus formatos de atendimento. Novidades e tendências já podem ser vistas em alguns estabelecimentos diferenciados que pensam em otimizar o atendimento com o cliente. Confira algumas novidades!
Autoatendimento
Uma tela touch localizada na entrada do estabelecimento onde o cliente pode, com apenas alguns toques, escolher o seu produto, personalizá-lo e pagar a conta. Sem filas, basta buscar o pedido no balcão. As soluções de autoatendimento reduzem os custos das redes de food service, ao mesmo tempo em que oferecem agilidade e customização aos clientes.
Fonte: Reprodução /Jcnoticias
Customização
Clientes de restaurantes, especialmente os mais jovens, têm a expectativa cada vez maior de estar no controle de seus pedidos, da solicitação do prato com 100% dos ingredientes customizados até a escolha do local de entrega.
Aplicativos próprios
Na era da mobilidade, a interatividade por tablets e smartphones é quase obrigatória. Grandes redes de alimentação criam aplicativos próprios para entregar informações e interações mais personalizadas, além de promover o engajamento do consumidor.
Fonte: Reprodução /QualeDigital
Fast Casual
Este conceito no setor da alimentação vem crescendo cada vez mais. Aqui a ideia é unir a rapidez de um fast food com elaboração e cuidados de um restaurante comum. O resultado são comidas mais saudáveis, com preços acessíveis e com a rapidez de sempre.
Origem dos alimentos
A busca por uma alimentação mais saudável e, ao mesmo tempo, acessível vai ao encontro do cliente que deseja saber as origens dos alimentos, tem preferência por produtos locais, naturais e cada vez menos processados, o que vem se tornando uma tendência forte nos estabelecimentos.
Fonte: Reprodução /Guia da Semana
Por Lívia Duarte