Categorias
Dicas

Tacacá: história, cultura e sabor típico paraense

Nos aventurando na culinária típica brasileira, hoje vamos ao Pará para falar do delicioso tacacá.

Essa iguaria é bastante consumida no norte, principalmente agora em épocas de festa junina. Por isso, trouxemos uma receita especialíssima para você conhecer mais da culinária do norte!.

Boa leitura.

Tacacá

Afinal, o que é o tacacá?

O tacacá é um prato bastante consumido na cultura norte do país (principalmente na região amazônica), e sua origem vem dos nativos, por isso, o preparo dessa receita leva muitos ingredientes que são mais comuns ali no Pará, por exemplo.

Tucupi, goma de mandioca, camarões secos e folhas de jambu são os principais componentes de um verdadeiro tacacá, mas é claro que os temperos também são fundamentais para realçar todos os sabores dessa maravilha.

Desses ingredientes, o que mais se destaca é o jambu, uma planta que em contato com a boca traz uma sensação de formigamento leve que deixa o tacacá bem característico. Mas não só nos sabores únicos, a cultura nativa nortista também é super presente no modo de servir.

Tacacá

Cuia de Tacacá, uma herança indígena

Um prato de tacacá tradicional é servido em uma cuia própria, produzida pelos indígenas da região do baixo amazonas.

O utensílio é produzido a partir do fruto da cuieira, que é raspada pelo lado de fora para ficar lisinha e decorada com a arte típica dos índios, usando o cumaté.

Tudo isso faz do tacacá não apenas um prato típico, mas uma experiência culinária que nos transporta para um passado do nosso país, que vem de antes até do descobrimento.

É incrível como essa tradição sobrevive até hoje e pode continuar com você, com esse passo a passo para fazer um verdadeiro tacacá em casa.

Ingredientes

  • Tucupi 2 litros
  • Alho 4 dentes
  • Sal 1 colher (chá)
  • Pimenta de Cheiro 4 unidades
  • Jambú 2 maços
  • Camarão seco 1/2 quilo
  • Goma Fresca 1/2 xícara (chá)

Como fazer tacacá

  1. Coloque em uma panela o tucupi, tempere com alho e sal. Leve ao fogo e deixe levantar a fervura.
  2. A seguir abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
  3. Cozinhe o jambu em água quente, deixe cozinhar até os talos ficarem macios, retire e escorra. Reserve.
  4. Retire a cabeça do camarão e deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o sal.
  5. Ferva 4 xícaras (chá) de água com sal à gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria.
  6. Acrescente aos poucos na água fervendo, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência.
  7. Sirva em uma cuia nesta sequência: duas colher de sopa de tucupi, uma concha de goma, uma concha de tucupi, algumas folhas de jambú e 5 camarões, sal e pimenta à gosto.

Talvez o mais complicado será achar os ingredientes fora da região norte, mas hoje em dia com a internet é mais fácil estar em contato com produtores que vão fornecer o necessário para um delicioso tacacá.

Aproveite também para preparar as variações, e em época de festas juninas, pode completar sua mesa com receitas típicas de todos os estados. Confira:

As maravilhas do Pará

Como o tacacá é muito popular no estado do Pará, pensamos em trazer mais algumas iguarias deste estado de cultura riquíssima e culinária saborosa, confira:

Caruru

Caruru

Começando o tour gastronômico pelo Pará com o caruru, que é essa maravilha de frutos do mar, rica em temperos e com sabor muito marcante.

A variação entre o camarão seco e o tradicional,traz um contraste na textura do caruru, e o azeite de dendê com o leite de coco, remonta aos sabores baianos, fazendo desse prato uma experiência gastronômica completa.

Consulte a receita

Mousse de Cupuaçu

Mousse de Cupuaçu

O cupuaçu é uma das frutas mais tradicionais da região amazônica, com propriedades nutritivas muito aplicadas aos cosméticos. Porém, na culinária ela também se destaca. A prova disso é esta mousse de cupuaçu cremosa e prática.

Essa versão da receita é simples, feita com a polpa do cupuaçu e gelatina incolor, mas o sabor ainda assim é incrível, vale a pena experimentar.

Consulte a receita

Pato no Tucupi

Pato no Tucupi

Quem já visitou o Pará sabe que o pato no tucupi é uma atração turística. Também pudera, é uma iguaria tão saborosa e com textura e sabores tão complexos, que encanta na primeira garfada.

O fato de ser cozido no tucupi e com o vinho branco incorporado ao molho, deixa a carne do pato bem macia e suculenta, então entram as ervas e verduras para trazer ainda mais sabor a essa iguaria.

Consulte a receita

Eu vou tomar um tacacá

Em tempos em que viajar ainda não é viável, fazer um tacacá em casa é uma boa opção para você sentir os sabores do Brasil.

Vale a pena buscar os ingredientes para fazer esse prato e seguir o passo a passo, pois verá que seu paladar vai descobrir novas sensações com temperos fortes e marcantes da região norte do país.

E assim, você finalmente vai poder se identificar com a música da Joelma, grande cantora paraense e tomar um tacacá.

Aproveite as dicas do CyberCook, para essas e outras viagens gastronômicas por esse incrível Brasil, sem precisar sair do conforto da sua casa.

Bom apetite.