Tabela nutricional: informação é saúde

Publicada em: 02/07/2021 17:54

A pandemia do novo Coronavírus vem afetando, há mais de um ano, todo o nosso ambiente, assim como nossa cozinha. A preocupação com a saúde está em alta e mais pessoas estão em casa cozinhando as próprias refeições, assim como também tendem a ser mais estratégicas na hora de fazer as compras do mês.

Segundo a pesquisa de mercado interna do CyberCook, 70% das pessoas entendem que uma boa refeição tem proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas em equilíbrio. Além dessas, 20% dizem ser influenciadas em sua alimentação por profissionais da saúde. Isso tudo traz uma importância gigante para a tabela nutricional, que nem sempre esteve ali!

O presente é um presente!

Antes mesmo de contar a história, vale a pena reforçar o momento atual com uma das maiores novidades em termos de informação alimentícia e que o Carrefour traz com exclusividade ao Brasil: o NutriEscolha! Perseguindo o objetivo de liderar a transformação alimentar do brasileiro, o Carrefour entendeu que facilitar o entendimento e indicar sempre o melhor para os clientes era essencial, então criou essa funcionalidade do aplicativo Meu Carrefour.

Com o NutriEscolha você escaneia os produtos nas lojas e ele te mostra as informações nutricionais detalhadas além de opções mais ou menos saudáveis e mais ou menos baratas. É a perfeita união entre saudabilidade e economia, coisa que hoje, mais do que nunca, é vital. 

Junto com essa grande novidade, a Anvisa também está aplicando um processo para deixar ainda melhor a tabela nutricional, adicionando os açúcares, comparação por 100g ou 100ml e lista de alergênicos. 

Esforço mundial pela informação nutricional

Agora sim, um pouco de história. A pesquisa por trás da informação nutricional teve seu provável começo em 1844, com o químico francês Jean-Baptiste Bossingault, que publicou uma tabela com esse tipo de informação sobre ração animal. De lá para cá muito se desenvolveu, sempre em um movimento mundial conjunto, encabeçado pela United Nations University, que criou a INFOODS, em 1984, e que por sua vez se espalhou pelo mundo, inclusive no Brasil, como BRASILFOODS.

Durante todo esse tempo, a importância da tabela nutricional só foi aumentando. Era nela que podíamos acompanhar alguns vilões que surgiam, como as gorduras trans e saturadas e o sódio, e com isso melhorar nossa qualidade de vida e conexão com a comida. O oposto também era super válido, sendo que muitas marcas melhoraram sua imagem por ter vitaminas, proteínas e outros nutrientes bem avaliados em suas tabelas nutricionais.

Entenda de vez a tabela nutricional

Para te ajudar com ainda mais informação do que você precisa saber na tabela nutricional, o CyberCook listou os principais pontos:

  • Porção: A primeira informação já traz a quantidade daquele produto que é saudável para consumo diário.
  • Valor energético ou calorias: Essa vocês devem conhecer, é a que as pessoas mais procuram. Porém, sozinha, essa informação é superficial. Então deve-se analisar junto com os outros pontos para se ter uma conclusão.
  • Carboidratos: Os carboidratos também viraram vilões de dietas low-carb, mas são muito importantes, já que oferecem energia para as células e deixam que a proteína faça seu trabalho mais focada.
  • Proteínas: Essenciais para a construção de tecidos, hormônios e músculos, constituem quase 17% do corpo. Vale a pena ficar de olho e valorizar esse ponto.
  • Gorduras: As gorduras também são muito importantes e ajudam muito na absorção de vitaminas. As saturadas são menos nocivas do que se considerava há um tempo, mas as trans são mesmo muito problemáticas.
  • Fibras alimentares: Outro ponto que vale a pena procurar na sua tabela nutricional. As fibras auxiliam muito no funcionamento do corpo e principalmente do sistema digestivo.
  • Sódio: O sódio é muito importante por hidratar as células pelo processo de osmose, mas é outro vilão, já que muita gente exagera no sal e isso pode gerar problemas arteriais.
  • Vitaminas e minerais: Use e abuse, quanto mais desses micronutrientes, melhor.
  • %VD: Esse númerozinho que acompanha todos os nutrientes te diz o quanto de cada coisa presente no produto vale para a sua alimentação. É uma extensão da porção, com valores separados. A gordura trans, por exemplo, não tem VD porque não se recomenda o consumo em nenhuma quantidade.

Ter tudo isso em mente é essencial para um compra mais consciente e saudável, fatores cada vez mais valorizados pela população mundial. É de se esperar, então, que continuem a surgir regras, leis e tecnologias que te auxiliem a ter essas informações cada vez mais evidentes.

O NutriEscolha é uma dessas tecnologias que segue indicações internacionais de uma maneira divertida, intuitiva e completa. E mais, o comprometimento do Carrefour com esse objetivo é tanto, que você pode usar o leitor em qualquer mercado que tenha os produtos listados no aplicativo. Aproveite!

Nutriescolha

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: