Se você já está cansada do velho chocotone e do já batido panetone de frutas cristalizadas, temos uma novidade incrível e bem fácil de fazer: o Naked Panetone.
Ele segue a tendência dos Naked Cakes (bolos pelados, na tradução livre do inglês), que são bolos com aparência rústica e mais natural. Sem as conhecidas coberturas, como a pasta americana, que são substituídas por frutas ou até mesmo flores, o recheio fica aparente e abre o apetite dos convidados.
Como fazer Naked Panetone?
Aqui mostraremos um creme simples, mas ele pode ser incrementado com geléias de todos os gostos e (pasmem!) Nutella, que, segundo a criadora dessa receita, a chef Carolina Perez, do blog "Pé na Cozinha", faz um divino creme de avelãs.
Você também pode testar a receita com minipanetones e conseguir presentes incríveis para os familiares ou mais uma opção de produto para conseguir uma renda extra nesse fim de ano. Anote o passo a passo:
Ingredientes
- 300ml de creme de leite fresco
- 1 lata de leite condensado
- 100ml de leite integral
- 2 colheres (chá) de amido de milho
- 1 colher (sopa) essência de baunilha
- Mirtilo e framboesa para decorar
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de Preparo
- Primeiramente, dissolva o amido de minho no leite. Cuide para que a mistura fique homogênea, assim o creme não empelotará.
- Misture todos o leite com amido, o leite condensado, o creme de leite fresco e a essência de baunilha numa panela em fogo médio para baixo.
- Depos de 7 a 10 minutos no fogo, o ponto do creme é o napê, onde, depois de passar as costas da colher na mistura e dividí-la ao meio, ela não escorre.
- É importante que o creme não escorra mesmo se você colocar a colher na posição vertical, assim você se certificará que o ponto ideal foi alcançado.
- Corte o panetone em camadas, tomando cuidado para que ele não se despedace.
- Quatro camadas costumam ser ótimas para suportar o recheio.
- Uma ótima dica é colocar palitinhos para marcar o local exato de cada camada. Assim, quando você for recolocá-las, após o recheio, o panetone não ficará torto.
- Coloque o creme dentro de um saco de confeiteiro. Ele auxiliará na aplicação do recheio do nosso Naked Panetone.
- Posicione a camada inferior num local separado das outras para que possa começar a rechear.
- Espalhe o recheio da forma mais harmônica possível, de modo que ele se espalhe por toda a superfície da camada.
- Posicione a camada seguinte acima da última. Sempre prestando atenção à posição dos palitinhos para que o Naked Panetone fique retinho.
- Recheie essa camada da mesma forma harmônica que a anterior.
- Continue o processo até completar todas as camadas.
- Espalhe um pouquinho do creme logo no topo do panetone para poder fixar algumas frutinhas nele e dar um acabamento bonito.
- Você pode colocar as frutas intercaladas, de modo a criar um padrão ou espalhá-las mais livremente. Fica a seu critério.
- Além dos mirtilos e das framboesas que combinam com o clima natalino, frutas tropicais também podem ser usadas, como carambola, acerola, jabuticaba, pitanga, etc.
- Você também pode implementar a decoração com enfeites de pasta americana, biscoitos decorados, enfeitinhos de Natal e o que mais sua imaginação permitir.