Naked Panetone, já ouviu falar?

Publicada em: 26/11/2021 11:52

Se você já está cansada do velho chocotone e do já batido panetone de frutas cristalizadas, temos uma novidade incrível e bem fácil de fazer: o Naked Panetone.

Ele segue a tendência dos Naked Cakes (bolos pelados, na tradução livre do inglês), que são bolos com aparência rústica e mais natural. Sem as conhecidas coberturas, como a pasta americana, que são substituídas por frutas ou até mesmo flores, o recheio fica aparente e abre o apetite dos convidados.

Como fazer Naked Panetone?

Aqui mostraremos um creme simples, mas ele pode ser incrementado com geléias de todos os gostos e (pasmem!) Nutella, que, segundo a criadora dessa receita, a chef Carolina Perez, do blog "Pé na Cozinha", faz um divino creme de avelãs.

Você também pode testar a receita com minipanetones e conseguir presentes incríveis para os familiares ou mais uma opção de produto para conseguir uma renda extra nesse fim de ano. Anote o passo a passo:

Naked Panetone

Ingredientes

  • 300ml de creme de leite fresco
  • 1 lata de leite condensado
  • 100ml de leite integral
  • 2 colheres (chá) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) essência de baunilha
  • Mirtilo e framboesa para decorar
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, dissolva o amido de minho no leite. Cuide para que a mistura fique homogênea, assim o creme não empelotará.
  2. Misture todos o leite com amido, o leite condensado, o creme de leite fresco e a essência de baunilha numa panela em fogo médio para baixo.
  3. Depos de 7 a 10 minutos no fogo, o ponto do creme é o napê, onde, depois de passar as costas da colher na mistura e dividí-la ao meio, ela não escorre.
  4. É importante que o creme não escorra mesmo se você colocar a colher na posição vertical, assim você se certificará que o ponto ideal foi alcançado.
  5. Corte o panetone em camadas, tomando cuidado para que ele não se despedace.
  6. Quatro camadas costumam ser ótimas para suportar o recheio.
  7. Uma ótima dica é colocar palitinhos para marcar o local exato de cada camada. Assim, quando você for recolocá-las, após o recheio, o panetone não ficará torto.
  8. Coloque o creme dentro de um saco de confeiteiro. Ele auxiliará na aplicação do recheio do nosso Naked Panetone.
  9. Posicione a camada inferior num local separado das outras para que possa começar a rechear.
  10. Espalhe o recheio da forma mais harmônica possível, de modo que ele se espalhe por toda a superfície da camada.
  11. Posicione a camada seguinte acima da última. Sempre prestando atenção à posição dos palitinhos para que o Naked Panetone fique retinho.
  12. Recheie essa camada da mesma forma harmônica que a anterior.
  13. Continue o processo até completar todas as camadas.
  14. Espalhe um pouquinho do creme logo no topo do panetone para poder fixar algumas frutinhas nele e dar um acabamento bonito.
  15. Você pode colocar as frutas intercaladas, de modo a criar um padrão ou espalhá-las mais livremente. Fica a seu critério.
  16. Além dos mirtilos e das framboesas que combinam com o clima natalino, frutas tropicais também podem ser usadas, como carambola, acerola, jabuticaba, pitanga, etc.
  17. Você também pode implementar a decoração com enfeites de pasta americana, biscoitos decorados, enfeitinhos de Natal e o que mais sua imaginação permitir.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: