Voltando com nossas dicas sobre drinks, hoje vamos com uma opção que tem feito muito sucesso nos bares e baladas, o mojito.
Aprenda a fazer essa bebida cheia de refrescância e arrase nas próximas festas em casa.
Boa leitura.
Drink cubano com um tiquito de México
O mojito passa muito essa vibe latina tanto pelo nome quanto pelo seu visual refrescante que parece pronto para ser servido numa praia do Caribe.
De fato a origem desse drink é aqui na América, e por mais que muitos achem que é um preparo do México, na verdade é cubano.
Bom, mais ou menos cubano, pois pelo que se sabe foi sim criado em Cuba, mas a receita é de um inglês, mais especificamente do almirante Francis Drake, que em uma de suas passagens por Havana, misturou rum, lima e hortelã e assim teria criado o primeiro mojito, e batizou assim por ser diminutivo de “Mojo” que significa encanto.
É bem difícil cravar a veracidade dessa história, porém é o mais normalmente aceito como a origem do drink, que com o tempo foi passando por aprimorações até chegar no que temos hoje.
Receita de mojito
Cada um tem seu jeito preferido de fazer um mojito , a nossa receita é uma versão bem completa, e a única “regra” é que tem que ter muita hortelã, pois é aí que mora o tal encanto da bebida.
Siga o nosso passo a passo para ter um drink suave e bem equilibrado, e ao final tem uma dica especial para turbinar essa e outras bebidas.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Hortelã 10 folhas
- Açúcar 1 colher (sobremesa)
- Suco de Limão 1/4 xícara (chá)
- Rum 1/3 xícara (chá)
- Gelo 2 pedras
- Club-soda a gosto
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer mojito
- Macerar a hortelã com o açúcar. Adicione o suco de limão, o rum e o gelo. Completar com o club soda.
- Use um copo grande para vinho tinto ou copo longo para drink. Decore com uma rodela de limão e folhas de hortelã.
Mais receitas de mojito
Finalize com a espuminha de gengibre
Nos drinks, assim como na cozinha, a palavra chave é o equilíbrio dos sabores e texturas, no caso dos alcoólicos então, a harmonia é fundamental.
O mojito, por exemplo, encontra na hortelã e na soda uma forma de suavizar o rum e ainda ganha um tom refrescante maior e uma certa acidez com o acréscimo do limão.
Porém tem um componente que é incrível para o paladar que não tem no mojito tradicional mas que pode combinar muito bem, a espuma de gengibre.
Aqui no Brasil esse ingrediente foi aplicado ao Moscow Mule, drink russo a base de de vodka, limão e gengibre, e que por aqui ficou ainda melhor ao ganhar a adição da espuma de gengibre, que suaviza o sabor intenso da raiz e ainda traz uma cremosidade incrível para bebida.
Devido a esse sucesso é possível encontrar espuma de gengibre em lata nos supermercados por aí, mas se você tiver sifão em casa, pode fazer simplesmente misturando o xarope de gengibre com água, limão e clara de ovo em pó. Caso não tenha sifão e mesmo assim queira fazer em casa, é possível fazer com esses ingredientes porém com a clara em neve, e aí é só bater tudo na batedeira até atingir a consistência desejada.
Essa espuma cremosa, leve e de sabor único pode ser usada em vários drinks, mas vai harmonizar melhor nos que tenham acidez, como o moscow mule e o nossa estrela de hoje, o mojito.
Experimente e nos conte o que achou do resultado.